(Lançamento) Audi Q5 e Q5 Sportback híbridos plug-in são apresentados em duas versões

Depois do sucesso com o 100% elétrico e-tron, a Audi finalmente estreia seus híbridos no Brasil, que começam com o SUV médio Q5 e sua variação coupé Q5 Sportback. Ambos ganham uma discreta letra “e” nos seus sobrenomes (agora TFSIe), trazem tração integral Quattro e são importados do México. Eles chegam em duas versões: Performance e Performance Black.

Foto: Audi/divulgação

A dupla traz debaixo do capô o mesmo motor EA-888 a gasolina que move as outras versões, com 2.0 litros, turbo, injeção direta e duplo comando variável, que fornece aqui 252 cv de potência e 37,7 mkgf de torque. Da mesma forma, a transmissão automatizada de dupla embreagem (S-Tronic) com sete velocidades foi mantida.

Foto: Audi/divulgação

A única diferença é que o powertrain desses novos Q5 híbridos é composto ainda por um motor elétrico do tipo PSM (Permanent Synchronous Magnet, ou Síncrono de Ímãs Permanente), que entrega outros 143 cv e 35,7 mkgf. Combinando o 2.0 TFSI ao elétrico PSM, temos nada menos que 367 cv de potência e 51 mkgf de torque, responsáveis por levar o utilitário médio de 0 a 100 km/h em pouco mais de 5 segundos. A máxima, limitada eletronicamente, é de 210 km/h.

O conjunto de baterias com 104 células, que tem 18 kWh de capacidade e tensão acima dos 380 volts, fica sob o porta-malas, fazendo as vezes de “contrapeso” do motor a combustão, instalado na dianteira. A Audi destaca ainda um eficiente sistema de refrigeração unido, que engloba os circuitos que refrigeram as baterias, cabine (ar-condicionado), além do circuito de baixa temperatura do motor elétrico. Essa tecnologia promete aumentar a eficiência energética do carro e melhorar a sensação térmica dos ocupantes.

Foto: Audi/divulgação

Recarregáveis em tomadas residenciais de 220V, tomadas industriais ou Wallbox, os novos Q5 e Q5 Sportback de propulsão mista conseguem rodar até 62 km no modo puramente elétrico, momento em que suas velocidades máximas são limitadas em 132 km/h. Como de praxe, o sistema de regeneração de energia através de desaceleração e frenagem está presente, e, de quebra, a dupla traz ainda roda-livre e Start&Stop para o motor 2.0 TFSI.

Foto: Audi/divulgação

O motor elétrico é responsável pelas desacelerações de até 0,1 g, enquanto a regeneração se estende até 0,2 g. Acima disso, quem freia o carro são os discos nas quatro rodas, como em qualquer carro comum. Além dos modos de condução já oferecidos no Audi Drive Select, esses híbridos trazem ainda o EV (condução totalmente elétrica, padrão ao ligar o carro), Hold (condução totalmente a combustão, mantendo a carga da bateria) e Charge (unindo motor elétrico e a combustão para recarregarem as baterias).

Na lista de itens de série das novidades, se destacam os faróis full-LED Matrix, ar-condicionado digital automático de três zonas, painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit de 12,3”, bancos em couro com ajustes elétricos na dianteira, retrovisor fotocrômico borderless e muito mais. Nos opcionais ainda estão rodas aro 20, projetores de luzes externas nas portas ou câmera de gravação de percurso com conexão exclusiva através da multimídia do carro, por exemplo.

Foto: Audi/divulgação

Q5 e Q5 Sportback híbridos plug-in estão em pré-venda, por enquanto, em um lote limitado de 300 unidades. O preço inicial da dupla é de R$414 mil, valor referente a um Q5 TFSIe Quattro Perfomance. As novidades contam com garantia de dois anos sem limite de quilometragem para o carro, além de outra cobertura de oito anos ou 160 mil km (o que ocorrer primeiro) para o conjunto de baterias.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.