(Avaliação) Novo Citroën C3 1.6 automático: o preço do conforto

As críticas ao novo Citroën C3 feitas por quem esperava algo do nível do antigo Citroën C3 são muitas: “o carro diminuiu”, “o acabamento piorou”, “tudo está mais simples e barato”. Mas devemos lembrar que esse C3 atual, de projeto indiano, só usa um nome que nós já conhecíamos. Reutilizaram para batizar outro carro, e não há nada de errado nisso (a Mitsubishi fez com o Eclipse, esportivo que virou SUV, por exemplo).

Mais uma coisa sobrou do antigo C3: o conjunto mecânico das versões mais caras. Ambas, da antiga e nova geração, trazem motor 1.6 16v, de 113/120 cv de potência e 15,4/15,7 mkgf de torque, além do câmbio automático de seis marchas. Hora de dar uma olhada na versão mais cara First Edition 1.6 AT, de R$102.500. O conforto custa caro, mas abaixo dela também há a Feel Pack 1.6 AT, de pouco menos de R$98 mil.

Focando na First, ela é o famoso “carro da propaganda”, aquele exposto na frente das concessionárias. Tem a pintura em dois tons, misturando azul com branco (bem charmosa, isso não dá pra negar), os apliques plásticos nas laterais, e pintura especial no rack de teto, capas dos retrovisores e molduras dos faróis de neblina. Bastante enfeitado, bonitinho, mas vai além?

Bonitinho ele é, mas e o resto? (Foto: Lucca Mendonça)

Esse conjunto do 1.6 somado ao câmbio Aisin é usado em vários carros da Peugeot/Citroën. Dupla competente, apesar de deixar o desempenho pra segundo plano: o 1.6 tem força máxima em altas rotações (4.500 rpm para entregar tudo) e, dependendo da calibração, como nessa do C3, pode ficar meio moroso abaixo disso. Principalmente no modo ECO, onde o conjunto murcha para poupar combustível, retardando a resposta do acelerador e subindo marchas sempre.

EC5 1.6 16v é até econômico, mas gosta de trabalhar em altas rotações (Foto: Lucca Mendonça)

Mas esse é um comportamento do ECO, aquele que permite mais de 11,5 km/l na cidade e até 17 km/l na estrada com gasolina. Se você estiver disposto a gastar um tanto mais de combustível, é só partir para o modo normal ou até passar as marchas manualmente pela alavanca, e nesses casos o motor trabalha girando mais, entregando mais força e melhorando consideravelmente o desempenho. Para um motor aspirado de 120 cv num carro leve, fica de acordo com o esperado.

Não é um daqueles turbo com injeção direta, mas cai bem na leveza do C3 (Foto: Lucca Mendonça)

Alguns pontos chamam a atenção, talvez características de um projeto simples desse C3, que tem nesse carro 1.6 automático brasileiro seu powertrain mais poderoso: a operação do câmbio é mais ouvida e até sentida, com alguns trancos, coisa incomum nessa caixa Aisin, enquanto o motor trabalha mais áspero nele do que em outros Peugeot/Citroën, incluindo seu parente próximo Peugeot 208, que tem a mesma plataforma.

Apesar da plataforma CMP modular, o C3 é de um projeto mais simples (Foto: Lucca Mendonça)

Por outro lado, se ele parece ser um carro robusto e até aventureiro, realmente faz jus as aparências: além de altinho, com quase 19 cm de altura do solo, tem suspensões muito acertadas para o nosso solo (calibradas pela Fiat) e com boa absorção de impactos. É fácil, bem mais com esse C3 do que com o de geração anterior, atravessar obstáculos do dia-a-dia e passar pela buraqueira, valetas, lombadas etc.

Trafegar com ele no fora de estrada leve não é um problema: o carro é altinho e robusto pra isso (Foto: Lucca Mendonça)

O interior dessa First Edition é bem parecido com o das outras versões mais baratas, e isso não é nada bom quando falamos de um hatch compacto de mais de R$100 mil. Tudo muito simples e enxuto, num nível de acabamento que é elogiável nos C3 1.0 de entrada, mas crítico aqui no 1.6 AT. Se destaca apenas a multimídia de 10”, que cumpre bem sua função.

