(Lançamento) Fiat Pulse enfim é lançado e pretende incomodar o VW Nivus. Preços começam em R$80 mil

A Fiat demorou, mas lançou o seu mais novo crossover Pulse. O carro, que já está praticamente pronto desde o início do ano, chegou até mesmo a aparecer na última edição do reality Big Brother Brasil, fora as prévias em teasers, vídeos institucionais, algumas imagens de divulgação e, claro, a infinidade de flagras de carros em testes Brasil afora. Confirmando boa parte do que dissemos em uma matéria publicada no meio do ano, que você pode ler clicando aqui, esse novo modelo da marca italiana é parcialmente derivado do hatch popular Argo, assim como seus rivais VW Nivus que vem do Polo, Honda WR-V que vem do Fit, CAOA-Chery Tiggo 3X Turbo que vem do antigo Celer, e por aí vai.

Foto: Fiat/divulgação

Como as modificações do Pulse foram bem profundas, ele acabou gerando uma nova plataforma, batizada de MLA. Além dos reforços estruturais e maior uso de aços de ultra e alta resistência, esse crossover da Fiat oferece boa parte do pacote de assistência à condução ADAS, já presente na Toro. Os itens vão desde alerta de colisão, passando por frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e até farol alto automático. Outra boa notícia são os 4 airbags de série desde a versão de entrada (dois frontais e dois laterais).

Foto: Fiat/divulgação

Seguindo a estratégia da marca, mimos como painel de instrumentos digital de 7”, multimídia de generosas 10” (ou 8,4” nas versões mais baratas), possibilidade de internet a bordo, função de vários comandos por voz, e por aí vai também estão presentes, sempre com o objetivo de manter a conectividade como um dos pontos fortes do modelo. Apesar da concepção construtiva do Pulse ainda ser a mesma do Argo, ele recebe uma recalibração nos sistemas de suspensão, direção e freios, que infelizmente ainda são a tambor nas rodas traseiras.

Foto: Fiat/divulgação

Diferentemente do Nivus, seu principal concorrente, ele manteve o formato de carroceria de um “hatch altinho”, sem maiores ousadias como o recorte coupé da traseira. Comparado com o Argo, do qual ele se origina, ele ganha 10 cm no comprimento, 8 cm na altura, 5 cm na largura e ainda um discreto aumento de 1 cm na distância entre-eixos. Seguindo a linha de crescimentos, o porta-malas foi quem mais ganhou nessa história: dos 300 litros originais do Argo, ele agora comporta 370 litros no Pulse.

Foto: Fiat/divulgação

Sob o capô do novo crossover ítalo-brasileiro, mais novidades: Ele estreia o novíssimo motor 1.0 T200 Flex, dotado de turbocompressor, injeção direta de combustível e sistema Multiair. Na realidade, ele é uma versão reduzida do T270 que estreou na picape Toro e no Jeep Compass 2022, mas mantém boa parte da tecnologia construtiva. No Pulse ele entrega saudáveis 125/130 cv e 20,4 mkgf de torque a 1.700 rpm (gasolina/etanol), ou seja, passa a liderar como o motor 1.0 turbo mais potente do mercado nacional.

Foto: Fiat/divulgação

Junto com ele, ao contrário do que muitos especulavam, não está o convencional câmbio automático Aisin de 6 marchas, mas sim uma caixa do tipo continuamente variável (CVT), também fornecida pela Aisin, mas com 7 velocidades simuladas. Lembrando que, assim como esperado, ele também oferece o motor 1.3 Firefly nas versões de entrada, com aspiração natural e duas válvulas por cilindro, desenvolvendo 98/107 cv e 13,2/13,7 mkgf de torque (gasolina/etanol). Além do câmbio manual de 5 marchas, os Pulse 1.3 também terão a opção da transmissão CVT, uma união inédita entre esse propulsor e uma caixa automática.

Os mais atentos notaram que esse 1.3 está com 3 cv e 0,5 mkgf de torque a menos do que nos Argo/Cronos, e isso provavelmente se deve a novos ajustes realizados pela engenharia da Fiat, além do processo de adequação dele com a nova transmissão automática. A dúvida que ainda paira é com relação a versão pseudo-aventureira do Argo, a Trekking, que hoje possui configuração 1.3 manual em um preço bem próximo do Pulse. Uma concorrência interna entre os dois carros seria inevitável, então mudanças serão feitas para evitar que isso ocorra.

