Ford F-Series: por que ela é a picape mais vendida do mundo e estará no Brasil em breve?

Agora é oficial: a Ford trará do mercado Norte-Americano a F-150, nada menos do que a picape mais vendida do mundo. A versão que será oferecida aos brasileiros ainda está em fase de definição, mas a certeza é que seu lançamento ocorra ainda no próximo ano de 2023, e esquentará o mercado de picapes por aqui.

A F-150 chegará no Brasil oficialmente em 2023, e certamente deve esquentar o mercado de picapes (Foto: Ford/divulgação)

A F-150 virá a ocupar no mercado nacional uma posição de destaque, tanto de design quanto de robustez mecânica. Ao final das contas, a Série F da Ford, em toda a sua história, já produziu nada menos do que 40 milhões de unidades divididas em 14 gerações.

História de 14 gerações e mais de 40 milhões de unidades produzidas (Foto: Ford/divulgação)

A F-Series é o veículo mais vendido do mercado estadunidense há quatro décadas. E olha que o povo de lá sabe muito bem comprar carro, pois o mercado Norte-Americano tem tudo de melhor que o mundo produz, e seus consumidores optam pela caminhonete da Ford sem pestanejar. Em 2021, por exemplo, foram mais de 726 mil unidades da F-Series vendidas por lá. Mas por que tanto sucesso?

Quase 730 mil unidades vendidas nas terras do Tio Sam em 2021 (Foto: Ford/divulgação)

O design atual da caminhonete da Ford, em particular da F-150 que chegará ao Brasil, é tido pelos fãs de picape como um dos mais belos do mundo para o segmento. Reúne em suas linhas a agressividade que uma caminhonete precisa ter com a fluidez e aerodinâmica de pequenos carros modernos. Além de cromados evidenciando requinte e luxo, um eficiente conjunto óptico em LED e rodas de liga-leve de acabamento diamantado completam o pacote.

Design e concepção da carroceria modernos marcam a F-Series (Foto: Ford/divulgação)

Por baixo da carroceria com componentes de liga de alumínio de altíssima resistência, um robusto chassi de aços especiais com sistema de suspensões preparado para qualquer situação. Sua tração é 4×4 na maioria das versões, com função de reduzida e vários auxílios eletrônicos. Ainda no assunto de tecnologia, um amplo pacote de assistentes de condução pode se fazer presente, deixando a grandona F-150 com níveis de segurança e modernidade de carros de luxo.

A tração 4×4, claro, para o off-road (Foto: Ford/divulgação)

E, como foco principal de uma caminhonete tão tradicional, a Ford F-Series é forte como poucas: consegue rebocar quase 6 mil kg quando equipada com sua motorização mais potente, o equivalente a 6 carros populares, e pode ter mais de 1 tonelada de capacidade de carga com caçamba de generosos 1.495 litros.

A F-Series consegue puxar até 6 mil kg, o equivalente a seis carros populares (Foto: Ford/divulgação)

Somados à isso, estão a robustez e confiabilidade do conjunto mecânico da F-150, que pode ter motores V6 de 2.7 ou 3.6 litros (este, inclusive, com opção híbrida), ou então o tradicional V8 Coyote de 5.0 litros e 405 cv, sempre acoplados a um câmbio automático de 10 velocidades bem escalonadas. Esse último é o mesmo trem-de-força do fenômeno Mustang, mostrando que a caminhonete da Ford tem também DNA esportivo, e é o conjunto mais cotado para ser importado para o Brasil.

Modelo com motor V8 Coyote e câmbio automático de 10 marchas é o mais cotado para o Brasil (Foto: Ford/divulgação)

Isso se deve não só ao fato da potência e força brutas que sobram ao volante da F-150, ou confiabilidade mecânica digna de uma caminhonete de sucesso, mas também à tradição da Ford com os consagrados motores de 8 cilindros em V, iniciada em 1932, há exatos 90 anos.

Além de tudo isso, alguns outros pontos da Série F mostram que o nível tecnológico nunca é demais: ela pode contar com multimídia de 12 polegadas com opção de comandar duas funções simultaneamente, painel de instrumentos digital de outras 12 polegadas, conexão remota via app FordPass, diversos assistentes de condução, sistema de som assinado pela Bang&Olufsen com 18 alto-falantes e mais.

Interior refinado e completo como o de carros de luxo (Foto: Ford/divulgação)

Desde a possibilidade de transformar seu interior em escritório, com direito a mesa para apoiar notebook ou assinar documentos, ou então reclinar os bancos dianteiros e transformar o interior em um aconchegante local para descansar, provam também o lado versátil da grande Ford F-Series.

E sua cabine é até modular (Foto: Ford/divulgação)

Por que será vendida no Brasil?

Como um dos mais poderosos do mundo e com alto potencial de crescimento, o mercado automotivo brasileiro busca picapes de segmento superior ao das já conhecidas cabine-dupla de porte médio, e é essa necessidade que a Ford quer suprir com a lendária F-150, de cabine dupla e porte grande. No Brasil, ela ficará lado a lado da consagrada Ranger e da moderna Maverick.

Aqui no Brasil, a F-150 ficará ao lado de Ranger e Maverick (Foto: Ford/divulgação)

Os números de vendas dessa crescente categoria por aqui provam que é isso que uma parte do consumidor brasileiro busca: uma picape que transporta com segurança e conforto a família, tem requinte, luxos e tecnologia de sobra, atravessa os mais difíceis terrenos e, ao mesmo tempo, pode ser utilizada como uma eficiente e útil ferramenta de trabalho. A F-150 cumpre com méritos todas essas necessidades, mais do que justificando sua presença em breve no mercado brasileiro.

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Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.