(Lançamento) Ford Ranger se aproxima da Maverick com nova versão FX4

Estreada no Brasil pela picape Maverick, a sigla FX4 é forte no universo de picapes da Ford. Tanto é que agora chega ao mercado a Ranger FX4, configuração inédita da caminhonete de cabine dupla que se baseia na XLT e Storm. Seu preço oficial é de R$288.990, já contando com a recente redução de 2% no IPI. Dona de um visual inédito, que mescla elementos das versões mais caras e detalhes aventureiros, a nova Ranger FX4 pretende unir luxo, conforto e robustez em um único carro.

Ela pretende unir luxo, conforto e robustez (Foto: Ford/divulgação)

Seu motor é o conhecido Duratorq 3.2 turbodiesel com 5 cilindros e 20 válvulas, desenvolvendo 200 cv de potência e 47,9 mkgf de torque, que agora já está adequado as regras do Proconve L7. Completando o conjunto, tem a transmissão automática de 6 marchas, tração 4×4 com reduzida e diferencial traseiro blocante.

Ela mantém o estilo construtivo das demais versões, com carroceria sobre chassis, suspensão dianteira do tipo braços sobrepostos e traseira com feixes de molas (com o mesmo acerto de molas/amortecedores da Storm), freios a disco ventilado na dianteira e tambores na traseira, direção com assistência elétrica e por aí vai.

Apesar de ser construtivamente igual às demais Ranger, essa FX4 tem detalhes exclusivos (Foto: Ford/divulgação)

Dentre as novidades dessa picape Ford, destaque para as rodas aro 18 pintadas de preto (de desenho compartilhado com a XLT), pneus de uso misto, santantônio tubular, grade dianteira inédita importada da Ranger norte-americana, faróis/lanternas com máscara negra e interior com detalhes estéticos em preto brilhante. Também marcam presença os adesivos espalhados pela carroceria, característicos de algumas versões do modelo.

Apesar de ter como único opcional um conjunto de rodas aro 17 e pneus off-road, ambos emprestados da Storm e custando R$2 mil adicionais, a FX4 conta com alguns acessórios que podem ser instalados na hora da compra, como por exemplo o snorkel, que permite imersão em até 80 cm de água, ou caixas organizadoras de 42 litros com tranca, para transportes de pequenos objetos na caçamba.

Acessório, o snorkel permite “mergulhos” de até 80 cm de profundidade (Foto: Ford/divulgação)

E como ela é baseada em versões mais caras, acaba trazendo boa oferta de equipamentos de série: ar-condicionado digital automático dual-zone, bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista, sensores de chuva e crepuscular, faróis full-LED, painel de instrumentos parcialmente digital, multimídia completa com 8” e câmera de ré, conectividade via aplicativo FordPass, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga-leve aro 18, 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista), controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (TC), controle automático de descida (HDC), assistente de partida em rampas (Hill Holder) e mais.

Por se basear em uma versão quase top de linha, a FX4 é bem equipada (Foto: Ford/divulgação)

Já disponível para compra na rede de concessionárias autorizadas Ford, a nova Ranger FX4 tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem. Ao todo, são seis opções de cores para a carroceria: Prata Geada, Branco Ártico, Preto Gales, Cinza Moscou, Vermelho Toscana e Vermelho Bari.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.