(Avaliação) Chevrolet Tracker Premier 1.0 turbo: Menos pressa, menos preço

Quando se tem um carro de sucesso, a fabricante quase sempre segue a mesma tendência: Aumentar as opções de versões, equipamentos e, por que não, motorizações, sempre com o objetivo de atingir o máximo de compradores possível. Pensando em ter Tracker pra todos os gostos e bolsos, a Chevrolet passou a oferecê-lo com motor 1.0 turbo na versão mais cara Premier.

Tracker Premier 1.0 turbo: Versão topo de linha com motorização de entrada (Foto: Lucca Mendonça)

Esse carro hoje custa cerca de R$139 mil, ou R$9 mil a menos que a Premier 1.2 turbo, mas ainda é versão topo de linha, ou seja, entrega todo o conteúdo de série e tecnologias disponíveis no modelo. A única exceção é o teto-solar panorâmico, que só os donos de Tracker 1.2 têm direito. Fora isso, está tudo lá: faróis Full-LED, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, monitor de ponto-cego, Park Assist (estaciona sozinho), carregador de celular sem fio, retrovisor fotocrômico, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Wi-Fi embarcado, ar-condicionado digital automático, bem como as rodas diamantadas aro 17, frisos cromados e por aí vai.

O que os olhos não veem

A maior diferença é aquela que o consumidor não vê: Seu motor é 1.0 turbo de três cilindros e 12 válvulas, o mesmo de Onix e Onix Plus, que desenvolve 116 cv e 16,3/16,8 mkgf de torque (gasolina/etanol). Embora visualmente idêntico ao 1.2 e trabalhando também com a esperta transmissão automática de 6 velocidades, esse 1.0 deixa o Tracker mais contido em força e desempenho. Não sobra nem falta, fica na linha do “suficiente”.

O motor 1.0 12v turboflex é idêntico ao seu irmão maior 1.2 quando visto de cima (Foto: Lucca Mendonça)

Ainda assim é um carro bem agradável de dirigir: Não deixa na mão nas ultrapassagens ou retomadas de velocidade graças ao torque máximo despejado aos 2 mil rpm (Antes disso ele já tem bastante força disponível, embora o turbo lag atrapalhe), e seu câmbio automático é “rápido no gatilho” pra reduzir ou então subir marchas quando é necessário. Fica devendo apenas a opção das trocas manuais, o que pode desagradar muitos, mas aparentemente não faz tanta falta assim graças à agilidade da caixa de seis velocidades.

Outro detalhe importante é que o modelo é leve mesmo nessa versão Premier, e isso reflete diretamente no baixo consumo de combustível: Maneirando o pé no acelerador, não é difícil bater a marca dos 13 km/l no ciclo urbano ou mais de 19 km/l no rodoviário, sempre com gasolina no seu pequeno tanque de 44 litros. Nem mesmo com o carro carregado, onde o motor quase sempre exige reduções e marchas esticadas, os números de consumo desapontaram.

Mesmo quando está carregado, situação que o motor 1.0 turbo é mais exigido, o Tracker é surpreendentemente econômico (Foto: Lucca Mendonça)

Nível “Premier” mantido

A estratégia da GM foi boa ao adaptar o motor 1.0 nesse Tracker topo de linha, já que tudo de “Premier” foi mantido. Chamam a atenção o bom nível de acabamento interno, rodar silencioso, com capricho no isolamento acústico especialmente da parte mecânica, e posição anatômica do motorista, que tem todos os comandos à mão e posto de condução ereto (incluindo amplos ajustes de banco e volante).

Por dentro: bom acabamento e mimos típicos da grife Premier (Foto: Lucca Mendonça)

Na equação, somam-se os acertos apurados de direção elétrica, freios e suspensões, mas ele tende a transferir mais impactos de buracos grandes e desníveis da pista do que deveria aos ocupantes, em especial com os pneus bem calibrados. Por outro lado, isso é compensado com bons níveis de estabilidade direcional e em curvas, que são feitas sem surpresas desde que não se abuse muito.

Espaçoso e modular. Faltou apenas uma suspensão mais suave em pisos irregulares (Foto: Lucca Mendonça)

Os passageiros vão confortáveis com relação ao espaço interno: Painel recuado, bancos não muito grandes e bom arranjo da cabine garantem folga de sobra para até 4 adultos e uma criança, que se acomoda bem no meio da segunda fileira. Modularidades como o teto alto e túnel central baixo, além dos 2,57 m de entre-eixos, ajudam a garantir bem-estar para todos que viajam no Tracker. O porta-malas, razoável, comporta até 393 litros, segundo a fabricante.

