(Lançamento) Ford Maverick Hybrid chega com consumo de hatch 1.0 e preço da FX4 a gasolina

Sucesso nos EUA, a Ford Maverick acaba de ter sua linha ampliada no Brasil. Por aqui, a picape monobloco existe desde 2022, sempre na mesma versão de acabamento e motorização. Além dos acessórios, a única opção de escolha para quem comprasse o modelo eram as cores. Agora há uma novidade na praça: Maverick Hybrid, com mecânica mista de combustão e eletricidade, e custando os mesmos R$244.890 da versão Lariat FX4 a gasolina, para facilitar a escolha.

Foto: Ford/divulgação

A novidade traz um powertrain eficiente, composto pelo motor a gasolina 2.5 de ciclo Atkinson, com duplo comando variável, um motor elétrico e transmissão automática tipo CVT dedicada a carros híbridos. Todo os motores são dianteiros, onde há também um pequeno gerador acoplado ao conjunto, e, nessa versão híbrida, a tração é sempre dianteira.

Os dois motores trabalham em conjunto, mas, separados, são bons de número: o 2.5 Atkinson entrega 165 cv com 21,4 mkgf de torque, enquanto outros 128 cv e 23,9 mkgf vem do elétrico. Combinados, são 194 cv de potência e 24 mkgf de torque, capazes de levar a picape e seus 1.700 kg de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos oficiais. Enquanto isso, a Maverick Hybrid conta com um conjunto de baterias de 1,1 kWh de capacidade, instalado no assoalho e pesando apenas 27 kg. Lembrando que ela não é híbrida plug-in, nem tem alcance só elétrico.

Foto: Ford/divulgação

O grande benefício vem na emissão reduzida de gases poluentes, fora o consumo baixíssimo para uma picape: 15,7 km/l no uso urbano e 13,6 km/l no rodoviário como médias oficiais, sempre com gasolina no tanque. No uso misto, entre cidade e estrada, são 14,6 km para cada litro. Graças aos 57 litros do tanque de combustível a picape pode rodar mais de 800 km sem precisar reabastecer!

Foto: Ford/divulgação)

A nova versão, batizada de Lariat Hybrid, pouco muda no visual com relação a FX4: só as rodas (aro 18, um pouco maiores), e os emblemas são exclusivos e a grade esconde a função de abertura/fechamento automáticos para diminuir o arrasto aerodinâmico. Boa parte do conteúdo de série da versão 100% a gasolina está também na híbrida, já que as duas são do mesmo nível de acabamento Lariat.

Foto: Ford/divulgação)

Principais itens: bancos com revestimento premium, ajustes elétricos para o banco do motorista, volante em couro ajustável na altura e profundidade, freio de mão eletromecânico, função Auto Hold, cabine em duas cores, janela traseira corrediça com abertura elétrica, seletor de modos de condução, conexão com smartphone via app FordPass, ar-condicionado digital automático dual zone, painel de instrumentos parcialmente digital (6,5”), multimídia de 8”, faróis e lanternas em LED, sensor crepuscular, farol alto automático, assistente inteligente de frenagem, 7 airbags etc.

Medidas de carroceria, espaço interno, dimensões de caçamba, capacidade de carga e outros parâmetros gerais não mudaram com relação a versão FX4 a gasolina (leia mais aqui). A Maverick Hybrid já pode ser comprada online ou na rede de concessionárias Ford, e personalizada com mais de 10 acessórios diferentes. Suas cores, bem diversificadas, merecem elogios: Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Lyse, Azul Malacara, Cinza Dover, Prata Orvalho, Cinza Torres, Preto Astúrias, Branco Ártico e Azul Atlas. Só é difícil explicar o porque do bonito amarelo das fotos de divulgação não estar entre elas…

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.