Toyota apresenta nova geração da RAV4 a partir de R$165.990
A Toyota apresentou em Buenos Aires, na Argentina, a quinta geração do seu SUV RAV4. A quarta geração, lançada aqui em meados de 2013, vinha decepcionando nas vendas, o que deverá mudar com esse novo modelo, já que a Toyota pretende comercializar cerca de 5 mil unidades por ano. Disponibilizada para venda no Brasil somente a partir do dia 13 de junho, essa nova RAV4 é montada sobre a plataforma TNGA, a mesma que equipa o Prius e o Corolla geração 12, vendido somente no exterior, que deve desembarcar aqui no final desse ano. Somente com motorização híbrida (Junção de motor a combustão e elétrico, priorizando o consumo) e importada do Japão, a RAV4 2020 chega em duas versões: S Hybrid e SX Hybrid, ambas equipadas com um propulsor 2.5 16v com 178 cv e 22,5 mkgf de torque movido somente a gasolina, aliado a três motores elétricos que, juntos, desenvolvem 120 cv e 20,6 mkgf de torque. Juntos, o propulsor a gasolina e os três elétricos desenvolvem 222 cv. O câmbio, tipo CVT, e a tração, nas quatro rodas, são de série nas duas versões.
Comparando com a geração anterior, o que mais mudou dimensionalmente foi o entre-eixos (Que cresceu 3 cm, passando de 2,66 m para 2,69 m) e a altura, que teve redução de 3 cm (1,71 m na anterior contra 1,68 m da nova). Comprimento e largura continuam, basicamente, iguais. O porta-malas desse novo modelo tem capacidade para 580 litros, um número bastante razoável para as dimensões do carro. De série, a versão de entrada S Hybrid, que custa R$165.990, vem com 7 airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado automático digital dual zone, faróis full LED, partida por botão, bancos dianteiros ventilados e com ajustes elétricos para o motorista, multimídia de 7”, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, freio de estacionamento eletrônico, tela TFT de 7” no painel de instrumentos, entre outros.
Já a topo de linha SX Hybrid, que custa R$179.990, adiciona, além dos itens da primeira versão, teto solar panorâmico, tampa do porta-malas com abertura e fechamento automáticos por sensor, carregador de celular por indução, paddle shift para trocas de marchas manuais e o pacote de segurança Safety Sense, que conta com sistema de pré-colisão frontal, alerta de mudança de faixa com condução assistida, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e farol alto automático. Nas duas versões, a RAV4 vem equipada com rodas de liga-leve aro 18. O modelo chega para brigar com Volkswagen Tiguan, Honda CR-V, Chevrolet Equinox, entre outros.