Porta-malas de 393 litros: Apenas suficiente (Foto: Lucca Mendonça)

Conclusão

Muitíssimo bem equipado e até requintado dentro das suas limitações, o Tracker é uma boa pedida nessa união de versão Premier topo de linha com motorização 1.0 turbo de entrada. É ideal pra quem não prioriza desempenho nem precisa andar sempre com o carro carregado, situações que o motor 1.2 faria toda a diferença pelos seus R$9 mil adicionais, mas também não abre mão de confortos e tecnologias embarcadas de uma versão que se diz “Premier”. Menos pressa, menos preço e conteúdos iguais…

Ficha técnica:

Concepção de motor: 999 cm³, flex, três cilindros, 12 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção indireta de combustível, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco e cabeçote em alumínio
Transmissão: Automática com conversor de torque e 6 velocidades, sem possibilidade de trocas manuais
Potência: 116 cv (gasolina/etanol) a 5.500 rpm
Torque: 16,3 mkgf/16,8 mkgf (gasolina/etanol) a 2.000 rpm
Suspensão dianteira: Independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: Eixo de torção com molas helicoidais
Direção: Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
Freios: Discos ventilados na dianteira, tambores na traseira
Pneus e rodas: Goodyear EfficientGrip, medidas 215/55. Rodas de liga-leve aro 17
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,27 m/1,79 m/1,62 m/2,57 m
Porta-malas: 393 litros
Tanque de combustível: 44 litros
Peso em ordem de marcha: 1.248 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 11 segundos (aproximadamente)
Velocidade máxima: 175 km/h (aproximadamente)
Preço básico: R$139.270

Itens de série:

06 Airbags (duplo frontal, duplo laterais e duplo de cortina), Alarme Anti-furto, Alerta de Colisão Frontal, Alerta de Ponto Cego, Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro, Brake Light, Cintos de segurança do motorista com ajuste de altura, Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores, Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos, Controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC), Faróis dianteiros tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras, Frenagem automática de emergência em baixa velocidade, Ganchos de ancoragem para cadeiras de crianças no padrão ISOFIX e TOP TETHER, Indicador de distância do veículo da frente, Indicador de nível de vida de óleo, Luz de condução diurna / Luz de posição em LED, Regulagem de altura dos faróis, Sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem (“EBD”) e assistência de frenagem de urgência (“PBA”), Sistema de imobilização do motor, Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Adesivo de coluna na cor preto, Friso cromado no contorno inferior do vidro das portas, Grade frontal com detalhes cromados, Lanterna em LED, Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado, Maçanetas internas cromadas, Parachoques pintados na cor do veículo com detalhes na cor prata, Rack de Teto na cor prata, Roda de alumínio aro 17″ com design exclusivo, Spoiler traseiro, Volante esportivo com revestimento premium, Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, Alça dianteira no teto, lado do passageiro, Alças traseiras no teto, Ar-condicionado digital, Assistente de partida em aclive, Câmera de ré, Carregador Wireless, Chave com sensor de aproximação, Cobertura do porta-malas, Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, Computador de bordo (Informações do Veículo, Viagem e Consumo), Console central com descansa-braço, Controlador de limite de velocidade, Controlador de velocidade de cruzeiro, Controles do rádio e telefone no volante, Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos, Desembaçador elétrico do vidro traseiro, Direção Elétrica Progressiva, Easy Entry – Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave, Easy Park – Sistema de Estacionamento Automático, Easy Start – Partida sem chave, Espelho retrovisor interno eletrocrômico, Espelhos retrovisores externos elétricos, com luz indicadora de direção integrada e na cor do veículo, Interruptor para inibir o airbag do lado do passageiro (com indicação visual), Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro, Luz de cortesia no porta-luvas, Luz de cortesia no porta-malas, Luz de cortesia traseira, Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro, Painel de instrumentos 3,5″ digital TFT colorido, Porta-malas com sistema de ajuste de espaço variável (piso), Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro, Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, Sistema de luz “leve-me” (acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto), Sistema de luz “siga-me” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após travamento das portas), Sistema Stop/Start (desligamento e partida do motor automático em paradas do veículo), Sombreiras – motorista e passageiro com espelho, cobertura e iluminação, Tomada de força 12V no console central, Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual (modo de seleção de marcha eletrônico ERS), Abertura remota da tampa de combustível, Trava elétrica das portas com acionamento na chave, Trava de segurança nas portas traseiras, Vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras com acionamento por “um toque”, antiesmagamento e fechamento/abertura automática pela chave, Bancos com revestimento premium nas cores Preto “Jet Black” e Azul “Captain Blue”, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco traseiro bipartido e rebatível, Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros com ajuste de altura, Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura, Antena de teto, Chevrolet MyLink com Tela LCD sensível ao toque de 8″, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Rádio AM/FM, Função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e Entrada USB, Conjunto de alto falantes – 6 unidades, Entrada USB dupla para o banco traseiro, Projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo, Wi-Fi embarcado no veículo para até 7 dispositivos eletrônicos, Acabamento interno em Preto “Jet Black” e Azul “Captain Blue”

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Tem 20 anos, cursa Publicidade e Propaganda, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos.