Ford terá Transit elétrica, chassi e automática no Brasil em 2023
A Ford viu potencial de mercado com o utilitário Transit por aqui. Depois de lançar inicialmente sua versão minibus para passageiros, a marca logo trouxe a carroceria furgão e ampliou sua gama profissional por aqui. A aposta do modelo é na tecnologia embarcada, superior à das concorrentes, e conectividade que facilita o uso diário. É a única van que pode ter itens como piloto automático adaptativo ou conectividade com smartphone via aplicativo no Brasil, por exemplo. O modelo é montado pela Nordex no Uruguai, mas vem em CKD da Europa.
Para 2023, a Ford promete outras duas novidades, além da 100% elétrica: versão chassis e transmissão automática, ambas já existentes no exterior. As promessas estiveram na Fenatran 2022, e fazem parte da expansão da Divisão de Veículos Comerciais Ford do Brasil, braço que só cuida da família Transit dentro do mercado nacional. Por enquanto, a Transit Minibus atingiu picos de 17% de participação no segmento, enquanto a Furgão registrou até 11%.
Voltando às novidades prometidas para o próximo ano, quem deve chegar primeiro é a Transit automática. Ela, aliás, será a primeira large van com esse tipo de transmissão no Brasil. A Mercedes chegou a oferecer por aqui a Sprinter automatizada, também sem o pedal de embreagem, mas com outra espécie de caixa. A van da Ford terá nada menos que 10 marchas, utilizando o mesmo câmbio do esportivo Mustang, mas aliado ao motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e cerca de 41 mkgf de torque ao invés do tradicional V8 5.0 Coyote.
O modelo, já sucesso nos EUA, onde quase tudo que anda tem transmissão automática, chegará ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2023 com promessa de “soluções de engenharia que garantem grande robustez e durabilidade e permitem extrair a máxima eficiência do motor, reduzindo o custo de operação da frota”, como diz a própria Ford. Por aqui será vendida na carroceria minibus (vidrada, de 15 ou 18 passageiros), além do furgão longo (12,4 m³). Curiosamente, a outra novidade, chassis, por enquanto não terá câmbio automático nem como opcional…
Falando nela, inclusive, a Transit Chassis será a próxima na sucessão de lançamentos, se apresentando no segundo semestre de 2023 em variações de 3.500 e 4.700 kg de PBT. A primeira poderá ser conduzida por motoristas de habilitação tipo B, mesma de carros de passeio. Sua capacidade de carga supera os 2.500 kg, o que permite diversos tipos de uso e modificações para plataforma, ambulância, baú seco ou refrigerado, caçamba multiuso de metal ou madeira, transporte volumétrico ou pequenos tanques. Ela terá o mesmo 2.0 turbodiesel aliado a um câmbio manual de 6 marchas.
Diferentemente do esperado, a Ford adotou outra estratégia com a E-Transit, versão 100% elétrica. Por enquanto o modelo está sendo distribuído para frotas de algumas grandes empresas por método de comodato (é de propriedade da fabricante e cedido para as empresas), afinal por enquanto estão estudando as necessidades, estilos de uso e recarga, além das rotas dos principais possíveis clientes. O objetivo é entregar a melhor opção de negócio no primeiro momento, para depois, aí sim, começar a oferta de venda ao grande público.
Por essas e outras a Ford ainda não adiantou sobre preços, mas deu informações importantes sobre a novidade eletrificada. Suas baterias são de íon-lítio com 68 kWh e ficam instaladas no assoalho, enquanto o motor elétrico é traseiro, despejando a força para as rodas de trás. O modelo entrega cerca de 270 cv de potência com 32 mkgf de torque, e promete ter custo de operação 40% menor que o das Transit a combustão. A marca do Oval Azul diz que o utilitário pode ter até 317 km de alcance nas mais ideais condições de carga, peso, versão, temperatura, pista e estilo de condução. Nas piores hipóteses, 200 km.