(Lançamento) Toyota muda mecânica do Camry e equipamentos do RAV-4 na linha 2022

De uma tacada só, a Toyota do Brasil promoveu importantes mudanças no sedan grande Camry e SUV médio RAV-4, ambos vindos do Japão. O sedan chegou a ter a importação suspensa em meados do ano passado, mesma época da saída de cena do Prius por aqui, mas retorna agora com nova motorização. Já o SUV, sempre híbrido, teve sua atual geração apresentada no Brasil em 2019, e agora recebe melhorias discretas no visual e equipamentos.

Começando pelo Camry, vendido na versão XLE Hybrid e tabelado em R$331.790: ele trocou a força do V6 de 3 litros de 310 cv de potência, um de seus diferenciais, em prol da eficiência com um novo conjunto híbrido. Agora, a propulsão é composta por um motor a gasolina de quatro cilindros em linha e 2.5 litros, que entrega 178 cv de potência e 22,5 mkgf de torque, aliado a três motores elétricos de outros 120 cv e 20,6 mkgf de torque.

Sai motor V6 aspirado, entra propulsão híbrido (Foto: Toyota/divulgação)

Apesar de somarem quase 300 cv juntos, a motorização a combustão e elétrica não entregam 100% de suas forças simultaneamente. Segundo a Toyota, a potência combinada do 2.5 mais os três elétricos é de 211 cv, ou praticamente 100 cv a menos do que o antigo V6, e é despejada apenas nas rodas dianteiras. Lembrando que essa propulsão mista que estreia no Camry 2022 é o mesmo do RAV4 desde 2019, mas com outra calibração.

Ele conta ainda com um inédito seletor de modos de condução: EV (apenas motores elétricos), ECO (econômico), Normal e Sport (melhor desempenho). Sua transmissão automática é do tipo CVT com a primeira marcha por engrenagens, como no Corolla e Corolla Cross, os freios a disco nas quatro rodas e as suspensões, independentes.

100 cv a menos que antes, mas maior economia de combustível (Foto: Toyota/divulgação)

Além disso, o visual do sedan também recebeu mudanças na dianteira graças ao parachoque reestilizado, novos frisos cromados e desenho mais moderno, agora próximo ao do irmão menor Corolla. As rodas aro 18 também são novas.

Agora o Camry também está mais seguro graças ao pacote TSS (Toyota Safety Sense), que engloba alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistência de direção em emergências, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema de farol alto automático e monitor de ponto-cego.

Mesmo interior, mas mais segurança (Foto: Toyota/divulgação)

De série também os 9 airbags (dois frontais, dois laterais dianteiros, dois laterais traseiros, dois de cortina e um para os joelhos do motorista), multimídia de 9” com diversas conexões, painel de instrumentos com tela digital de 7”, ar-condicionado digital automático de três zonas, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e traseiros laterais com regulagem elétrica do encosto, conjunto óptico full-LED, teto-solar panorâmico e mais.

Já o SUV médio RAV4 mudou menos: ganhou novidades nos faróis, que ficaram mais atuais e esportivos, segundo a marca, e um novo jogo de rodas aro 18 com pintura cinza. De série em sua versão única, a SX Connect Hybrid de R$301.140, o RAV4 passa a ter o pacote TSS completo, como o do Camry, que inclui diversos assistentes modernos de condução.

RAV4 mudou só faróis e rodas (Foto: Toyota/divulgação)

Sua mecânica é de concepção igual a do Novo Camry, ou seja, motor 2.5 a gasolina mais três propulsores elétricos, mas o conjunto rende 222 cv de potência. Sua transmissão também é CVT com primeira marcha por engrenagens, mas a tração é nas quatro rodas (AWD).

Ele também está mais equipado (Foto: Toyota/divulgação)

Ele oferece ainda 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista), multimídia de 7” com diversas conexões, painel de instrumentos com tela digital de 7”, ar-condicionado automático digital de duas zonas, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos e sensor de aproximação, carregador de celular por indução, banco do motorista com ajustes elétricos e memória de posição, bancos dianteiros ventilados e aquecidos, conjunto óptico Full-LED, teto-solar etc.

Os dois carros já podem ser encontrados na rede autorizada Toyota pelo Brasil, e tanto Camry quanto RAV4 oferecem garantia de cinco anos ou 100 mil km (o que ocorrer primeiro). O sedan conta ainda com mais três anos de cobertura para o sistema híbrido, um bônus não disponível para o SUV.

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Tem 20 anos, cursa Publicidade e Propaganda, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos.