(Lançamento) Ford Maverick Hybrid chega com consumo de hatch 1.0 e preço da FX4 a gasolina
Sucesso nos EUA, a Ford Maverick acaba de ter sua linha ampliada no Brasil. Por aqui, a picape monobloco existe desde 2022, sempre na mesma versão de acabamento e motorização. Além dos acessórios, a única opção de escolha para quem comprasse o modelo eram as cores. Agora há uma novidade na praça: Maverick Hybrid, com mecânica mista de combustão e eletricidade, e custando os mesmos R$244.890 da versão Lariat FX4 a gasolina, para facilitar a escolha.
A novidade traz um powertrain eficiente, composto pelo motor a gasolina 2.5 de ciclo Atkinson, com duplo comando variável, um motor elétrico e transmissão automática tipo CVT dedicada a carros híbridos. Todo os motores são dianteiros, onde há também um pequeno gerador acoplado ao conjunto, e, nessa versão híbrida, a tração é sempre dianteira.
Os dois motores trabalham em conjunto, mas, separados, são bons de número: o 2.5 Atkinson entrega 165 cv com 21,4 mkgf de torque, enquanto outros 128 cv e 23,9 mkgf vem do elétrico. Combinados, são 194 cv de potência e 24 mkgf de torque, capazes de levar a picape e seus 1.700 kg de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos oficiais. Enquanto isso, a Maverick Hybrid conta com um conjunto de baterias de 1,1 kWh de capacidade, instalado no assoalho e pesando apenas 27 kg. Lembrando que ela não é híbrida plug-in, nem tem alcance só elétrico.
O grande benefício vem na emissão reduzida de gases poluentes, fora o consumo baixíssimo para uma picape: 15,7 km/l no uso urbano e 13,6 km/l no rodoviário como médias oficiais, sempre com gasolina no tanque. No uso misto, entre cidade e estrada, são 14,6 km para cada litro. Graças aos 57 litros do tanque de combustível a picape pode rodar mais de 800 km sem precisar reabastecer!
A nova versão, batizada de Lariat Hybrid, pouco muda no visual com relação a FX4: só as rodas (aro 18, um pouco maiores), e os emblemas são exclusivos e a grade esconde a função de abertura/fechamento automáticos para diminuir o arrasto aerodinâmico. Boa parte do conteúdo de série da versão 100% a gasolina está também na híbrida, já que as duas são do mesmo nível de acabamento Lariat.
Principais itens: bancos com revestimento premium, ajustes elétricos para o banco do motorista, volante em couro ajustável na altura e profundidade, freio de mão eletromecânico, função Auto Hold, cabine em duas cores, janela traseira corrediça com abertura elétrica, seletor de modos de condução, conexão com smartphone via app FordPass, ar-condicionado digital automático dual zone, painel de instrumentos parcialmente digital (6,5”), multimídia de 8”, faróis e lanternas em LED, sensor crepuscular, farol alto automático, assistente inteligente de frenagem, 7 airbags etc.
Medidas de carroceria, espaço interno, dimensões de caçamba, capacidade de carga e outros parâmetros gerais não mudaram com relação a versão FX4 a gasolina (leia mais aqui). A Maverick Hybrid já pode ser comprada online ou na rede de concessionárias Ford, e personalizada com mais de 10 acessórios diferentes. Suas cores, bem diversificadas, merecem elogios: Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Lyse, Azul Malacara, Cinza Dover, Prata Orvalho, Cinza Torres, Preto Astúrias, Branco Ártico e Azul Atlas. Só é difícil explicar o porque do bonito amarelo das fotos de divulgação não estar entre elas…