Interior merecia mais capricho (Foto: Lucca Mendonça)

De resto, merecia algo mais esmerado, como por exemplo montagem precisa das peças, outro painel de instrumentos (esse é sempre complicado), ou investidas nos apliques cromados, prateados ou black piano. Itens extras como volante ajustável em profundidade, piloto automático ou acendimento automático dos faróis também seriam bem-vindos numa versão topo de linha como ela. Parece que focaram em enfeitar a carroceria por fora, mas esqueceram do interior…

Ao menos uma virtude é de série no C3: bom espaço interno, seja dianteiro ou traseiro. Até quatro adultos e uma criança se acomodam sem cabecear o teto ou espremer os joelhos, isso com 315 litros de porta-malas ali atrás, interessantíssimos para o tamanho do carro. E, cômodas, há duas portas USB traseiras.

“Teoria do Firefly CVT”

Se o C3 é uma das melhores compras dentre hatches 1.0 de entrada, ele derrapa feio nessas versões mais caras com câmbio automático. Pelos mesmos R$102 mil é possível partir pra um SUV compacto Peugeot 2008, maior, mais refinado, melhor de guiar e mais bem equipado. Dentro de casa, a Citroën tem oferecido, promocionalmente, o C4 Cactus de entrada por R$101 mil, também maior, mais refinado e superior ao C3, com o mesmo motor 1.6 e câmbio AT6.

Mais de R$102 mil: complicado (Foto: Lucca Mendonça)

Poderíamos pensar em um C3 automático num negócio bem mais interessante: ele com o motor Fiat 1.3 Firefly casado ao câmbio CVT de 7 marchas simuladas. Além de mais leve, um “C3 1.3 CVT” seria certamente mais econômico, ainda que perdesse um pouco em desempenho. Seria ainda mais barato, começando pelos impostos, já que no motor menor a tributação pega mais leve. Vale sonhar…

Ficha técnica

Concepção de motor: 1.587 cm³, flex, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), aspiração natural, injeção indireta de combustível, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão, bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio

Transmissão: automática de 6 marchas com opção de trocas manuais na alavanca

Potência: 113/120 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)

Torque: 15,4/15,7 mkgf a 4.500 rpm (gasolina/etanol)

Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora

Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais

Direção: com assistência elétrica progressiva

Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus e rodas: Goodyear Efficientgrip Performance, medidas 195/60 com rodas de liga-leve aro 15

Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 3,98 m/1,73 m/1,60 m/2,54 m

Porta-malas: 315 litros

Tanque de combustível: 47 litros

Peso em ordem de marcha: 1.152 kg

Aceleração 0 a 100 km/h: 11,0/10,3 (gasolina/etanol)

Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

Preço do carro avaliado: R$102.490 (preço básico: R$97.790)

Itens de série:

TPMS – Sensor De Pressão Dos Pneus, Modo ECO de condução, Saída USB Dianteira, Travamento Automático Das Portas Com Veiculo Em Movimento, Alarme Perimétrico, Maçanetas Internas Pintadas Em Prata, Alto Falantes Dianteiros/Traseiros e Tweeters Dianteiros, Maçanetas Na Cor Da Carroceria, Airbumps laterais, Pintura bi-ton, Luzes Diurnas Em LED, Computador De Bordo, Barras De Teto Transversais, Indicadores De Direção Laterais Nos Retrovisores Externos, Tomada 12V dianteira, Volante Com Regulagem De Altura, Retrovisores Externos Com Ajuste Elétrico, Apple Car Play e Android Auto® Wireless, Rodas Em Liga Leve 15″ Diamantadas, Tapetes exclusivos “First Edition”, Multimídia Citroën Connect Media 10″, Câmera de ré, 2 Airbags Frontais, ESS – Emergency Stop Signal, Banco Motorista Com Regulagem Em Altura, Hill Holder – Assistente De Partida Em Rampa, Vidros Elétricos Dianteiros e Traseiros Com Sistema One Touch E Anti-esmagamento, Ar Condicionado, Dupla Saída USB Traseira, Limpador E Desembaçador Do Vidro Traseiro, Comandos De Som No Volante, Protetor de cárter

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.