(Lançamento) Novo Toyota Corolla Cross chega a partir de R$140 mil para brigar com Jeep Compass

A Toyota acaba de entrar oficialmente na briga de SUVs médios com o lançamento do Corolla Cross, que chega mirando o mercado do Jeep Compass, mas ficando também de olho no futuro VW Taos. O nome em comum com o sedan de sucesso da marca não é em vão: o novo utilitário, fabricado em Sorocaba (interior de SP), compartilha não só a plataforma modular TNGA-C, mas também a mecânica e boa parte do interior com o Corolla “convencional”. Ao todo, serão quatro versões (XR, XRE, XRV e XRX), além de uma série especial de lançamento baseada na XRX, chamada de Special Edition, que terá produção limitada a 1.200 unidades.

Assim como no sedan, são duas motorizações: uma convencional, com motor 2.0 flex aspirado de 169/177 cv (G/E) e 21,4 mkgf de torque a 4.400 rpm, e outra híbrida, que mescla um propulsor 1.8 flex de 98/101 cv (G/E) com dois motores elétricos que rendem até 72 cv com 16,6 mkgf de torque. A transmissão é sempre a mesma, no caso uma automática do tipo CVT com simulação de 10 velocidades, tendo o diferencial do engate da primeira marcha por engrenagens, como em um câmbio automático convencional, o que melhora o desempenho nas arrancadas e garante um funcionamento mais suave.

Com 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura, ele mantém os bons 2,64 m de entre-eixos do Corolla, com 440 litros de capacidade no porta-malas. Ainda falando nos volumes, ele peca por ter um tanque de apenas 47 litros nas versões com motorização convencional (2.0 flex), enquanto nas configurações híbridas (1.8 flex + dupla de motores elétricos) esse número diminui para pífios 36 litros, prejudicando bastante a autonomia mesmo com as ótimas marcas de consumo prometidas para o modelo.

Assim como no sedan, ele traz bastante tecnologia a bordo, incluindo diversos assistentes de condução nas versões mais caras, como exige o mercado atual. Ao todo, serão oferecidas sete cores: Branco Polar (sólido), Branco Lunar (perolizado), além das metálicas Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e Azul Netuno. As vendas já foram iniciadas, e as primeiras unidades comercializadas deverão ser entregues a partir do dia 25 de março.

Confira abaixo os preços e conteúdos de cada versão:

XR 2.0 Flex – R$139.990

Ar-condicionado digital automático com saída para a segunda fileira de bancos, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, sensor crepuscular, sensores de estacionamento traseiros, volante multifuncional em couro, multimídia de 8” com conexões Android Auto/Apple CarPlay e câmera de ré, 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (ASR), assistente de partida em rampas (Hill Holder), rodas de liga-leve aro 17, entre outros.

XRE 2.0 Flex – R$149.990

Itens da XR 2.0 Flex mais chave presencial, bancos em couro, conjunto óptico em LED (faróis baixo e alto, lanternas e luzes de neblina), sensor de chuva, piloto automático, paddle-shifts, rodas aro 18, entre outros.

XRV Hybrid – R$172.990

Itens da XRE 2.0 Flex mais sistema de alerta de colisão com frenagem autônoma, monitor de ponto cego, alerta de saída de faixa, farol alto automático, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e sensores de estacionamento dianteiros.

XRX Hybrid – R$179.990

Itens da XRV Hybrid mais ar-condicionado digital automático dual zone, painel de instrumentos com tela de 7”, bancos em couro claro, teto-solar e iluminação ambiente em LED.

XRX Hybrid Special Edition – R$183.980

Itens da XRX Hybrid mais carregador de celular sem fio, estribos laterais, soleiras de portas e bandeja de porta-malas.

Compartilhar:
Tem 20 anos, atualmente cursa Publicidade e Propaganda na Universidade Paulista, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Um gearhead legítimo, Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos sobre carros. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos. Os carros estão até nos seus hobbies: Possui um acervo com mais de 300 manuais do proprietário de veículos diversos, incluindo antigos e modernos, além de colecionar revistas, folders, catálogos, e vários outros materiais automotivos.