(Avaliação) Fastback 1.3 turbo: qual é a do SUV coupé da Fiat?

Um ótimo nome, um produto queridinho, um powertrain refinado, boas tecnologias e origem interessante. O que acontece se juntar tudo isso? Nasce esse cara das fotos, o tão esperado Fiat Fastback. Ele é feito sobre a mesma base MLA do Pulse, mas está mais para um “primo rico” e SUV do Cronos, sedan do Argo, com quem compartilha até as portas. Mas se já existe o Pulse turbo atuando como SUV compacto na faixa de R$110 mil a cerca de R$150 mil, o que falar do Fastback, que é parecido, coupé, e um pouco mais caro? Redundante?

Se já existe o Pulse turbo, faz sentido um Fastback? (Foto: Lucca Mendonça)

Já adianto que não. O Fastback tem seu charme, que alguns amam e outros odeiam, e uma pitada própria de exclusividade, pelo menos na versão Limited Edition avaliada, topo de linha e única 1.3 turboflex, que sai por R$155 mil. Esse estilo coupé numa carroceria mais longa que a do Jeep Compass feita sobre um entre-eixos limitado de 2,53 m não é o suprassumo das proporções estilísticas, ainda mais com pequenas caixas de roda que acomodam um bonito jogo aro 18. Realmente seu estilo é uma faca de dois gumes: tem quem admire, ache lindíssimo, e outros só torcem o nariz.

Divide opiniões: há quem ache lindo, e há quem odeie o design do Fastback (Foto: Lucca Mendonça)

O que mais atrai nessa versão mais cara é o conjunto mecânico, mesmo inclusive do grandalhão de sete lugares Jeep Commander. Com injeção direta, o 1.3 turboflex T270 ou GSE é multiuso dentro da Stellantis. Em todos os casos tem ótima potência específica, de até 143 cv/litro, o que resulta nos 180/185 cv totais, enquanto a força (torque) é de 27,5 mkgf, quer seja com gasolina ou etanol no tanque. Para se ter uma ideia, o Fastback T270 não fica muito aquém do legítimo esportivo Pulse Abarth quando o assunto é desempenho. Os dois tem a mesmíssima motorização e só 20 kg de diferença no peso final, então…

Em resumo, o Fastback T270 anda muito bem, até mais do que o esperado pra um SUV dito rápido. O câmbio da Aisin é um dos mais espertos do mercado, e está sempre pronto pra acelerar. Aliás, falta um modo de condução mais “mansinho”, como um ECO, para que o carro priorize o consumo. Quem busca grandes emoções ativa a tecla do escorpião vermelho pelo volante, onde ele literalmente entrega tudo que o motorista precisa: até o ronco do motor fica mais grave e nítido, e os parâmetros de direção e pedal do acelerador mudam bastante. Os números falam de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos com etanol!

Botão vermelho no volante diz tudo (Foto: Lucca Mendonça)

Apesar da fama de beberrão que sempre o acompanhou, esse 1.3 turboflex nunca se mostrou tão econômico quanto no Fastback. O motivo é simples: o carro não é tão pesado, motor e câmbio trabalham longe dos limites e, como cereja do bolo, o SUV coupé tem linhas fluídas que favorecem o arrasto aerodinâmico (número que a Fiat não divulga). Conseguimos, com etanol, passar dos 9 km/l na cidade e cravar 12,5 km/l na estrada, elogiáveis para um cara tão rápido. Vale destacar o Start&Stop sempre presente: não vacilou nenhuma vez.

Mas só motor e câmbio não fazem um carro, ainda mais um tão polêmico quanto esse Fastback. E sem falar que esses atrativos do desempenho especial só estão no carro mais caro, e não nos 1.0 turbo mais baratos. Quem olha esse SUV coupé por dentro vê um Pulse com certas (e boas) diferenças. Painel, volante, instrumentos, bancos e laterais de porta, por exemplo, são os mesmos tanto para um quanto para o outro, mas, como é superior, restou ao Fastback adotar coisas que o Pulse não tem.

Interior vem do Pulse. Não é ruim (Foto: Lucca Mendonça)

Aí vieram as úteis saídas de ar-condicionado traseiras, freio de mão eletromecânico com Auto Hold e um console central bonitinho, que só seria melhor com um apoio de braço mais alto. Nesse ponto é tudo bem parecido com o Jeep Compass, o que explica o console ficar tão espremido entre os bancos: até o fecho do cinto é difícil de ser acessado. Um segredo é o enorme “baú” debaixo do porta-copos, até com forração própria, ideal para guardar coisas mais valiosas. O restante é quase tudo by Pulse, e isso é ótimo, já que significa ergonomia agradável e função/forma bem equilibrados. O estilo coupé só é notado olhando a janela traseira no melhor estilo “proporção 16:9”.

Console central com freio de mão eletromecânico e Auto Hold é bem-vindo (Foto: Lucca Mendonça)

Apesar do acabamento que desaponta com tanto plástico e até algumas falhas de montagem, o Fastback está num degrau acima do Pulse, seu parente próximo. Literalmente, já que tem posição de guiar mais alta. É um carro silencioso na maior parte do tempo, mas o conjunto de rodas e pneus interfere bastante: além dos largos e baixos Continental PremiumContact 6, com maior ruído de rolagem e menor absorção de impactos, as suspensões mereciam uma calibração mais macia. São durinhas, provavelmente, para favorecer a dinâmica da carroceria num carro de 185 cv, e nisso são excelentes: para um SUV, esse Fiat é muito estável, comportado e preciso na condução.

