(Lançamento) Honda ZR-V vem competitivo para peitar VW Taos, Ford Territory e cia

A linha de SUVs da Honda do Brasil ganha mais um integrante, dessa vez inédito: é o ZR-V, médio, intermediário entre HR-V e CR-V (que volta em breve), e que chega para tentar roubar mercado de VW Taos, Ford Territory, Chevrolet Equinox, além dos queridinhos Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Missão dura, mas facilitada pela estratégia “agressiva” da Honda, que lança o ZR-V em versão única Touring, a topo de linha, por R$214.500, preço atraente frente aos de seus rivais.

O ZR-V é um produto novo mundo afora, com cerca de 1 ano e meio de mercado, e usa a plataforma modular do Civic atual. Em alguns mercados, sua missão é suprir o espaço deixado pelas antigas versões de entrada do CR-V. Seu nome é referência aos tempos atuais: Veículo Recreativo da Geração Z. E, como curiosidade, em mercados grandes como EUA e China, ele é tratado como HR-V.

Como usa a base modular do atual Civic 11, o ZR-V, segundo a Honda, tem “refinado comportamento dinâmico e dirigibilidade típicos de um sedan”, e o que prova isso é seu visual, delicado e próximo ao do Civic, além do interior muito similar ao do sedan médio consagrado da marca japonesa. O motor também é parente do Civic, mas de geração anterior, a décima: 2.0 16v de aspiração natural, com duplo comando variável, que bebe só gasolina e rende 161 cv de potência com 19,1 mkgf de torque a altos 4.200 rpm. Como não podia faltar, a transmissão automática é do tipo CVT e simula 7 marchas.

A Honda não fala em números de 0 a 100 km/h e velocidade máxima por aqui, mas desempenho não deve ser o forte do SUV médio, que pesa pouco menos de 1.500 kg. Sua força fica bastante aquém, inclusive, da que é produzida pelo motor 1.5 turboflex do seu irmão menor HR-V, por isso, para tentar driblar as limitações, o ZR-V conta com trocas das “marchas” manualmente e modo Sport de condução. Pelo método PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), ele consegue consumo pouco acima dos 10 km/l na cidade e ao redor dos 12 km/l na estrada. Na classificação geral, é nota C em eficiência energética.

Seu porte o coloca no meio do caminho entre um VW Taos e um Chevrolet Equinox, superando Compass e Corolla Cross nas dimensões da carroceria: 4,57 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, fora a largura na casa dos 1,85 m. Com foco no vão entre os bancos e espaço para os passageiros, um de seus pontos fracos é o porta-malas com menos de 390 litros, mas, em contrapartida, piso plano e tomada 12V própria. Se deitado o banco traseiro, 60/40, são mais de 1.300 litros.

A novidade vem importada do México já com freios a disco nas quatro rodas, suspensões independentes e eixo traseiro fixado por multibraços. A Honda destaca que o subchassi dianteiro em alumínio, bem como os amortecedores traseiros, são os mesmos do Civic 11, enquanto o subchassi traseiro (também em alumínio) e alguns componentes do sistema de freios são emprestados do CR-V atual, que chega em breve ao Brasil.

O conteúdo de série dessa versão única é farto, embora itens presentes no HR-V Touring, seu irmão menor, não estejam no ZR-V, a exemplo da injeção direta de combustível, porta-malas com tampa de abertura/fechamento elétricos, ou saídas de ar-condicionado traseiras. Mas são de série os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, rodas de liga-leve diamantadas aro 17, retrovisor interno fotocrômico, entre outros.

Também é de série o banco com ajustes elétricos para o motorista, ar-condicionado automático digital dual zone, teto-solar, chave presencial com partida do motor por botão, bancos revestidos em material premium, volante multifuncional e manopla da transmissão em couro, sistema de som com 8 alto-falantes, multimídia de 9”, painel de instrumentos com tela de 7”, carregador de celular sem fio etc.

Mais: conexões com app MyHonda Connect, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, 8 airbags (incluindo de joelhos para motorista e passageiro dianteiro), sistema Lane Watch, conjunto óptico inteiro em LED, sensor crepuscular, ajuste elétrico de altura dos faróis, além de ACC (piloto automático adaptativo), alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, faróis com comutação automática de luz alta, entre outros.

As vendas do Novo Honda ZR-V 2024 se iniciam amanhã, dia 31, sempre com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem, em sete cores: Vermelho Adrenalina (sólida), Prata Platinum e Cinza Barium (metálicas), além das perolizadas Branco Topázio, Preto Cristal, Cinza Titanium e Azul Aurora. O tom da cabine varia de acordo com a cor do carro: se for perolizado (com exceção da Preto Cristal), virá com interior cinza claro. Caso contrário, a cabine será preta.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.