(Lançamento) Hyundai HB20S 2023 estreia mais cedo que o esperado. Veja detalhes

A Hyundai brasileira adiantou seus próprios planos e decidiu iniciar as vendas do seu sedan compacto renovado HB20S 2023 já nessa segunda quinzena de agosto. A previsão era para estrear em outubro, mas, provavelmente, as novidades da concorrência adiantaram o cronograma da marca coreana.

Foto: Hyundai/divulgação

O modelo tem design atualizado, repetindo a dose já vista na dianteira e interior do HB20 hatch, enquanto na porção traseira estão novas lanternas, unidas por uma extensão na tampa do porta-malas, e parachoques inéditos. Ele cresceu 6,5 cm no comprimento, enquanto largura e entre-eixos não foram alterados.

Mecanicamente estão os dois motores 1.0 de três cilindros, sendo um de aspiração natural com 75/80 cv de potência e 9,4/10,2 mkgf de torque, além do turbo TGDI com 120 cv e 17,5 mkgf (gasolina/etanol). Na transmissão, a mesma receita do hatch: câmbio manual de 5 marchas nas versões de entrada (aspiradas), e uma caixa automática de seis velocidades para as configurações mais caras (turbo).

Foto: Hyundai/divulgação

A gama de versões da novidade, inclusive, é formada pela Comfort e Limited, ambas 1.0 aspiradas com transmissão manual de 5 marchas, seguidas pelas Comfort turbo, Platinum turbo e Platinum Plus turbo com transmissão automática de seis velocidades. Seus preços variam entre R$85.890 e R$120.990 (confira abaixo os valores de cada configuração).

Foto: Hyundai/divulgação

Como diferenciais em relação ao hatch, o sedan traz interior cinza (painel, laterais de porta, bancos, volante e forro de teto), e novo design de rodas e calotas. Outro item que não está disponível no HB20 e estreia no HB20S é o sistema Smart Trunk, que nada mais é do que a abertura da tampa do porta-malas através de sensor de aproximação. Essa tecnologia, que é comum em SUVs e sedans mais premium, pretende facilitar a vida de quem está com as mãos cheias e não consegue abrir o compartimento manualmente.

Foto: Hyundai/divulgação

Seus itens de série são similares aos do modelo hatch, incluindo o piloto automático com limitador de velocidade, painel de instrumentos digital, ar-condicionado digital automático, partida remota do motor, sistema Start&Stop, multimídia de 8” com conexões Android Auto/Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução, sistema de conectividade Bluelink, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, rodas de liga aro 16 etc. Lembrando que boa parte disso é exclusividade dos carros mais caros.

Foto: Hyundai/divulgação

Na segurança, a excelente notícia dos 6 airbags de série (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), além do pacote SmartSense das versões topo de linha, que engloba assistentes de condução como alerta de colisão, alerta de saída de faixa ativo, monitor de ponto-cego ativo, alerta de tráfego cruzado traseiro ativo e alerta de desembarque seguro. Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP e TCS), além do Hill Holder e fixação ISOFIX para cadeirinhas também são itens padrão para todas as versões.

Foto: Hyundai/divulgação

A paleta de cores do modelo é composta pelas cores Branco Atlas e Preto Onix (sólidas), Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk (metálicas), e Azul Sapphire (perolizada). Sua garantia tem duração de 5 anos sem limite de quilometragem.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.