(Lançamento) Mercedes GLE turbodiesel SUV e Coupé ficam mais modernos com sistema híbrido-leve
Mais um modelo eletrificado da Mercedes é lançado no mercado brasileiro: trata-se do utilitário grandalhão GLE, antes conhecido como ML, que hoje é oferecido nas carrocerias SUV e Coupé. Apesar de receber um inédito sistema híbrido-leve de 48 Volts, como outros carros da marca, a linha GLE mantém um espaçoso motorzão turbodiesel debaixo do capô, chamado de M256. É um 3.0 com seis cilindros em linha e 24 válvulas, fazendo um contraponto com propulsores pequenos e compactos da marca, a exemplo do 1.3 turbo quatro cilindros.
Com a ajuda importante da pequena propulsão elétrica, o 3.0 L6 turbodiesel passa a gerar 367 cv de potência e mais de 75 mkgf de torque logo aos 1.350 rpm para as quatro rodas. No time está ainda o inteligente sistema de tração integral 4Matic, bem como uma transmissão automática de nove marchas. Os utilitários estão no time dos carros a diesel mais rápidos do Brasil, isso se não liderarem esse ranking: ambos conseguem acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos, correndo até os 250 km/h (há limitação eletrônica da máxima).
Além da propulsão híbrida-leve, composta por um pequeno gerador elétrico de 48 Volts (BSG, união do motor de arranque com alternador), os novos GLE, vendidos em versão única 450d 4Matic, estreiam uma frente retocada com novos parachoque, grade e faróis (tipo High Performance no SUV e Multibeam no Coupé), e lanternas traseiras com arranjo interno das luzes modificado. A parte interna fica mais moderna graças ao novo volante com comandos touch e três raios, fora o aprimorado sistema de iluminação ambiente em LED com configuração individual e 64 opções de cores.
A tecnologia MBUX de comandar funções do carro por voz (“Olá Mercedes”) passa por atualizações e recebe novas funções, assim como a multimídia de 12,3” e o painel de instrumentos com outras 12,3”. As duas telas são unidas em uma só peça, seguindo o estilo de design mais moderno da fabricante alemã. Como outras novidades, agora há conexões sem fio para Android Auto/Apple CarPlay, duas potentes portas USB traseiras para recarregar dispositivos, e um sistema de som com mais opções de configuração e som aprimorado. Quem assina os 13 alto-falantes do GLE é a Burmester.
A lista de tecnologias também cresceu com a adição de uma câmera off-road dianteira, chamada de “capô transparente”, que permite total visão do caminho da frente do carro mesmo nas piores condições de solo. Também, parte dos assistentes de condução do carro foram calibrados para operarem inclusive quando o GLE estiver puxando um reboque, a exemplo do sistema de manutenção automática da faixa de rodagem. A dupla consegue tracionar até 3.500 kg (dá pra puxar uma Ram 1500 Limited!), e tem engate retrátil elétrico de série.
A versão SUV, vendida sempre com sete lugares, traz ar-condicionado automático digital de quatro zonas, câmera 360º, sistema Park Assist, carregador de celular sem fio, navegador GPS 3D embutido, head-up display, teto-solar panorâmico, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória de posição, bancos em couro, diversos assistentes de condução, rodas de liga-leve aro 20 e mais. A carroceria Coupé, com proposta mais esportiva, acrescenta a lista também o kit com adereços AMG e portas com fechamento inteligente por sucção (basta encostá-las que o fechamento final é feito de forma automática).
Feitos na planta de Tuscaloosa, no Alabama (EUA), os novos GLE já podem ser encomendados em qualquer concessionária da Mercedes-Benz em território nacional. Preços? Quase R$730 mil pelo GLE 450d 4Matic SUV, ou assustadores R$834 mil pelo GLE 450d 4Matic Coupé.