(Lançamento) Chevrolet Bolt EUV é elétrico com preço de híbrido, mas só para 200 compradores

Depois de dar o que falar afirmando, nos EUA, que a linha de elétricos Bolt, composta pelo hatch e utilitário, sairia de linha ainda em 2023, a Chevrolet lança no Brasil o Bolt EUV, de Electric Utilitary Vehicle, ou Veículo Utilitário Elétrico. Com porte compacto, bem próximo ao de um Hyundai Creta atual, o Bolt EUV já está “desenganado” no exterior, mas por aqui partiu para o ataque custando R$279.990. Há apenas uma versão, a topo de linha Premier, vendida sem opcionais.

Foto: Chevrolet/divulgação

Lembrando que seu irmão menor Bolt hatch hoje não sai por menos de R$330 mil, e essa faixa dos R$280 mil costuma ser explorada por híbridos. De início, a fabricante prometeu um lote de apenas 200 unidades, sem entrar em detalhes se haverá outras levas do carro trazidas ao Brasil. É provável que isso dependa da demanda por aqui, bem como da disponibilidade dos estoques nos EUA, onde é fabricado.

Foto: Chevrolet/divulgação

Fruto da plataforma modular e eletrificada Ultium, mesma do Bolt menor, o EUV tem 4,3 m de comprimento (cerca de 14 cm a mais que o hatch), mantendo os 1,77 m de largura e 1,61 m de altura. Graças a modularidade da base, o utilitário ganha com maior entre-eixos, de 2,67 m, e cerca de 460 litros de porta-malas. Curiosamente, aqui o hatch se sai melhor com seus 478 litros.

Por baixo da carroceria mais generosa existe o mesmo powertrain do hatch. Conjunto composto pelo motor elétrico dianteiro, redutor que substitui o câmbio, freios a disco nas quatro rodas, suspensões com esquema McPherson na frente e eixo de torção atrás, além das baterias de íon lítio instaladas no assoalho. Falando nos números, pouco mudou: 203 cv de potência, 36,7 mkgf de torque imediato, 66 kWh de capacidade de armazenamento e 7,7 segundos no 0 a 100 km/h.

Foto: Chevrolet/divulgação

Graças as baterias grandes do novo Chevrolet elétrico (o Peugeot e-2008, rival direto, por exemplo, tem 50 kWh), e também a regeneração ajustável de energia durante condução mais modo One Pedal, o alcance chama a atenção: oficialmente são 456 km no ciclo WLTP, 397 km no ciclo EPA ou ainda 377 km no recém-chegado ciclo INMETRO.

Foto: Chevrolet/divulgação

O modelo permite recarga externa de três formas: via eletropostos, wallbox residenciais ou tomadas 220V. A Chevrolet fala em cerca de 40 minutos para 50% de carga em fontes super-rápidas (50 kWh), ou 40 km de alcance para cada hora conectado em 7,4 kWh. Um carregador para conectar em tomadas vem como equipamento de série.

Foto: Chevrolet/divulgação

Seu conteúdo é próximo ao do Bolt EV hatch, com assistentes de condução (ACC incluso), painel de instrumentos digital personalizável de 8”, multimídia de 10” com apps nativos e conexões sem fio, internet 4G a bordo com roteador, volante e bancos dianteiros aquecíveis, teto-solar panorâmico, bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista, conjunto óptico em LED, carregador de celular por indução, sistema de som Bose, concierge OnStar, freio de estacionamento eletromecânico, pneus runflat, 10 airbags, rodas 17” e mais.

Além do Bolt EUV, o momento também foi de apresentação de dois programas da Chevrolet. O primeiro, Clube My EV, traz vários bônus aos donos de elétricos da marca no Brasil, como concierge especial, prioridade nas pré-vendas, pacote fechado com três anos de revisão gratuita para elétricos, 1 ano de Sem Parar grátis e por aí vai. O segundo é o Elétrico Sempre, com planos de financiamento especiais pra quem for comprar um Chevrolet EV, facilidades na hora da troca por outro elétrico zero quilômetro e recompra do usado.

Outro elétrico que provavelmente não será um Bolt, vale falar. Para deixar isso nas entrelinhas, a Chevrolet foi clara: “uma família ainda mais avançada de veículos elétricos está em fase de desenvolvimento e inclui os modelos Blazer EV e Equinox EV”.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.