(Lançamento) Novo Peugeot 2008 elétrico aposta no custo X benefício e tem quase 350 km de autonomia

A segunda geração do Peugeot 2008 finalmente chegou ao Brasil, mas não como mais um SUV compacto turbo concorrente de várias outras figurinhas carimbadas. Ela estreia como 100% elétrica, dispensando qualquer motor a combustão ou transmissão, e por enquanto convive com a primeira carroceria, que continua sendo vendida normalmente, inclusive como SUV compacto automático mais barato do Brasil.

Foto: Peugeot/divulgação

A novidade elétrica da Peugeot, que na verdade se chama e-2008 e vem da Espanha, é tabelado em R$260 mil na sua única versão. Custa quase o preço do subcompacto elétrico Fiat 500e e surge dentre os dez carros 100% eletrificados menos caros do mercado nacional. Vale lembrar que esse é o terceiro elétrico da marca do leão por aqui: o primeiro foi o e-208, hatch compacto, seguido do furgão e-Expert.

Foto: Peugeot/divulgação

Totalmente diferente do 2008 que conhecemos desde 2015, essa nova geração é feita sobre a plataforma modular CMP, e traz muito do irmão menor 208 por dentro e maior 3008 por fora, além de tecnologias e equipamentos interessantes. Na Europa ela já existe há mais de três anos, desde meados de 2019. Não tem maiores segredos mecânicos fora os freios a disco nas quatro rodas, e é maior (4,30 m), mais largo (cerca de 1,78 m) e mais baixo (1,55 m) que seu antecessor. No caso do elétrico, são 434 litros de capacidade do porta-malas.

Foto: Peugeot/divulgação

O motor elétrico do e-2008 é dianteiro, acoplado ao eixo, com 136 cv de potência e 26,5 mkgf de torque, mais que o tradicional 1.6 turboflex THP. No assoalho estão as baterias de 50 kWh de capacidade, em um conjunto que ocupa o equivalente a um compartimento de 220 litros. Com elas totalmente carregadas, o e-2008 pode rodar até 345 km pelo ciclo WLTP. Para poupar energia estão funcionalidades como o seletor de modos de condução (ECO, Normal e Sport), além do chamado B Mode, que permite a condução utilizando apenas o pedal do acelerador.

Foto: Peugeot/divulgação

Aqui o sistema opera no modo máximo de regeneração de energia em frenagens ou desacelerações, recarregando as baterias durante o uso do carro. Além disso, as acumuladoras de carga também podem ser recarregadas via tomadas residenciais de 220V, wallbox ou eletropostos de carga lenta (7,4 kW) à ultrarápida (100 kW). Na melhor das hipóteses o modelo consegue recuperar 80% de sua carga em 30 minutos, mas em tomadas residenciais são mais de 25 horas até 100%.

Foto: Peugeot/divulgação

A Peugeot aposta no magnetismo, que atrai o público ao carro através do design bem resolvido, funcionalidades interessantes e tecnologias. Por fora são de série as rodas diamantadas aro 18, conjunto óptico full-LED e teto pintado em preto brilhante. A cabine, bem parecida com a do hatch 208, traz seletor de marchas por botão, freio de mão eletrônico com função Auto Hold, painel de instrumentos digital 3D, multimídia de 10” com GPS 3D e câmera 180º, bancos em couro, teto panorâmico, além do i-Cockpit com volante pequeno e instrumentos elevados, exclusividade dos carros da marca.

Foto: Peugeot/divulgação

Além disso, são de série ainda os assistentes de condução do pacote Peugeot Driver Assist Plus, ou seja: piloto automático adaptativo, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do condutor, alerta de saída de faixa ativo, monitor de ponto-cego ativo, leitor de placas de sinalização e farol alto automático. A segurança ainda é reforçada pelos 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), fora a estrutura monocoque com aços de alta e ultraresistência.

Foto: Peugeot/divulgação

Por aqui o e-2008 não terá opcionais, mas sim 29 acessórios para personalização. Nas cores estão Laranja Sunset, Cinza Artense, Preto Perla Nera, Azul Vertigo e Branco Nacré. Sua cobertura é de três anos ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro) para o carro, ou oito anos/160 mil km para as baterias. Ainda como bônus, no preço de tabela de R$259.990 estão inclusas as manutenções periódicas até os 100 mil km, reduzindo os custos das dez primeiras revisões da novidade à zero.

Foto: Peugeot/divulgação

Um amplo ecossistema da marca com soluções e serviços exclusivos para os carros elétricos e seus proprietários também começa a dar as caras. Até o final de 2023, a meta é ter 35 concessionárias da linha elétrica Peugeot (chamadas de e-Centers), além da operação plena de equipes de Call Center e pós-venda treinada para lidar única e exclusivamente com esses veículos. Um amplo leque de parcerias para facilitar o dia-a-dia dos proprietários também foi firmado com empresas como WEG, Estapar, rede St. Marché, Enel e outras. O e-2008 ainda poderá ser assinado pelo programa Flua! de locação da marca.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.