(Lançamento) Furgões elétricos Peugeot e-Expert e Citroën Ë-Jumpy chegam ao Brasil

A Stellantis lança hoje seus mais novos modelos eletrificados: os furgões médios Peugeot e-Expert e Citroën Ë-Jumpy. Vendidos em suas versões a combustão no mercado nacional desde 2017 (chamados de Expert e Jumpy), os dois modelos são praticamente o mesmo carro com pequenas modificações entre si, como por exemplo nos emblemas da Peugeot ou Citroën.

Foto: Peugeot/divulgação

Ambos são feitos sobre a plataforma modular EMP2, a mesma do SUV Peugeot 3008, e chegam em versão única das suas variantes eletrificadas, que prometem uma recarga de 80% das baterias em até 45 minutos nas estações de recarga rápida (100kW), ou 7 horas e meia para carga completa em tomadas convencionais. Os modelos a combustão continuam a venda normalmente, sem nenhuma alteração.

Foto: Citroën/divulgação

As novidades são movidas por um motor elétrico de 136 cv e 26,5 mkgf de torque, que é abastecido por um conjunto de baterias de íon-lítio de 75 kWh instaladas no assoalho, e a dupla promete até 330 km de autonomia no ciclo urbano, segundo testes do Inmetro. O foco, claro, é atender a demanda de empresas que atuam fazendo transportes de cargas principalmente nas cidades, e buscam menores gastos por km rodado (só na manutenção, a Stellantis garante uma redução de até 60% nos custos). Além disso, com a missão de fidelizar os clientes dos modelos, várias iniciativas inéditas foram implantadas no que tange a manutenção, assistência técnica, recarga, auxílios no uso diário, e até descarte correto das baterias após o período de uso.

Foto: Peugeot/divulgação

A dupla de furgões não sofreu nenhuma mudança no visual, nas capacidades de carga ou nas facilidades de uso com a nova propulsão elétrica, ou seja, ainda mantém 1 tonelada de capacidade de carga, o bom compartimento de 6,1 m³, com 1,25 m de largura entre as caixas de roda e até 1,94 m de altura do “baú”. Outro destaque são as três portas de acesso ao espaço para cargas: duas traseiras, que se abrem em até 180º, e uma corrediça na lateral direita.

Foto: Citroën/divulgação

Os elétricos também contam com três modos de condução (ECO para poupar a carga, Normal para o uso cotidiano e Power para a entrega de toda a força do conjunto motriz), além da função B-Mode, que ativa a regeneração da carga das baterias em frenagens ou desacelerações, tudo em prol da maior economia.

Foto: Peugeot/divulgação

Tanto o Peugeot quanto o Citroën são tabelados em R$329.990, comportam até três ocupantes e trazem bastante conteúdo de série: direção elétrica, ar-condicionado, conjunto elétrico completo, sensores de chuva e crepuscular, painel de instrumentos com tela colorida de 3,5”, seletor de marchas inteligente, freio de mão elétrico, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático com função de limitação de velocidade, luzes diurnas de rodagem, detector de fadiga do condutor, airbag duplo, freios ABS, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (TC), assistente de partida em rampas (Hill Holder) e mais. O único opcional é uma central multimídia de 7” com câmera de estacionamento 180º, sem preço divulgado.

Foto: Citroën/divulgação

Para facilitar a venda e o processo de importação da Europa, onde a dupla é fabricada, o Peugeot e-Expert e o Citroën Ë-Jumpy estão disponíveis em apenas duas cores (a sólida Branco Banquise e a metálica Cinza Artense), enquanto a garantia é de três anos ou 100 mil km para o veículo e oito anos ou 160 mil km para o conjunto de baterias. Veja mais fotos abaixo:

 

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.