O Argo Trekking usa o mesmo motor 1.3 e câmbio manual de 5 marchas, e custa praticamente o mesmo que o Pulse de entrada (Foto: Fiat/divulgação)

Outra promessa é que o Pulse se saia bem também no transpasse de valetas, buracos maiores ou lombadas, tudo graças aos 22 cm de altura do solo, e também os bons ângulos de entrada (20,5º) e saída (31,4º). Esse é um dos maiores argumentos de vendas do segmento dos crossovers, já que o visual off-road não passa de fantasia.

O modelo chega em cinco versões (Drive 1.3 MT5, Drive 1.3 AT7, Drive T200 AT7, Audace T200 AT7 e Impetus T200 AT7) com preços entre R$79.990 e R$115.990, já está disponível na rede de concessionárias Fiat de todo o país e pode ser pintado nas cores Preto Vulcano, Branco Banchisa e Vermelho Montecarlo (sólidas); Cinza Silverstone, Azul Amalfi e Prata Bari (metálicas); Branco Alaska (perolizada) e Cinza Strato (chamada de “cor especial”). Confira abaixo fotos, preços e itens de série de cada versão:

Drive 1.3 MT5 – R$79.990

Abertura elétrica do bocal de abastecimento, Airbags (4) – Frontal (2), Lateral (2), Alarme antifurto, Alerta de não utilização do cinto de segurança (5) – motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3), Fiat Sound System, Ar-condicionado automático e digital, ASR (Controle eletrônico de tração), Banco do motorista com regulagem de altura, Barras longitudinais no teto, Central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C., Chave canivete com telecomando, Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Desembaçador do vidro traseiro com temporizador, Direção elétrica, ESP (Controle eletrônico de estabilidade), ESS (Sinalização de frenagem de emergência), Faróis em LED, Função “Follow me Home”, Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX), HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar), Hill Holder (Assistente partida em rampa), Lanterna traseira em LED, LED DRL, Maçanetas na cor preta, Piloto automático (Cruise control), Repetidores de seta laterais em LED, Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down, Retrovisores externos na cor preta, Roda de liga leve de 16 polegadas, Sensor de estacionamento traseiro, TC+ (Traction Control Plus), Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h, USB traseira (Tipo A), Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, Volante com regularem de altura, iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus), Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável.

Drive 1.3 AT7 – R$89.990

Itens da Drive 1.3 MT5 + Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas), Maçanetas externas na cor da carroceria, Retrovisores externos na cor da carroceria, Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos e Modo Sport com botão de acionamento no volante.

Opcionais: Pack Plus de R$4.300 (câmera de ré, carregador de celular sem fio, chave presencial, partida remota do motor e pintura em dois tons) e Pack Connect////Me de R$3.150 (sistema Fiat Connect////Me, navegador embarcado e retrovisor interno fotocrômico).

Drive T200 AT7 – R$98.990

Mesmos itens da Drive 1.3 AT7 + Motor 1.0 turbo

Opcionais: Pack Plus II de R$6.740 (Rodas aro 17, bancos em couro ecológico, banco traseiro bipartido, volante revestido em couro com paddle-shifts, chave presencial, partida remota do motor e pintura em dois tons) e Pack Connect////Me de R$3.150 (sistema Fiat Connect////Me, navegador embarcado e retrovisor interno fotocrômico).

Audace T200 AT7 – R$107.990

Itens da Drive T200 AT7 + Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, Carregador wireless para smartphones por indução, Key Less Entry’n Go, Partida Remota via chave, Paddle Shifters (Aletas para mudança de marcha no volante), Volante com revestimento em couro, Banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de saída de pista) e AHB (Comutação automática de farol alto), Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular e Roda de liga leve de 16 polegadas diamantada.

Opcionais: Pack Design de R$5.200 (roda de liga-leve aro 17, bancos em couro ecológico e pintura em dois tons) e Pack Connect////Me de R$3.650 (sistema Fiat Connect////Me, navegador embarcado e multimídia de 10”).

Impetus T200 AT7 – R$115.990

Itens da Audace T200 AT7 + Bancos revestidos em couro, Cluster 7″ Full Digital, Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, Sistema de navegação GPS embarcado, Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia, Roda de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, Sensor de estacionamento dianteiro, Tapetes de carpete, Teto bicolor, Volante com regularem de altura e profundidade, Central multimídia com tela de 10,1″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.

Opcionais: Pack Connect////Me de R$2.650 (sistema Fiat Connect////Me).

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.