(Lançamento) Ford Maverick estreia em versão única Lariat FX4 por R$240 mil

Ford Maverick já está entre nós. Calma, estou falando da picape, e não do sedan concorrente do Chevrolet Opala nos anos 70. A mais nova aposta da fabricante do oval azul é um pouco maior que uma Fiat Toro, tem construção monobloco, muita tecnologia embarcada e bastante coisa em comum com o SUV Bronco, incluindo o powertrain completo. Em versão única, Lariat FX4, a Maverick chega por R$239.990, e tem até opção de blindagem certificada pela Ford por cerca de R$80 mil adicionais.

Nós já contamos praticamente tudo sobre ela aqui, mas não custa relembrar: Ela é uma picape cabine dupla com construção monobloco, igual à dos carros de passeio, fabricada no México e construída sobre a base C2, mesma do Bronco. Com ele, a Maverick também compartilha o conjunto mecânico completo (motor, transmissão, freios, direção, suspensões e por aí vai), além das tecnologias embarcadas.

Plataforma C2 é a mesma do Bronco (Foto: Ford/divulgação)

Sob o capô da novidade está o moderno 2.0 16V turbo da família EcoBoost, movido só a gasolina, com duplo comando de válvulas variáveis, injeção direta, fundição completa em alumínio e superalimentado por um turbocompressor com intercooler. No conjunto também está inclusa a transmissão automática de 8 velocidades e, claro, tração integral (AWD). Vale destacar também que existe um seletor de tipos de terreno, controle automático de descida, freios a disco nas quatro rodas e por aí vai.

Os 253 cv de potência e 38,7 mkgf de torque que o conjunto produz levam a picape de quase 1.800kg da Ford aos 100 km/h em apenas 7,2 segundos, segundo dados oficiais, e garantem consumo de 8,8 km/l no ciclo urbano e 11,1 km/l no rodoviário pelos números do Inmetro. A fabricante ainda diz que a Maverick é a união de um veículo urbano, esportivo e off-road, mas sem abandonar o lado picape, garantido pela caçamba de 943 litros e até 617 kg de capacidade de carga.

A picape não deixa de lado o bom espaço da caçamba (Foto: Ford/divulgação)

Para efeito de comparação, a Maverick mede 5,07 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,74 m de altura e tem 3,07 m de entre-eixos, enquanto a Toro tem 4,94 m, 1,84 m, 1,73 m e 2,99 m, respectivamente. Na prática, o que as picapes da Ford e da Fiat mais tem em comum é o tamanho e o tipo de construção (incluindo as suspensões independentes nas quatro rodas com fixação multibraço do eixo traseiro), já que ambas são distintas em preço, motorização e proposta.

Vale lembrar também que a Toro é derivada de um SUV compacto, o Jeep Renegade, enquanto a Maverick parte de um médio, o Ford Bronco.

As semelhanças com a Toro param no tamanho e concepção (Foto: Ford/divulgação)

Menos equipamentos que o Bronco

Pra quem aposta em uma lista de itens de série parelha à do Bronco, um engano. Isso porque a Maverick deixa algumas coisas de lado, como piloto automático adaptativo (ACC), alerta de saída de faixa (que inclusive é ativo no SUV), monitor de ponto-cego, carregador de celular sem fio, sistema de som assinado (Bang&Olufsen no Bronco), teto-solar, airbags laterais traseiros, câmera frontal, leitor de placas de sinalização, entre outros.

Mesmo dispensando alguns itens presentes no Bronco, a Maverick é bastante completa (Foto: Ford/divulgação)

Ainda assim, a picape da Ford é bem equipada, trazendo como destaques o ar-condicionado digital automático dual zone, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, sistema start&stop, abertura das portas por senha, bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista, volante regulável em altura e profundidade, freio de mão eletrônico com função auto-hold, chave presencial para abertura das portas e partida do motor, painel de instrumentos com tela digital de 6,5”, multimídia com conexões Android Auto e Apple CarPlay de 8”, funções remotas via aplicativo FordPass, câmera de ré, 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista) e rodas de liga-leve aro 17.

A Ford também disponibiliza uma lista de acessórios, adquiridos a parte, incluindo capota marítima, capota rígida (que pode ter abertura elétrica), santantônio, suporte para bicicleta, estribos laterais e até um aerofólio de teto. Segundo a marca, graças ao sistema FITS disponível no carro, os donos da Maverick podem moldar seus próprios componentes de personalização em impressora 3D. No mínimo, inusitado.

Os contornos plásticos das caixas de roda e scoop no capô também são acessórios (Foto: Ford/divulgação)

Já disponível para aquisição na rede autorizada Ford, a Maverick tem garantia de três anos ou 30 mil km, oferecendo inclusive planos com preço fechado das revisões. São 10 opções de cores da carroceria: Laranja Delhi, Vermelho Aurora, Azul Lyse, Azul Indianápolis, Azul Malacara, Branco Ártico, Preto Astúrias, Prata Orvalho, Cinza Dover e Cinza Torres.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.