(Lançamento) Fiat Pulse Abarth é luz “sport” no fim do túnel. Preços começam em R$150 mil

O tão esperado e prometido desde março chegou. É o Fiat Pulse Abarth, versão esportiva do crossover metido à SUV da fabricante italiana. O modelo não só faz renascer a chama dos carros sport nacionais, como também resgata a marca Abarth no Brasil, que já esteve em versões bastante especiais do hatch médio Stilo e subcompacto 500. A novidade esportiva custa R$149.990, um pouco menos do que o cobrado por um Fastback topo de linha.

Foto: Fiat/divulgação

O Pulse Abarth é um pioneiro: nunca houve um SUV da grife do escorpião italiana em lugar nenhum do mundo. Para tal, o crossover da Fiat, que por sua vez deriva do hatch Argo, ganhou uma boa dose de melhorias na mecânica: suspensões (13% mais firmes e com nova barra estabilizadora dianteira), direção (mudanças mecânicas e na assistência elétrica), freios (acreditem, sem discos traseiros) e motorização (igual à do Jeep Commander flex) são especialmente preparados para o desempenho apimentado.

Foto: Fiat/divulgação

Além disso o visual também é bem mais nervoso, com faróis e lanternas de máscara negra, rodas exclusivas aro 18 com pintura preta, detalhes esportivos em vermelho pela carroceria, faixas e emblemas especiais, teto sempre pintado de preto, além do kit aerodinâmico completo (saias laterais, spoiler dianteiro e traseiro, aerofólio etc.) e um escape mais grosso com saídas duplas e novo exaustor. O desenvolvimento e produção do Pulse Abarth é totalmente nacional, oriunda de Betim, em Minas Gerais.

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Para virar esportivo, o Pulse trocou o motor 1.0 turbo pelo 1.3 turbo que move até o grandalhão Jeep Commander. Chamado de T270, ele entrega nada menos que 180/185 cv de potência e brutais 27,5 mkgf de torque (gasolina/etanol), números surpreendentes para um carro desse porte. Casada a ele está a transmissão automática de seis marchas Aisin AT6, mesma de outros modelos do Grupo Stellantis, mas com relações encurtadas e comportamento acelerado para garantir o pique esportivo.

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Pesando 1.280 kg, a novidade da Abarth tem ótima relação peso X potência (6,9 kg/cv), e isso se reflete no desempenho prático, onde o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos. A velocidade máxima é limitada em 215 km/h quando abastecido com etanol. Segundo a Fiat, o conjunto mecânico passou por “um trabalho minucioso para atingir a afinação perfeita de um som vibrante e empolgante”.

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Ainda assim o Pulse Abarth ainda é um crossover útil, já que tem mais de 21 cm de altura do solo e, apesar dos adereços, conservou parte dos bons ângulos de ataque e saída, essenciais para atravessar obstáculos. As rodas aro 17 tem maior talo e alívios de peso, enquanto os pneus são especiais e com alta eficiência para o uso esportivo (medidas 215/50). Belos exercícios de engenharia e preparação, algo como o que a Renault Sport fez para o finado Sandero R.S.

Foto: Fiat/divulgação

Por dentro ele é igual ao do irmão maior Fastback: tem painel de Pulse, instrumentos digitais, multimídia de 10,1”, ar-condicionado automático digital, mas com peculiaridades do console central parecido com o do Jeep Compass e volante emprestado do Fiat Argo (claro que com emblema Abarth). Por isso o Pulse Abarth tem como exclusividade na linha o freio de mão eletromecânico com função Auto Hold. Claro que bancos, laterais de porta ou outros pontos da cabine ganharam detalhes esportivos. Todo o interior é na cor preta.

Como cereja do bolo está o chamado Modo Poison (“veneno”), que faz companhia ao Modo Normal e Modo Manual (trocas de marchas via paddle-shifts no volante ou alavanca). No Poison todo o gerenciamento de acelerador eletrônico, direção elétrica e transmissão ficam ainda mais ariscos e prontos para acelerar, com respostas bem rápidas e espertas. Com ele ativado, há até vetorização dinâmica de força com novo comportamento: o sistema, que serve para distribuir o torque da melhor forma entre as rodas durante a rodagem, fica mais esportivo e permite boa dose de diversão ao volante. Até o freio-motor muda no modo mais esportivo, isso sem citar as eletrônicas de segurança.

Apostando na tecnologia, a nova versão esportiva é mais completa que um Pulse Impetus, atual top de linha com motor 1.0 turbo, e não oferece opcionais. Alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, farol alto automático, pacote de conectividade Connect////Me, faróis e lanternas full-LED, conexão com smartphone via Google Assistant ou Amazon Alexa, instrumentos digitais personalizados Abarth, carregador de celular sem fio, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial, entre outros itens são de série. Poderia ter ganhado os airbags de cortina, além dos frontais e laterais…

Foto: Fiat/divulgação

Os Pulse Abarth serão vendidos em suas próprias concessionárias Abarth, por enquanto com 48 pontos em operação. A meta é ter 60 em breve. São quatro cores disponíveis: Branco Banchisa, Preto Volcano, Cinza Strato e Vermelho Montecarlo (a única que troca os detalhes vermelhos na carroceria por preto ou cinza). Sua garantia é de dois anos sem limite de quilometragem.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.