(Lançamento) JAC E-JV5.5: furgão elétrico tem 300 km de autonomia e carrega 800 kg

Mirando as versões elétricas dos furgões da Peugeot (e-Expert) e Citroën (e-Jumpy), a JAC Motors brasileira aposta suas fichas agora no E-JV5.5, lançado por R$315 mil. O nome, pouquíssimo simpático, se refere a capacidade de carga do modelo, de 5,5 m³ (Eletric JAC Van 5.5 m³), ou 800 kg quando falamos de peso. A bem da verdade é que o novo furgão é uma evolução da van para passageiros T8, vendida no Brasil durante um tempo com um interessante motor 2.0 turbo aliado a um câmbio manual de seis velocidades.

Foto: JAC/divulgação

Agora, elétrico e reestilizado, ele continua interessante na propulsão: motor dianteiro elétrico que despeja 204 cv de potência e pouco mais de 30 mkgf de torque nas rodas da frente. O conjunto de baterias fica no assoalho, tem 50 kWh de capacidade e conta com refrigeração líquida. Segundo a marca, a autonomia é de 300 km pelo ciclo NEDC, não tão realista, e no modo ECO (existe ainda o Normal e Sport). Nos números de desempenho, a velocidade máxima foi o único dado declarado: 150 km/h, com limitação eletrônica.

Foto: JAC/divulgação

A JAC Motors informa um custo por quilômetro rodado até oito vezes menor do que um modelo equivalente a diesel, enquanto que, para rodar 100 km, o dono do E-JV5.5 gasta apenas R$10. O carregamento, como sempre, pode ser feito em tomadas residenciais de 220V (cerca de 20h até 100%), Wallbox (6h40) ou eletropostos de carga rápida (1h).

Nas dimensões, 5,1 m de comprimento, 1,9 m de largura e 1,76 m de altura, com espaço suficiente para carregar uma boa dose de carga. Para tal, a novidade elétrica da JAC conta com feixes de molas na concepção do eixo traseiro, fora os freios a disco nas quatro rodas que desaceleram as quase 3 toneladas de peso bruto total do modelo (veículo + carga completa). A regeneração de energia através do i-Pedal é de série e configurável.

Foto: JAC/divulgação

Dentre os itens padrão, ar-condicionado, direção elétrica, conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores), faróis de neblina, luzes diurnas de LED (DRL), multimídia de 10,2” com Android Auto/Apple CarPlay sem fio e funcionalidades do Google, dois alto-falantes, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, monitor de pressão dos pneus, airbag duplo frontal, freios ABS, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (TC), assistente de partida em rampas (Hill Holder), freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold e rodas de liga-leve aro 15.

A única cor disponível para o E-JV5.5 é o branco, enquanto sua garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.