(Lançamento) Ford Transit ganha câmbio automático do Mustang

Como já prometido no final de 2022, a Ford lança agora no final de março a Transit Automática. A van, que já é oferecida nas carrocerias minibus (de passageiros) e furgão (para carga), deve ganhar em breve ainda uma variante chassi e outra elétrica. A Transit Automática é oferecida nas versões minibus de 15 ou 18 passageiros e vidrada (com janelas mas sem bancos de passageiros), além da furgão longa com teto alto.

Versão Automática já havia sido apresentada no final do ano passado (Foto: Ford/divulgação)

Com foco no conforto, ela é a primeira van automática vendida no Brasil (sua arquirrival Sprinter, da Mercedes, chegou a ter opção automatizada), e troca o câmbio manual de 6 marchas pela caixa automática de 10 marchas do esportivo Mustang. Esse câmbio também está no atual Chevrolet Camaro, além de alguns SUVs e caminhonetes grandes, incluindo a F-150.

Câmbio é o mesmo do Mustang, com dez marchas (Foto: Ford/divulgação)

O motor turbodiesel Ecoblue, de 2.0 litros e quatro cilindros, é o mesmo do restante da linha, entregando 165 cv de potência com 39,7 mkgf de torque. Nesse caso a tração é traseira. Com o novo câmbio automático, a van da Ford tem custo de manutenção da transmissão 70% menor, e dispensam o motorista profissional de mais de 750 mil trocas de marchas no período de 1 ano, segundo cálculos da fabricante.

Custando R$274.500 na versão furgão ou R$298.200 na minibus vidrada, o pacote de equipamentos da Transit Automática é o mesmo do restante da linha: traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros/travas/retrovisores elétricos, volante multifuncional, sistema Start&Stop, seletor de modos de condução, conexão com o carro via smartphone, multimídia de 8”, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, piloto automático adaptativo (ACC), estribo lateral elétrico etc.

Há ainda reforço na segurança com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (TC), controle eletrônico anticapotamento, controle de carga adaptativo, assistente de estabilização com ventos laterais e assistente de partida em rampas. Lembrando que a Transit recebeu nota máxima em segurança pelos testes do Euro NCap.

Van recebeu nota máxima em segurança na Europa (Foto: Ford/divulgação)

A Transit, que na verdade é um produto da Divisão de Veículos Comerciais da Ford do Brasil, é montada em parceria com a Nordex no Uruguai, e conta com a estrutura da Ford Pro e seus benefícios: fornecimento de peças dedicado, serviços exclusivos, equipe técnica própria e por aí vai. A Transit Automática já está em distribuição para a rede de concessionárias Ford do Brasil.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.