(Lançamento) Fiat Pulse Abarth é luz “sport” no fim do túnel. Preços começam em R$150 mil
O tão esperado e prometido desde março chegou. É o Fiat Pulse Abarth, versão esportiva do crossover metido à SUV da fabricante italiana. O modelo não só faz renascer a chama dos carros sport nacionais, como também resgata a marca Abarth no Brasil, que já esteve em versões bastante especiais do hatch médio Stilo e subcompacto 500. A novidade esportiva custa R$149.990, um pouco menos do que o cobrado por um Fastback topo de linha.
O Pulse Abarth é um pioneiro: nunca houve um SUV da grife do escorpião italiana em lugar nenhum do mundo. Para tal, o crossover da Fiat, que por sua vez deriva do hatch Argo, ganhou uma boa dose de melhorias na mecânica: suspensões (13% mais firmes e com nova barra estabilizadora dianteira), direção (mudanças mecânicas e na assistência elétrica), freios (acreditem, sem discos traseiros) e motorização (igual à do Jeep Commander flex) são especialmente preparados para o desempenho apimentado.
Além disso o visual também é bem mais nervoso, com faróis e lanternas de máscara negra, rodas exclusivas aro 18 com pintura preta, detalhes esportivos em vermelho pela carroceria, faixas e emblemas especiais, teto sempre pintado de preto, além do kit aerodinâmico completo (saias laterais, spoiler dianteiro e traseiro, aerofólio etc.) e um escape mais grosso com saídas duplas e novo exaustor. O desenvolvimento e produção do Pulse Abarth é totalmente nacional, oriunda de Betim, em Minas Gerais.
Para virar esportivo, o Pulse trocou o motor 1.0 turbo pelo 1.3 turbo que move até o grandalhão Jeep Commander. Chamado de T270, ele entrega nada menos que 180/185 cv de potência e brutais 27,5 mkgf de torque (gasolina/etanol), números surpreendentes para um carro desse porte. Casada a ele está a transmissão automática de seis marchas Aisin AT6, mesma de outros modelos do Grupo Stellantis, mas com relações encurtadas e comportamento acelerado para garantir o pique esportivo.
Pesando 1.280 kg, a novidade da Abarth tem ótima relação peso X potência (6,9 kg/cv), e isso se reflete no desempenho prático, onde o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. A velocidade máxima é limitada em 215 km/h quando abastecido com etanol. Segundo a Fiat, o conjunto mecânico passou por “um trabalho minucioso para atingir a afinação perfeita de um som vibrante e empolgante”.
Ainda assim o Pulse Abarth ainda é um crossover útil, já que tem mais de 21 cm de altura do solo e, apesar dos adereços, conservou parte dos bons ângulos de ataque e saída, essenciais para atravessar obstáculos. As rodas aro 17 tem maior talo e alívios de peso, enquanto os pneus são especiais e com alta eficiência para o uso esportivo (medidas 215/50). Belos exercícios de engenharia e preparação, algo como o que a Renault Sport fez para o finado Sandero R.S.
Por dentro ele é igual ao do irmão maior Fastback: tem painel de Pulse, instrumentos digitais, multimídia de 10,1”, ar-condicionado automático digital, mas com peculiaridades do console central parecido com o do Jeep Compass e volante emprestado do Fiat Argo (claro que com emblema Abarth). Por isso o Pulse Abarth tem como exclusividade na linha o freio de mão eletromecânico com função Auto Hold. Claro que bancos, laterais de porta ou outros pontos da cabine ganharam detalhes esportivos. Todo o interior é na cor preta.
Como cereja do bolo está o chamado Modo Poison (“veneno”), que faz companhia ao Modo Normal e Modo Manual (trocas de marchas via paddle-shifts no volante ou alavanca). No Poison todo o gerenciamento de acelerador eletrônico, direção elétrica e transmissão ficam ainda mais ariscos e prontos para acelerar, com respostas bem rápidas e espertas. Com ele ativado, há até vetorização dinâmica de força com novo comportamento: o sistema, que serve para distribuir o torque da melhor forma entre as rodas durante a rodagem, fica mais esportivo e permite boa dose de diversão ao volante. Até o freio-motor muda no modo mais esportivo, isso sem citar as eletrônicas de segurança.
Apostando na tecnologia, a nova versão esportiva é mais completa que um Pulse Impetus, atual top de linha com motor 1.0 turbo, e não oferece opcionais. Alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, farol alto automático, pacote de conectividade Connect////Me, faróis e lanternas full-LED, conexão com smartphone via Google Assistant ou Amazon Alexa, instrumentos digitais personalizados Abarth, carregador de celular sem fio, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial, entre outros itens são de série. Poderia ter ganhado os airbags de cortina, além dos frontais e laterais…
Os Pulse Abarth serão vendidos em suas próprias concessionárias Abarth, por enquanto com 48 pontos em operação. A meta é ter 60 em breve. São quatro cores disponíveis: Branco Banchisa, Preto Volcano, Cinza Strato e Vermelho Montecarlo (a única que troca os detalhes vermelhos na carroceria por preto ou cinza). Sua garantia é de dois anos sem limite de quilometragem.