(Lançamento) Hyundai Creta N-Line, “diferentão”, estreia linha esportivada no Brasil

Assim como a Audi tem a linha S, esportiva, e a S Line, que traz apenas o visual invocado com mecânica normal, a Hyundai trabalha com a N e N Line. A grife “esportivada” surgiu em 2015, cerca de três anos depois da realmente esportiva, e estreia agora no Brasil como uma nova versão do Creta, SUV compacto da marca coreana. Com reestilização programada para os próximos meses, o HB20 hatch deverá ser o próximo a entrar pra grife.

Foto: Hyundai/divulgação

Bem diferente dos seus irmãos “comuns”, o Creta N Line estreia globalmente no Brasil. Traz elementos inéditos no parachoque e grade dianteiros, realçando certa esportividade, e tem sempre teto pintado de preto. Na mesma pegada, o emblema dianteiro da Hyundai também foi escurecido. Claro que, como de costume, alguns adereços estéticos também fazem parte do pacote, como saias laterais, spoiler traseiro, rodas aro 17 exclusivas, saída de escapamento com ponteira dupla, faróis e lanternas com máscara negra e por aí vai.

Como o Creta de segunda geração sempre teve um visual polêmico, a Hyundai tentou amenizar as críticas com esse pacote inédito. Querendo ou não, o carro mudou de figura e está mais perto dos Hyundai europeus, melhores resolvidos no design.

Foto: Hyundai/divulgação

No interior, que é o ponto alto do SUV compacto da fabricante coreana, a aposta foi em black piano tomando o lugar de alguns cromados, pedaleira esportiva e bancos com costura vermelha. As maiores diferenças da cabine são a nova alavanca do câmbio automático, menor e também exclusiva, e o volante de três raios mais anatômico.

Motorização mais fraca, mas calibrações inéditas

Foto: Hyundai/divulgação

Debaixo do capô ele contraria as expectativas, que apontavam para o uso do 2.0 de quatro cilindros e aspiração natural, motor mais potente oferecido no modelo. Ao invés dele, o Creta N Line traz o mesmo 1.0 turbo GDI utilizado no HB20, com três cilindros e injeção direta de combustível, que entrega 120 cv de potência e 17,5 mkgf de torque. A transmissão é automática de seis velocidades, sem maiores segredos.

Ao menos, a Hyundai garantiu calibrações inéditas de molas e amortecedores, que deixaram a novidade com melhor comportamento dinâmico e maior rigidez do conjunto. Outra que mudou foi a direção elétrica, ficando mais precisa e pesada em prol de um estilo de condução mais arisco.

Foto: Hyundai/divulgação

Bem equipado

Sem opcionais, ele vem com conjunto óptico full-LED, sistema Start&Stop, teto-solar panorâmico, multimídia de 10,2” com diversas funcionalidades, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, detector de fadiga do condutor, farol com função alto automático, painel de instrumentos digital de 7”, ar-condicionado digital automático, banco do motorista com ventilação, câmera 360º, carregador de celular sem fio, sensores de chuva e crepuscular, 6 airbags e mais.

Foto: Hyundai/divulgação

O Novo Creta N Line se garante na farta lista de equipamentos de série, e se torna o mais completo da gama (e caro) com motorização 1.0 turbo. Boa parte do seu conteúdo, inclusive, vem da versão Ultimate 2.0, topo de linha.

Por enquanto, a nova linha esportivada do Creta está disponível na pré-venda, limitada em 200 unidades, por R$159.490. A venda ao grande público e distribuição para as concessionárias começam nos últimos dias do mês. Como “brinde”, a Hyundai dará, gratuitamente, R$1 mil de combustível Shell, 1 ano de Sem Parar e 10% de desconto para um eventual seguro automotivo da Santander Auto, mas isso é válido só para os primeiros compradores da novidade na pré-venda.

Foto: Hyundai/divulgação

O Creta N Line é oferecido em cinco cores: Preto Onix, Azul Sapphire, Branco Atlas, Prata Brisk e Cinza Silk. A Hyundai trabalha com garantia de 5 anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro.

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Com 23 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.