(Lançamento) Chevrolet Camaro se despede do Brasil com série especial Collection

O Chevrolet Camaro chega ao fim, não só no Brasil, mas também no mundo. A produção do memorável esportivo, vendido aqui sempre com motor V8, será encerrada em janeiro de 2024 na planta da GM em Michigan (EUA), e, no lugar dele, deve vir um elétrico. As chances de reutilizarem o nome, por enquanto, ainda são pequenas, mas sua morte faz parte de uma grande transição da Chevrolet para os elétricos mundo afora. Ou seja, era inevitável seu fim, assim como o dos Dodge Charger e Challenger, que também estão em fase de despedida. Em contrapartida, o Ford Mustang segue firme e forte, inclusive em nova geração na linha 2023.

Pelo menos, a Chevrolet preparou uma despedida digna ao Camaro, com uma série especial dedicada inclusive ao mercado brasileiro, onde o V8tão é vendido desde 2010. Nesses 13 anos, mais de 6.500 Camaro passaram a roncar por nossas ruas e estradas. A tal edição de despedida é a Collection, de certa forma baseada na Collector’s Edition para o mercado norte-americano (feita a partir do Camaro ZL1, e não do SS como a Collection), e que usa um nome que já marcou o fim da linha de duas gerações do sedan Vectra, além da Meriva e Zafira em 2012.

O Camaro Collection vendido no Brasil será limitado a 125 unidades numeradas, divididas entre a carroceria fastback de capota rígida e conversível, e se caracteriza pela pintura predominantemente preta, com faixas cinzas sobre o capô e tampa do porta-malas, tons que seguem no interior do V8. O pacote de equipamentos é praticamente o mesmo dos SS convencionais, mas, nesse caso, os proprietários ganham um kit especial (que não teve o conteúdo divulgado) e uma miniatura 1:18 idêntica ao carro comprado.

Foto: Chevrolet/divulgação

Seu conjunto mecânico traz motor V8 6.2 a gasolina, acoplado a transmissão automática de 10 marchas que despeja a força para as rodas traseiras, além de freios a disco e suspensões independentes nas quatro rodas. Com 461 cv de potência e quase 63 mkgf de torque, o Camaro Collection pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e tem velocidade máxima de até 290 km/h (coupê). Dentre suas tecnologias esportivas, há controle eletrônico de largada, função de aquecimento dos pneus traseiros e modo de condução para uso nas pistas.

Com previsão de entrega das 125 unidades a partir da virada do ano, a série especial de despedida do Camaro no Brasil estará exposto no próximo dia 17 de dezembro em Interlagos, durante a etapa final da Stock Car 2023. Preços? Permanecem mistérios, mas devem superar os mais de R$530 mil pedidos por um atual SS coupé de capota rígida.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.