(Lançamento) JAC E-JV5.5: furgão elétrico tem 300 km de autonomia e carrega 800 kg

Mirando as versões elétricas dos furgões da Peugeot (e-Expert) e Citroën (e-Jumpy), a JAC Motors brasileira aposta suas fichas agora no E-JV5.5, lançado por R$315 mil. O nome, pouquíssimo simpático, se refere a capacidade de carga do modelo, de 5,5 m³ (Eletric JAC Van 5.5 m³), ou 800 kg quando falamos de peso. A bem da verdade é que o novo furgão é uma evolução da van para passageiros T8, vendida no Brasil durante um tempo com um interessante motor 2.0 turbo aliado a um câmbio manual de seis velocidades.

Foto: JAC/divulgação

Agora, elétrico e reestilizado, ele continua interessante na propulsão: motor dianteiro elétrico que despeja 204 cv de potência e pouco mais de 30 mkgf de torque nas rodas da frente. O conjunto de baterias fica no assoalho, tem 50 kWh de capacidade e conta com refrigeração líquida. Segundo a marca, a autonomia é de 300 km pelo ciclo NEDC, não tão realista, e no modo ECO (existe ainda o Normal e Sport). Nos números de desempenho, a velocidade máxima foi o único dado declarado: 150 km/h, com limitação eletrônica.

Foto: JAC/divulgação

A JAC Motors informa um custo por quilômetro rodado até oito vezes menor do que um modelo equivalente a diesel, enquanto que, para rodar 100 km, o dono do E-JV5.5 gasta apenas R$10. O carregamento, como sempre, pode ser feito em tomadas residenciais de 220V (cerca de 20h até 100%), Wallbox (6h40) ou eletropostos de carga rápida (1h).

Nas dimensões, 5,1 m de comprimento, 1,9 m de largura e 1,76 m de altura, com espaço suficiente para carregar uma boa dose de carga. Para tal, a novidade elétrica da JAC conta com feixes de molas na concepção do eixo traseiro, fora os freios a disco nas quatro rodas que desaceleram as quase 3 toneladas de peso bruto total do modelo (veículo + carga completa). A regeneração de energia através do i-Pedal é de série e configurável.

Foto: JAC/divulgação

Dentre os itens padrão, ar-condicionado, direção elétrica, conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores), faróis de neblina, luzes diurnas de LED (DRL), multimídia de 10,2” com Android Auto/Apple CarPlay sem fio e funcionalidades do Google, dois alto-falantes, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, monitor de pressão dos pneus, airbag duplo frontal, freios ABS, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (TC), assistente de partida em rampas (Hill Holder), freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold e rodas de liga-leve aro 15.

A única cor disponível para o E-JV5.5 é o branco, enquanto sua garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Compartilhar:
Tem 20 anos, cursa Publicidade e Propaganda, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos.