Ford terá Transit elétrica, chassi e automática no Brasil em 2023

A Ford viu potencial de mercado com o utilitário Transit por aqui. Depois de lançar inicialmente sua versão minibus para passageiros, a marca logo trouxe a carroceria furgão e ampliou sua gama profissional por aqui. A aposta do modelo é na tecnologia embarcada, superior à das concorrentes, e conectividade que facilita o uso diário. É a única van que pode ter itens como piloto automático adaptativo ou conectividade com smartphone via aplicativo no Brasil, por exemplo. O modelo é montado pela Nordex no Uruguai, mas vem em CKD da Europa.

Transit é montada no Uruguai (Foto: Ford/divulgação)

Para 2023, a Ford promete outras duas novidades, além da 100% elétrica: versão chassis e transmissão automática, ambas já existentes no exterior. As promessas estiveram na Fenatran 2022, e fazem parte da expansão da Divisão de Veículos Comerciais Ford do Brasil, braço que só cuida da família Transit dentro do mercado nacional. Por enquanto, a Transit Minibus atingiu picos de 17% de participação no segmento, enquanto a Furgão registrou até 11%.

Voltando às novidades prometidas para o próximo ano, quem deve chegar primeiro é a Transit automática. Ela, aliás, será a primeira large van com esse tipo de transmissão no Brasil. A Mercedes chegou a oferecer por aqui a Sprinter automatizada, também sem o pedal de embreagem, mas com outra espécie de caixa. A van da Ford terá nada menos que 10 marchas, utilizando o mesmo câmbio do esportivo Mustang, mas aliado ao motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e cerca de 41 mkgf de torque ao invés do tradicional V8 5.0 Coyote.

Transit será a primeira van automática do Brasil (Foto: Ford/divulgação)

O modelo, já sucesso nos EUA, onde quase tudo que anda tem transmissão automática, chegará ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2023 com promessa de “soluções de engenharia que garantem grande robustez e durabilidade e permitem extrair a máxima eficiência do motor, reduzindo o custo de operação da frota”, como diz a própria Ford. Por aqui será vendida na carroceria minibus (vidrada, de 15 ou 18 passageiros), além do furgão longo (12,4 m³). Curiosamente, a outra novidade, chassis, por enquanto não terá câmbio automático nem como opcional…

Chassis virá no segundo semeste de 2023, mas sem câmbio automático (Foto: Ford/divulgação)

Falando nela, inclusive, a Transit Chassis será a próxima na sucessão de lançamentos, se apresentando no segundo semestre de 2023 em variações de 3.500 e 4.700 kg de PBT. A primeira poderá ser conduzida por motoristas de habilitação tipo B, mesma de carros de passeio. Sua capacidade de carga supera os 2.500 kg, o que permite diversos tipos de uso e modificações para plataforma, ambulância, baú seco ou refrigerado, caçamba multiuso de metal ou madeira, transporte volumétrico ou pequenos tanques. Ela terá o mesmo 2.0 turbodiesel aliado a um câmbio manual de 6 marchas.

Elétrica está primeiro em comodato com empresas (Foto: Ford/divulgação)

Diferentemente do esperado, a Ford adotou outra estratégia com a E-Transit, versão 100% elétrica. Por enquanto o modelo está sendo distribuído para frotas de algumas grandes empresas por método de comodato (é de propriedade da fabricante e cedido para as empresas), afinal por enquanto estão estudando as necessidades, estilos de uso e recarga, além das rotas dos principais possíveis clientes. O objetivo é entregar a melhor opção de negócio no primeiro momento, para depois, aí sim, começar a oferta de venda ao grande público.

Por essas e outras a Ford ainda não adiantou sobre preços, mas deu informações importantes sobre a novidade eletrificada. Suas baterias são de íon-lítio com 68 kWh e ficam instaladas no assoalho, enquanto o motor elétrico é traseiro, despejando a força para as rodas de trás. O modelo entrega cerca de 270 cv de potência com 32 mkgf de torque, e promete ter custo de operação 40% menor que o das Transit a combustão. A marca do Oval Azul diz que o utilitário pode ter até 317 km de alcance nas mais ideais condições de carga, peso, versão, temperatura, pista e estilo de condução. Nas piores hipóteses, 200 km.

Elétrica pode superar os 300 km de alcance (Foto: Ford/divulgação)
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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.