Nessa versão há grandes rodas, com pneus largos e baixos (Foto: Lucca Mendonça)

E se engana quem pensa que a plataforma limitada complicou o espaço dos passageiros no Fastback. O carro, pelo incrível que pareça, transporta sem muito problema os cinco passageiros, livres de apertos para pernas ou cabeça. Num exemplo prático, dois ocupantes com mais de 1,85 m conseguem sentar-se um na frente do outro sem apertos. E, na segunda fileira, já que o caimento do teto acontece só na altura do encosto traseiro, não existe aquele incômodo das cabeçadas no forro ou vidro, por exemplo. Ainda sobrou muito para o porta-malas: 516 litros, acessados por uma tampa colossal de tão grande. Aqui ele está de parabéns: um legítimo utilitário.

Essa versão é a mais cara e mais completa, mas nem por isso fica livre de pendências. Os freios traseiros são a tambor, sistema mais antigo e menos eficiente que discos, e, pasmem, só há 4 airbags! A plataforma até pode ser uma justificativa para o sistema de freios, mas quanto as bolsas infláveis não tem como perdoar: até populares como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix já trazem mais. Mancada!

Um carro desse porte, nível e preço com quatro airbags: mancada! (Foto: Lucca Mendonça)

Mas há muito à oferecer, como conjunto óptico Full LED com comutação automática do farol alto, luzes de conversão estática, faróis de neblina em LED, multimídia completíssima com mais de 10”, painel de instrumentos totalmente digital, ar-condicionado automático, carregador de celular sem fio, retrovisor interno fotocrômico, partida remota do motor, bancos em couro, retrovisores eletricamente rebatíveis, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, sensores de chuva e crepuscular. Bem recheado. Opcionalmente pode ser adquirido ainda o Connect////Me com internet 4G e mais mordomias.

Realmente o Fastback é algo diferenciado. Não é aquele SUV da Toro que foi exibido como conceito, todo bonitão, mas sim algo feito com o que havia disponível de bate-pronto. E, claro, deriva dos compactos: Argo, Cronos, Pulse etc, mesmo sendo mais premium que os três. Se tem espaço pra ele? As 10 mil unidades vendidas em 1 mês e meio respondem muito bem essa pergunta. Gerou polêmica, mas a galera gostou. Bingo!

Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.332 cm³, flex, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção direta de combustível, comando de válvulas único no cabeçote, variador de fase no escape, MultiAir, bloco e cabeçote em alumínio

Transmissão: automática com conversor de torque e seis marchas. Opção de trocas manuais na alavanca ou paddle-shifts

Potência: 180/185 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)

Torque: 27,5 mkgf a 1.750 rpm (gasolina/etanol)

Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora

Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais

Direção: com assistência elétrica progressiva

Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

Pneus e rodas: Continental PremiumContact 6, medidas 215/45 e rodas de liga-leve aro 18

Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,42 m/1,77 m/1,54 m/2,53 m

Porta-malas: 516 litros

Tanque de combustível: 47 litros

Peso em ordem de marcha: 1.304 kg (carro avaliado)

Aceleração 0 a 100 km/h: 8,4/8,1 segundos (gasolina/etanol)

Velocidade máxima: 210 km/h (limitada eletronicamente)

Preço básico: R$154.990 (carro avaliado: R$159.830)

Itens de série:

Câmera Traseira com Linhas Adaptativas, Gancho Universal Para Fixação De Cadeira Para Crianças (isofix), Sensores De Estacionamento Dianteiros e Traseiros, Antena Esportiva (Tubarão), Ar-condicionado Automático Digital, Retrovisores Externos Com Rebatimento Elétrico, Banco Do Motorista Com Regulagem De Altura, Iluminação externa em LED, Console Central Com Apoio De Braço, Porta-copos Removível e Porta-objetos, Piloto Automático com Limitador Eletrônico de Velocidade, Alerta de Cinto não Afivelado Para os Cinco Ocupantes, Pacote ADAS: AEB (frenagem Autônoma De Emergência), LDW (alerta De Mudança Involuntária De Faixa) E AHB (comutação Automática De Farol Alto), ESP, ASR, ESS, Quadro De Instrumentos 7″ Digital Multifuncional, Freio De Estacionamento Eletrônico Com Auto Hold, Luz De Cortesia Nos Retrovisores Externos, Função “Follow Me Home”, 4 Airbags: Frontal (2), Tórax/Cabeça (2), Bloqueio Eletrônico do Diferencial, Carregador de Celular por Indução, Roda Esportiva De Liga Leve Aro 18 Com Pintura Escurecida e Pneus 215/45, Retrovisor Interno Eletrocrômico, Volante Com Regularem De Altura E Profundidade, Saídas Do Ar Condicionado Para Os Bancos Traseiros, Hill Holder (Assistente De Partida Em Rampa), Partida Remota Via Chave, Retrovisores Externos Com Função Tilt Down, Volante Com Revestimento Em Couro, Central Multimídia de 10,1″ com Apple Car Play/Android Auto Wireless, Comandos De Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Portas USB Tipo A e Tipo C, Key Less Entry’n Go, Porta USB Traseira (tipo A), TPMS (monitoramento De Pressão Dos Pneus), Bancos Revestidos Em Couro, Teto Bicolor, Modo Sport Com Botão De Acionamento No Volante, Sensor De Chuva e Crepuscular, Alarme Antifurto, Faróis De Neblina Dianteiros Com Função Cornering Lamps, Paddle-Shifts, Freios ABS com EBD

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.