Os raros Hyundai i30 “Série Especial” que você provavelmente nunca viu

Série especial, uma coisa interessante. Carros raros, personalizados, especiais, e com tiragem limitada. Mas quem disse que precisa ter tema para uma edição limitada? Eventos esportivos, temáticas especiais, comemorações de aniversário, festivais de música…que nada! A Hyundai, por duas vezes, lançou apenas o seu hatch médio i30 em séries especiais, chamadas, as duas, literalmente de “Série Especial”.

O tema? Nenhum. Apenas i30 comuns, sem nenhuma identificação diferente ou detalhe exclusivo alusivo à tal versão limitada. Mas os dois, o primeiro lançado no final de 2010 ainda na primeira geração do hatch, e o segundo em 2015, já nos últimos lotes trazidos pro Brasil, levantaram suspeitas na época por uma origem bem curiosa. E são raros: você provavelmente nunca viu ou reparou neles pelas ruas.

2010: cor exclusiva na versão “pelada”

A primeira geração do i30 foi um fenômeno no Brasil, pelo tanto que vendeu e foi almejada. Design bonito, motor moderno, equipamentos de ponta e preço na média ou até abaixo da concorrência foram os motivos. Ele chegou por aqui em 2009 dançando conforme a música da CAOA, sua então importadora: só um motor (2.0 16v a gasolina de 145 cv), visual externo idêntico para os três pacotes da versão única GLS, e a insossa paleta de cores com a dupla prata/preto. Nem branco tinha…

Primeiros i30 eram só prata ou preto: insosso (|Foto: Hyundai/divulgação)

Pois no final de 2010, quando a CAOA já comemorava o sucesso do seu hatch médio, chegava discretamente um lote de i30 diferenciado: carros azuis! A tal cor, conhecida lá fora como Indigo Blue, era metálica e caía muito bem com o visual do carro, fora que saía do trivial. A peculiaridade é que os tais i30 azuis eram única e exclusivamente da configuração mais básica, código GZ63. Se por fora ela mantinha os faróis de neblina e rodas aro 17 com detalhes cromados, igual ao restante da linha, internamente era mais básico com ar-condicionado analógico, bancos em tecido, só airbags frontais e nada muito além.

Cor azul era o diferencial (Foto: Hyundai/divulgação)

Nada diferenciava a tal série especial além da cor, e oficialmente 50 unidades foram trazidas. Um único lote, basicamente, e depois voltava o padrão prata e preto. Vez ou outra os i30 azuis aparecem nos classificados ou rodando, sempre chamando a atenção pela excentricidade.

Cor diferenciada estava na versão mais básica (Foto: reprodução/webmotors.com.br)

2015: nova geração e o contrário

Fins de 2015, o i30 já havia caído da ascensão para quase ostracismo. As importações caíam junto com as vendas, e quem mandava na época já eram os SUVs. Quem antes comprava um hatch médio acabava optando por um utilitário compacto. Mas em suas últimas mudanças, na linha 2016, vinha a segunda versão chamada “Edição Especial”, já na carroceria renovada e com motor 1.8 de 150 cv. As tais novidades eram discretas: retoques na grade dianteira, novas rodas, traseira modificada e interior com acabamentos inéditos. Um facelift daqueles mais simples.

Nova geração já amargava o crescimento dos SUVs (Foto; Hyundai/divulgação)

Agora a tal série limitada era cerca de R$7 mil mais cara que a Top (R$106 mil contra R$97 mil da época), completona, e apostava numa suposta exclusividade de itens de série. Literalmente o contrário de antes: se da primeira vez o i30 Série Especial era basicão com cor única, na segunda era o mais completo da linha, mas não ia além do prata e preto. Pelo menos já havia também a opção do branco.

Série especial era agora a mais cara e completa da linha (Foto: Hyundai/divulgação)

O que ele tinha de diferenciais e não existia nas demais versões? Retrovisor interno fotocrômico, banco do motorista com regulagens elétricas, faróis de Xenon com luzes diurnas em LED, bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento, chave presencial, partida por botão, freio de mão eletromecânico e um oitavo airbag, para os joelhos do motorista. Mas, na verdade, praticamente tudo isso era de série na versão Top até a linha 2015: eles simplificaram a configuração mais cara, claro que mantendo seu preço, e transferiram os conteúdos para a tal série especial, bem mais cara.

Com o fim do lote especial, restou para a versão Top, já simplificada, a missão de ser a completona da linha. Os tais equipamentos exclusivos, mas não tão exclusivos assim? Nunca mais. O Hyundai não durou muito tempo no mercado brasileiro depois disso, saindo de linha no começo de 2017.

O que dizem as más línguas

Como todos esses carros vinham da matriz da Hyundai na Coreia do Sul, seria estranho pensarem que a linha de montagem foi preparada para o nascimento específico dessas séries especiais. Dentre as hipóteses levantadas internet afora, tanto a primeira, azul, quanto a segunda “leva”, completona, do i30 Edição Especial eram, na verdade, carros originalmente destinados à outros mercados, inclusive o próprio sul-coreano. Carros normais no exterior, em configurações que não estavam disponíveis normalmente por aqui.

É bem mais fácil achar e comprar um i30 azul em miniatura do que em escala real (Foto: reprodução/internet)

A “transformação” desses carros para a venda no mercado brasileiro era fácil, apenas com uma reconfiguração eletrônica ou, dependendo, troca de alguns módulos como o da injeção eletrônica. Nada tão complicado, já que, por lei, o carro não tinha restrição alguma. De novo, bem curioso. Viu um i30 2011 azul escuro ou um i30 2016 mais completo que o normal por aí? Agora você já sabe de onde vieram e o que são. Pela exclusividade ou mais recheio, são ótimas opções no mercado de usados. Só precisa dar a sorte de encontrar algum deles…

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.