(Lançamento) Novo Peugeot 2008 elétrico aposta no custo X benefício e tem quase 350 km de autonomia


A segunda geração do Peugeot 2008 finalmente chegou ao Brasil, mas não como mais um SUV compacto turbo concorrente de várias outras figurinhas carimbadas. Ela estreia como 100% elétrica, dispensando qualquer motor a combustão ou transmissão, e por enquanto convive com a primeira carroceria, que continua sendo vendida normalmente, inclusive como SUV compacto automático mais barato do Brasil.

A novidade elétrica da Peugeot, que na verdade se chama e-2008 e vem da Espanha, é tabelado em R$260 mil na sua única versão. Custa quase o preço do subcompacto elétrico Fiat 500e e surge dentre os dez carros 100% eletrificados menos caros do mercado nacional. Vale lembrar que esse é o terceiro elétrico da marca do leão por aqui: o primeiro foi o e-208, hatch compacto, seguido do furgão e-Expert.

Totalmente diferente do 2008 que conhecemos desde 2015, essa nova geração é feita sobre a plataforma modular CMP, e traz muito do irmão menor 208 por dentro e maior 3008 por fora, além de tecnologias e equipamentos interessantes. Na Europa ela já existe há mais de três anos, desde meados de 2019. Não tem maiores segredos mecânicos fora os freios a disco nas quatro rodas, e é maior (4,30 m), mais largo (cerca de 1,78 m) e mais baixo (1,55 m) que seu antecessor. No caso do elétrico, são 434 litros de capacidade do porta-malas.

O motor elétrico do e-2008 é dianteiro, acoplado ao eixo, com 136 cv de potência e 26,5 mkgf de torque, mais que o tradicional 1.6 turboflex THP. No assoalho estão as baterias de 50 kWh de capacidade, em um conjunto que ocupa o equivalente a um compartimento de 220 litros. Com elas totalmente carregadas, o e-2008 pode rodar até 345 km pelo ciclo WLTP. Para poupar energia estão funcionalidades como o seletor de modos de condução (ECO, Normal e Sport), além do chamado B Mode, que permite a condução utilizando apenas o pedal do acelerador.

Aqui o sistema opera no modo máximo de regeneração de energia em frenagens ou desacelerações, recarregando as baterias durante o uso do carro. Além disso, as acumuladoras de carga também podem ser recarregadas via tomadas residenciais de 220V, wallbox ou eletropostos de carga lenta (7,4 kW) à ultrarápida (100 kW). Na melhor das hipóteses o modelo consegue recuperar 80% de sua carga em 30 minutos, mas em tomadas residenciais são mais de 25 horas até 100%.

A Peugeot aposta no magnetismo, que atrai o público ao carro através do design bem resolvido, funcionalidades interessantes e tecnologias. Por fora são de série as rodas diamantadas aro 18, conjunto óptico full-LED e teto pintado em preto brilhante. A cabine, bem parecida com a do hatch 208, traz seletor de marchas por botão, freio de mão eletrônico com função Auto Hold, painel de instrumentos digital 3D, multimídia de 10” com GPS 3D e câmera 180º, bancos em couro, teto panorâmico, além do i-Cockpit com volante pequeno e instrumentos elevados, exclusividade dos carros da marca.

Além disso, são de série ainda os assistentes de condução do pacote Peugeot Driver Assist Plus, ou seja: piloto automático adaptativo, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do condutor, alerta de saída de faixa ativo, monitor de ponto-cego ativo, leitor de placas de sinalização e farol alto automático. A segurança ainda é reforçada pelos 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), fora a estrutura monocoque com aços de alta e ultraresistência.

Por aqui o e-2008 não terá opcionais, mas sim 29 acessórios para personalização. Nas cores estão Laranja Sunset, Cinza Artense, Preto Perla Nera, Azul Vertigo e Branco Nacré. Sua cobertura é de três anos ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro) para o carro, ou oito anos/160 mil km para as baterias. Ainda como bônus, no preço de tabela de R$259.990 estão inclusas as manutenções periódicas até os 100 mil km, reduzindo os custos das dez primeiras revisões da novidade à zero.

Um amplo ecossistema da marca com soluções e serviços exclusivos para os carros elétricos e seus proprietários também começa a dar as caras. Até o final de 2023, a meta é ter 35 concessionárias da linha elétrica Peugeot (chamadas de e-Centers), além da operação plena de equipes de Call Center e pós-venda treinada para lidar única e exclusivamente com esses veículos. Um amplo leque de parcerias para facilitar o dia-a-dia dos proprietários também foi firmado com empresas como WEG, Estapar, rede St. Marché, Enel e outras. O e-2008 ainda poderá ser assinado pelo programa Flua! de locação da marca.