(Lançamento) Chevrolet Montana RS relança a moda das picapes esportivadas

Em meados dos anos 2000, quando a moda dos carros com design esportivo chegou ao seu auge, nem as picapes ficaram de fora: teve Ford Courier Sport, Fiat Strada Sporting, e inclusive a Chevrolet Montana Sport, que perdurou até pouco tempo atrás, na linha 2020. Desde então, era um segmento extinto, mas justamente a Chevrolet o fez renascer: na linha 2024, a Nova Montana passa a ter opção RS, já presente no Onix, Equinox, Tracker e Cruze hatch.

Por enquanto, só foram divulgadas as fotos e outros dados, mas sem preço oficial: esse “pequeno enorme” detalhe só virá em agosto, quando a novidade começa a chegar nas concessionárias. Mas, tanto AutoEsporte quanto Quatro Rodas já falam em R$151.890, ou cerca de R$3 mil mais caro que a atual topo de linha Premier. Segundo a GM, a versão RS da Montana foi apresentada primeiro no Brasil, ou seja, deve chegar em outros mercados.

Foto: Chevrolet/divulgação

Seguindo o estilo da grife em outros modelos, a picape traz grade exclusiva em preto brilhante com a sigla “RS” vermelha, emblemas da carroceria na cor preta (incluindo a gravata), conjunto exclusivo unindo rack de teto e santantônio da caçamba, rodas aro 17 com pintura em dois tons (mesmo desenho da versão Premier, outro acabamento), capas dos retrovisores em preto brilhante e interior personalizado, com bancos estampados da grife, costuras vermelhas no painel e lateral das portas, além de detalhes em black piano na cabine.

A lista de equipamentos é praticamente igual a da Premier, com destaque para o conjunto óptico full LED, ar-condicionado automático digital, multimídia de 8” com conexões sem fio, carregador de celular sem fio, chave presencial com partida por botão, sensor crepuscular, concierge OnStar, internet a bordo com roteador 4G, conexão com app MyChevrolet, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, 6 airbags, monitor de ponto-cego e por aí vai. Toda a gama de acessórios da picape também está disponível nessa nova versão.

O motor 1.2 turboflex de três cilindros e 12 válvulas é o mesmo, com 132/133 cv de potência e 19,4/21,4 mkgf de torque, acoplado a transmissão automática de seis marchas. Falando em desempenho, a nova picape esportivada consegue ir de 0 a 100 km/h em pouco mais de 10 segundos, tendo sua velocidade máxima limitada em 180 km/h. Com 874 litros de capacidade na caçamba, a picape pode carregar até 600 kg e é vendida sempre na carroceria de quatro portas, cabine dupla.

A nova versão, que chega em agosto e aparecerá no próximo Festival de Interlagos no final de julho, vem complementar o time já composto pela MT, LT, LTZ e Premier. São quatro cores: Branco Summit, Preto Ouro Negro, Vermelho Chili e um tom inédito, chamado de Cinza Rush. Até então, a picape não tinha nenhuma opção cinza. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.