(Lançamento) Honda Civic Type R, o mais rápido e caro da história, chega ao Brasil

Demorou, mas chegou: depois de algum tempo de espera, o Honda Civic Type R, esportivo nato acima do Si, desembarca em solo nacional para a alegria dos fãs da marca e dos mais endinheirados. E bota “endinheirado” nisso, já que a novidade será para poucos, custando nada menos que R$429.900! Se adicionado o único opcional, Traffic Alert, vai para R$434.900.

O esportivo é de respeito, tanto que recentemente bateu um recorde histórico em Nürburgring: percorreu os quase 21 km e contornou todas as 73 curvas do circuito em apenas 7 minutos e 44,881 segundos, tempo mais rápido do mundo para um carro de tração dianteira. As unidades vendidas aqui vêm diretamente do Japão, em uma configuração até “raiz”: motor 2.0 turbo a gasolina com duplo comando variável (VTEC) e injeção direta, que entrega 297 cv de potência e 42,8 mkgf de torque, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas.

A Honda, como tradição, não divulga os números de desempenho oficiais, e com lançamento do Type R não foi diferente. O carro que chega ao nosso mercado tem menos potência que o “original” (297, ante 330 cv), mas mantém o torque, ou seja, provavelmente acelera tão bem quanto: no exterior, são cerca de 5,5 segundos no 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 274 km/h (aqui, certamente, é outra). Um canhão com desempenho de esportivo elétrico, mas que queima gasolina e tem câmbio manual.

Foto: Honda/divulgação

Sua carroceria não é sedan, como a do Civic eHEV, mas sim uma espécie de dois volumes e meio, chamada de “hatch” mundo afora. Por fora, um enorme e funcional pacote de adereços aerodinâmicos, como o enorme aerofólio (sozinho já acrescenta quase 60 kg de downforce), aberturas nos cantos do parachoque dianteiro para refrigerar os freios Brembo, além de saias e spoilers laterais, tudo feito em resina especial para reduzir o peso, dão toda a personalidade que o carro pede.

As rodas em preto brilhante têm 19 polegadas e foram desenvolvidas para o uso esportivo, assim como os pneus Michelin, largos e de perfil baixo. Faróis e lanternas, tudo em LED, tem acabamento escurecido, assim como a capa dos retrovisores. A sagrada missão de reduzir peso engloba também o capô, inteiro em alumínio, e a tampa do porta-malas moldada na mesma resina dos adereços aerodinâmicos. Assim, todo “emagrecido”, o Type R chega perto dos 1.450 kg.

Por dentro, independente da cor da carroceria, quem predomina é o vermelho do carpete inteiro e dos bancos esportivos em estilo concha (esses são em camurça vermelha). O painel e laterais de porta, mesmos do Civic híbrido, focam na descrição com menos cromados e mais black piano, mas o volante tem aro forrado em camurça, o que melhora a aderência das mãos. Curioso falar que o Type R é homologado para quatro ocupantes, 2+2, então não tem cinto de segurança nem apoio de cabeça central traseiro.

Na lista de principais equipamentos, ar-condicionado digital automático de duas zonas, painel de instrumentos digital (com layout especial, claro), seletor de modos de condução (Comfort, Sport, Sport +R e Individual), freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, multimídia de 9”, sistema de som assinado pela Bose, pacote Honda Sensing (vários assistentes de condução), piloto automático adaptativo (ACC), retrovisor interno fotocrômico, sistema de amplificação do ronco do motor, 10 airbags e por aí vai.

Foto: Honda/divulgação

As cores, quatro no total, são todas gratuitas: Azul Corrida perolizado, Vermelho Rallye, Branco Campeonato e Preto Cristal perolizado. Por enquanto, o lote trazido é o primeiro e único, sem informações de quantas unidades, e a Honda trará mais carros de acordo com a demanda. Falando de garantia, o Civic Type R tem cobertura de 3 anos com km ilimitada.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.