(Lançamento) Ford Mustang de sétima geração está mais potente, tecnológico e barato

A Ford já está vendendo o Novo Mustang no Brasil. A sétima geração do fastback esportivo, ícone da indústria automotiva mundial que conserva a tradição do motorzão a combustão e ronco grosso, chega na opção topo de linha GT Performance por R$529 mil. Em comparação ao (agora antigo) Mach 1, a nova geração do modelo ganha boas adições na potência, torque, conteúdo, tecnologias e, de quebra, custa menos que seu antecessor, que tem as últimas unidades em estoque anunciadas por mais de R$576 mil.

O novo esportivo, apresentado em 2022 nos EUA (leia mais sobre aqui), é o GT mais moderno e potente da história do fastback da Ford, ainda usando a tradicional plataforma D2C, que já o acompanha há duas gerações. Em comparação a sexta geração, suas linhas, principalmente laterais, estão mais musculosas e fluídas, enquanto frente e traseira seguem a receita da releitura conceitual e modernizada do primeiro Mustang, lá dos anos 60, com soluções necessárias como as novas entradas de ar no longo capô.

Internamente, desde bancos até painel e volante, tudo é novo, com foco na tecnologia, o que explica as mais de 25” de telas na sua cabine (12,4” dos instrumentos e 13,2” da multimídia). O porte do esportivo segue bem similar: são 2,2 cm a mais no comprimento (chegando a 4,81 m) e 0,5 cm a menos na altura (1,40 m no total), mantendo largura e entre-eixos inalterados, por conta da sua base mecânica.

Aliás, falando em mecânica, uma boa parte das virtudes de antes segue no esportivo. O motor Coyote 5.0 V8 de aspiração natural, que chega a sua quarta geração com 488 cv de potência e cerca de 58 mkgf de torque (mais 5 cv e 0,8 mkgf frente ao Mach 1), traz sistema de injeção eletrônica dupla (direta e indireta) para alimentar os oito cilindros em V e garante 80% do torque máximo a apenas 2 mil rpm. Ele continua a parceria com a transmissão automática de 10 velocidades, que passou por recalibrações, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e máxima limitada eletronicamente em 250 km/h, mesmos números de antes. A tração é traseira, claro.

A nova carroceria do fastback está 30% melhor no quesito rigidez torcional, mantendo, por exemplo, as barras estabilizadoras do Mach 1, e consegue distribuição de peso de até 55%/45% (dianteira/traseira). Além da eficiência dos freios a disco ventilado fornecidos pela italiana Brembo, sua suspensão adaptativa MagneRide ganha calibrações inéditas, assim como a direção. Além das seleções já existentes para o peso da direção, ronco do escapamento, sensibilidade do acelerador e agilidade das trocas de marchas e outros, o Novo Mustang permite também escolher dentre quatro níveis de rigidez dos amortecedores, melhorando o conforto nas ruas ou a estabilidade nas pistas.

Foto: Ford/divulgação

Tal tecnologia permitiu também um detector automático de buracos, muito útil para quem usa o esportivo no dia-a-dia e passa por vias mal conservadas. Com ele, através de sensores, o carro percebe quando a pista é ruim, desnivelada ou esburacada, e endurece os amortecedores nos desníveis para poupar impactos diretos aos pneus de perfil 40 e as rodas aro 19. Outro item interessante do Mustang de sétima geração é o freio de mão eletromecânico em formato de alavanca, que, em determinado modo de manobras esportivas, pode ser comandado como se fosse um sistema convencional. Além disso, outra tecnologia permite a partida e aceleração do V8tão através de teclas da própria chave, a distância. Essa última, criação da engenharia da Ford brasileira.

Foto: Ford/divulgação

O conteúdo de série do esportivo é vasto: desde conjunto óptico full-LED, seletor de modos de condução (Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag), modo Line Lock para burnout, GPS embarcado, conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular sem fio, sistema de som Bang&Olufsen de 900 Watts de potência, volante de base reta em couro com aquecimento, bancos em couro com aquecimento e ventilação e bancos dianteiros com ajustes elétricos.

Mais: piloto automático adaptativo (ACC) com modo anda-e-para, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência dianteira e traseira, alerta de saída de faixa ativo, faróis com comutação automática de luz alta, alerta de tráfego cruzado traseiro, leitor de placas de sinalização, câmera de ré, ar-condicionado automático digital de duas zonas, diferencial traseiro com deslizamento limitado, 7 airbags, conexão com app FordPass, serviços do programa Ford Concierge, retrovisores com rebatimento elétrico, além dos inéditos sensores de estacionamento traseiros, assistente de manobras evasivas e monitores de ponto-cego.

O Novo Ford Mustang GT Performance, que estreia como linha 2024, já pode ser adquirido na rede de concessionárias da marca do Oval Azul, sem opcionais e com oito opções de cores: Vermelho Zadar, Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias. As primeiras unidades adquiridas deverão ser entregues até o final de junho.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.