(Lançamento) Chevrolet Bolt EUV é elétrico com preço de híbrido, mas só para 200 compradores
Depois de dar o que falar afirmando, nos EUA, que a linha de elétricos Bolt, composta pelo hatch e utilitário, sairia de linha ainda em 2023, a Chevrolet lança no Brasil o Bolt EUV, de Electric Utilitary Vehicle, ou Veículo Utilitário Elétrico. Com porte compacto, bem próximo ao de um Hyundai Creta atual, o Bolt EUV já está “desenganado” no exterior, mas por aqui partiu para o ataque custando R$279.990. Há apenas uma versão, a topo de linha Premier, vendida sem opcionais.
Lembrando que seu irmão menor Bolt hatch hoje não sai por menos de R$330 mil, e essa faixa dos R$280 mil costuma ser explorada por híbridos. De início, a fabricante prometeu um lote de apenas 200 unidades, sem entrar em detalhes se haverá outras levas do carro trazidas ao Brasil. É provável que isso dependa da demanda por aqui, bem como da disponibilidade dos estoques nos EUA, onde é fabricado.
Fruto da plataforma modular e eletrificada Ultium, mesma do Bolt menor, o EUV tem 4,3 m de comprimento (cerca de 14 cm a mais que o hatch), mantendo os 1,77 m de largura e 1,61 m de altura. Graças a modularidade da base, o utilitário ganha com maior entre-eixos, de 2,67 m, e cerca de 460 litros de porta-malas. Curiosamente, aqui o hatch se sai melhor com seus 478 litros.
Por baixo da carroceria mais generosa existe o mesmo powertrain do hatch. Conjunto composto pelo motor elétrico dianteiro, redutor que substitui o câmbio, freios a disco nas quatro rodas, suspensões com esquema McPherson na frente e eixo de torção atrás, além das baterias de íon lítio instaladas no assoalho. Falando nos números, pouco mudou: 203 cv de potência, 36,7 mkgf de torque imediato, 66 kWh de capacidade de armazenamento e 7,7 segundos no 0 a 100 km/h.
Graças as baterias grandes do novo Chevrolet elétrico (o Peugeot e-2008, rival direto, por exemplo, tem 50 kWh), e também a regeneração ajustável de energia durante condução mais modo One Pedal, o alcance chama a atenção: oficialmente são 456 km no ciclo WLTP, 397 km no ciclo EPA ou ainda 377 km no recém-chegado ciclo INMETRO.
O modelo permite recarga externa de três formas: via eletropostos, wallbox residenciais ou tomadas 220V. A Chevrolet fala em cerca de 40 minutos para 50% de carga em fontes super-rápidas (50 kWh), ou 40 km de alcance para cada hora conectado em 7,4 kWh. Um carregador para conectar em tomadas vem como equipamento de série.
Seu conteúdo é próximo ao do Bolt EV hatch, com assistentes de condução (ACC incluso), painel de instrumentos digital personalizável de 8”, multimídia de 10” com apps nativos e conexões sem fio, internet 4G a bordo com roteador, volante e bancos dianteiros aquecíveis, teto-solar panorâmico, bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista, conjunto óptico em LED, carregador de celular por indução, sistema de som Bose, concierge OnStar, freio de estacionamento eletromecânico, pneus runflat, 10 airbags, rodas 17” e mais.
Além do Bolt EUV, o momento também foi de apresentação de dois programas da Chevrolet. O primeiro, Clube My EV, traz vários bônus aos donos de elétricos da marca no Brasil, como concierge especial, prioridade nas pré-vendas, pacote fechado com três anos de revisão gratuita para elétricos, 1 ano de Sem Parar grátis e por aí vai. O segundo é o Elétrico Sempre, com planos de financiamento especiais pra quem for comprar um Chevrolet EV, facilidades na hora da troca por outro elétrico zero quilômetro e recompra do usado.
Outro elétrico que provavelmente não será um Bolt, vale falar. Para deixar isso nas entrelinhas, a Chevrolet foi clara: “uma família ainda mais avançada de veículos elétricos está em fase de desenvolvimento e inclui os modelos Blazer EV e Equinox EV”.