(Lançamento) Chevrolet Montana RS relança a moda das picapes esportivadas
Em meados dos anos 2000, quando a moda dos carros com design esportivo chegou ao seu auge, nem as picapes ficaram de fora: teve Ford Courier Sport, Fiat Strada Sporting, e inclusive a Chevrolet Montana Sport, que perdurou até pouco tempo atrás, na linha 2020. Desde então, era um segmento extinto, mas justamente a Chevrolet o fez renascer: na linha 2024, a Nova Montana passa a ter opção RS, já presente no Onix, Equinox, Tracker e Cruze hatch.
Por enquanto, só foram divulgadas as fotos e outros dados, mas sem preço oficial: esse “pequeno enorme” detalhe só virá em agosto, quando a novidade começa a chegar nas concessionárias. Mas, tanto AutoEsporte quanto Quatro Rodas já falam em R$151.890, ou cerca de R$3 mil mais caro que a atual topo de linha Premier. Segundo a GM, a versão RS da Montana foi apresentada primeiro no Brasil, ou seja, deve chegar em outros mercados.
Seguindo o estilo da grife em outros modelos, a picape traz grade exclusiva em preto brilhante com a sigla “RS” vermelha, emblemas da carroceria na cor preta (incluindo a gravata), conjunto exclusivo unindo rack de teto e santantônio da caçamba, rodas aro 17 com pintura em dois tons (mesmo desenho da versão Premier, outro acabamento), capas dos retrovisores em preto brilhante e interior personalizado, com bancos estampados da grife, costuras vermelhas no painel e lateral das portas, além de detalhes em black piano na cabine.
A lista de equipamentos é praticamente igual a da Premier, com destaque para o conjunto óptico full LED, ar-condicionado automático digital, multimídia de 8” com conexões sem fio, carregador de celular sem fio, chave presencial com partida por botão, sensor crepuscular, concierge OnStar, internet a bordo com roteador 4G, conexão com app MyChevrolet, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, 6 airbags, monitor de ponto-cego e por aí vai. Toda a gama de acessórios da picape também está disponível nessa nova versão.
O motor 1.2 turboflex de três cilindros e 12 válvulas é o mesmo, com 132/133 cv de potência e 19,4/21,4 mkgf de torque, acoplado a transmissão automática de seis marchas. Falando em desempenho, a nova picape esportivada consegue ir de 0 a 100 km/h em pouco mais de 10 segundos, tendo sua velocidade máxima limitada em 180 km/h. Com 874 litros de capacidade na caçamba, a picape pode carregar até 600 kg e é vendida sempre na carroceria de quatro portas, cabine dupla.
A nova versão, que chega em agosto e aparecerá no próximo Festival de Interlagos no final de julho, vem complementar o time já composto pela MT, LT, LTZ e Premier. São quatro cores: Branco Summit, Preto Ouro Negro, Vermelho Chili e um tom inédito, chamado de Cinza Rush. Até então, a picape não tinha nenhuma opção cinza. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.