(Lançamento) Caoa-Chery e sua nova linha eletrificada querem crescer e aparecer

A Caoa-Chery, além de lançar o novo iCar pra ser o elétrico mais barato do Brasil, investiu pesado para eletrificar também o restante da sua linha. Arrizo 6 Pro, Tiggo 5X Pro, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 Pro ganham suas respectivas versões híbridas, mas sem tirar do catálogo aquilo já oferecido atualmente. Em um momento que elétricos e híbridos são tão requisitados no Brasil, é uma estratégia interessante da fabricante para crescer mais por aqui.

O sedan Arrizo 6 e o SUV de sete lugares Tiggo 8 são importados da China, enquanto os outros são feitos por aqui mesmo, em Anápolis (GO). O grandalhão 8 é o único com novo visual, reestilizado e diferente daquele visto no restante da linha.

Na verdade, semi-híbridos

Arrizo 6, Tiggo 5X e 7 contam com o mesmo motor 1.5 turboflex, que desenvolve até 150 cv e 21,4 mkgf de torque (etanol), além de um sistema, na realidade, semi-híbrido de 48V chamado BSG (algo próximo daquilo visto nos Mercedes EQBoost ou Kia Stonic), que une alternador e motor de arranque para auxiliarem o motor a combustão durante a condução.

Com essa tecnologia, os Caoa-Chery não podem andar apenas no modo elétrico, afinal ele entrega 10 cv e cerca de 4 mkgf adicionais, mas sim unir eletricidade à combustão. No total, o conjunto formado pelo 1.5 turboflex mais BSG tem 160 cv de potência e 25,5 mkgf de torque máximo. A transmissão automática CVT que simula nove marchas foi mantida.

Nesse caso, existe ainda a regeneração de energia durante frenagens e desacelerações, como nos híbridos, e sistema Start&Stop de série A promessa é que a nova propulsão mista garanta até 13% de economia de combustível ou 14% menos emissões de poluentes, mas esses números variam de modelo para modelo.

 

Tiggo 8 Pro é único híbrido plug-in

O ponto fora da curva é o Tiggo 8 Pro, que traz um sistema diferente: apesar de manter o 1.5 turboflex dos outros carros, ele é um híbrido “de verdade” e pode até ser carregado na tomada (plug-in). O maior carro da Caoa-Chery conta com um par de motores elétricos que gera cerca de 170 cv de potência e 34 mkgf de torque, além de uma transmissão automática que entrega 11 relações (chamada de DHT, ou Transmissão Dedicada aos Híbridos em uma tradução literal).

Foto: Caoa-Chery/divulgação

Com a nova propulsão mista, o Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid entrega 317 cv de potência com 56,6 mkgf de torque. Mesmo com o alto peso, ele se garante muito bem no desempenho e eficiência: segundo a fabricante, leva apenas 6,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h e consegue rodar até quase 78 km no modo 100% elétrico. O consumo médio combinado passa dos 42 km/l combinando combustão e eletricidade.

Seu conjunto de baterias, com 96 células, tem capacidade razoável de 15 kWh e pode ser recarregado completamente em tomadas residenciais de 220V (cerca de 6 horas) ou Wallbox (3 horas). O conjunto conta com o tradicional modo de regeneração de energia, além do seletor de modos de condução que permite mesclar a força do motor 1.5 turboflex com os elétricos, rodar somente no modo elétrico ou focar no melhor desempenho extraindo toda a força do powertrain.

Novos conteúdos e tecnologias

Todos os híbridos da Caoa-Chery contam com equipamentos inéditos quando comparados com suas versões a combustão. O Arrizo 6 Pro Hybrid tem como diferenciais o retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com desembaçador, volante com ajuste de altura e profundidade, carregador de celular sem fio, comando de voz, etc. O Tiggo 5X Pro Hybrid ganha novo volante, sensor de chuva e também o carregador wireless, enquanto o 7 Pro recebe apenas novas rodas de liga aro 18.

Quem mais mudou foi o Tiggo 8, que ganhou nova frente, traseira e interior revisto. Como novidade estão ainda as rodas aro 19, tela que integra multimídia e instrumentação com 24,6”, comandos do ar-condicionado feitos por outra tela touch de 8”, memória de posição e ajuste de lombar para o banco do motorista (que já era elétrico), sistema de som premium assinado pela Sony e o chamado pacote ADAS (mesmo nome usado pela Jeep), que conta com diversos assistentes inteligentes de condução.

Preços e mais

Como já dito, Arrizo 6, Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8 a combustão, aqueles já vendidos hoje, vão continuar sendo oferecidos normalmente como opção mais em conta aos novos híbridos. Por enquanto nada sai de linha oficialmente.

 

O sedan médio Arrizo 6 Pro Hybrid é tabelado em R$159.990 e já pode ser encontrado em pré-venda na rede de concessionárias da Caoa-Chery. O SUV compacto Tiggo 5X Pro Hybrid, de R$169.990, também já está em pré-venda, enquanto o médio Tiggo 7 Pro Hybrid custa R$199.990. O maior, Tiggo 8 Pro Plug-In, chega só em agosto mas já tem preço definido de R$269.990.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.