(Lançamento) Fiat Fastback Abarth tem 185 cv e é o mais novo esportivo nacional

Chegou o Fastback Abarth, SUV coupé esportivo que faz a alegria dos entusiastas Brasil afora. Só que não pode confundir com o Fastback Powered by Abarth, também movido pelo motor 1.3 turboflex: o Abarth “puro-sangue” é preparado para a esportividade, e traz a fórmula esperta já conhecida no Pulse Abarth. Seu preço é de R$160 mil, ou R$5 mil extras se comparado a outra versão 1.3 turbo, chamada de Limited Edition, que recentemente ficou R$8 mil mais barata. Por enquanto, as duas devem conviver no mercado.

Mecanicamente, quem vai debaixo do capô é o GSE T4, popularmente conhecido como Turbo 270: 1.3 16v, quatro cilindros em linha com quatro válvulas por cilindro, que é superalimentado por turbocompressor. Moderno e compacto, ele traz também injeção direta, duplo comando de válvulas, tecnologia Multiair e é concebido inteiramente em alumínio. Os números são os mesmos de outros carros que ele move: 180/185 cv de potência a 5.750 rpm e 27,5 mkgf de torque a apenas 1.750 giros (gasolina/etanol). Junto dele está o câmbio automático de seis marchas fornecido pela Aisin, com calibração exclusiva para o esportivo.

O resultado é um carro até mais ágil que a versão Limited Edition equipada com a mesma mecânica, só que em configuração mais “mansa”: oficialmente, o SUV coupé Abarth consegue ir de 0 a 100 km/h em 7,6/8,0 segundos, correndo até os 220 km/h (etanol/gasolina). Para efeito de comparação, a outra versão 1.3 turboflex leva cerca de 5 décimos de segundo a mais nas acelerações até os 100 km/h e não passa de 210 km/h, embora tenha praticamente o mesmo peso (na Abarth são só 5 kg a menos, 1.299 no total).

Com visual típico, o Fastback Abarth segue uma linha um pouco diferente da do Pulse esportivo: no coupé, as caixas de rodas seguem a cor da carroceria, mas mantendo o teto preto, retrovisores escurecidos, um discreto aerofólio traseiro em black piano, além de ter todos os emblemas “Fiat” trocados pelo símbolo do escorpião da divisão esportiva da Stellantis. De série, as novas rodas aro 18 de pintura escurecida calçadas com pneus 215/45, em um kit que é opcional para seu irmão Pulse Abarth. Aliás, o Fastback esportivo não tem opcionais.

E, além do câmbio preparado para acelerações maiores, o Fastback esportivo é equipado com um sistema de escape próprio, com dupla saída e uma ponteira de cada lado da traseira do carro, melhorando a saída dos gases provenientes da combustão e engrossando seu ronco. Todo o sistema de suspensões foi retrabalhado: além do menor curso, suas molas e amortecedores foram endurecidos (21% mais rígidos), o conjunto dianteiro recebeu nova geometria e, para reduzir a rolagem lateral da carroceria em curvas, uma barra estabilizadora maior (diminuindo a rolagem em até 8%, oficialmente). A direção elétrica também conta com calibração esportiva, mais direta e precisa.

Curioso que, no final das contas, a nova versão Abarth continue com os mesmos 1,544 mm de altura da carroceria se comparada a Limited Edition 1.3 turboflex, provavelmente por conta das novas rodas/pneus maiores. Vale destaque também para o modo Poison, ativado por uma tecla no volante: além de sensibilizar o acelerador, reprogramar as relações de marchas (o câmbio fica ainda mais esportivo), o sistema de direção endurece em prol do melhor controle do carro, e o sistema de vetorização de torque entra em cena (controlando a força e frenagem de forma individual em cada roda durante as curvas). ESP e TC se tornam mais permissivos nesse modo, também.

Seu interior bebe da mesmíssima fonte do Pulse Abarth, com elementos predominantemente escurecidos, painel de instrumentos digital com layout único, aplique em material macio imitando fibra de carbono percorrendo todo o painel, plaqueta alusiva a versão esportiva no painel, linhas e costuras vermelhas, bancos em couro com grafia exclusiva e o volante exclusivo em couro perfurado. Esse volante, aliás, é o mesmo que equipava os Argo/Cronos até pouco tempo atrás. Lembrando que o Fastback continua com os mesmos 2,53 m de entre-eixos e um enorme porta-malas de 600 litros.

Além de ar-condicionado automático digital, o novo Abarth traz multimídia completa de 10,1”, conexões sem fio com smartphone, retrovisor interno fotocrômico, internet 4G a bordo (gratuita por 1 ano), diversos serviços e funcionalidades pela plataforma Connect////Me, partida remota do motor, opção de trocas de marchas manuais na alavanca ou em paddle-shifts, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, comutação automática do farol alto, conjunto óptico inteiro em LED, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial, freio de mão eletromecânico, função Auto Hold e mais.

Pena não terem resolvido dois problemas do Fastback nessa versão esportiva: ele continua com apenas 4 airbags (dois frontais e dois laterais), enquanto até hatches de entrada como Chevrolet Onix e Hyundai HB20 já trazem seis bolsas de série, e, o mais difícil de entender, que são os freios traseiros a tambor, tecnologia ultrapassada (em que pese o menor custo de manutenção) e que não combina com um esportivo. Na frente, ao menos, os discos de freio são ventilados e com aprimoramento para o maior desempenho do Abarth.

Já em fase de distribuição, o Fastback Abarth pode ser encontrado em mais de 70 concessionárias Abarth espalhadas pelo país, mas também pode ser adquirido na forma de venda direta (direto da fábrica) em qualquer ponto de venda Fiat do território nacional (mais de 500 lojas). Sem opcionais, suas cores são o Branco Banchisa, Preto Volcano, Cinza Strato e Vermelho Montecarlo, mesmos tons do Pulse Abarth.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.