Conheça algumas das raridades do acervo de carros da VW no Brasil

A principal fábrica da Volkswagen no Brasil comemora 60 anos agora em 2019: inaugurada no dia 18 de novembro de 1959, a planta Anchieta fica no ABC Paulista, mais precisamente em São Bernardo do Campo, e é conhecida por ser a primeira fábrica da montadora fora da Alemanha. Com uma área total de 1,6 milhão de m², lá são cumpridas todas as etapas quando o assunto é fabricação de automóveis: estamparia, armação da carroceria, pintura e montagem final, além de abrigar um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos. De lá saíram clássicos como Fusca, Kombi, Brasília, Passat, SP1/SP2, Gol, Santana, entre outros, e hoje sua produção é focada na dupla Polo/Virtus, além da picape Saveiro.

Com um evento feito nas instalações da fábrica, a comemoração da sexta década da planta veio acompanhada da apresentação estática dos novos esportivos Polo e Virtus GTS, que chegam logo no início de 2020 com o conhecido motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 mkgf de torque, aliado a um câmbio automático convencional de 6 marchas. Com esse conjunto (que já equipa o Jetta, T-Cross e Tiguan), a dupla deve acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 8 segundos.

Além disso, uma das atrações principais do evento foi a exibição de 20 carros pertencentes ao acervo histórico de quase 100 modelos que participaram da trajetória da VW aqui no Brasil: raridades como TL, 1600 (conhecido popularmente como Zé do Caixão), SP1, Santana EX, Pointer GTI, unidades intactas de Gol, Saveiro, Kombi, Fusca, e até joias como os protótipos do hatch BY e do jipinho VEMP (que jamais foram apresentados ao público), além da primeira unidade do VW Polo MK4 (quarta geração) feita no país, faziam parte da exposição.

Segundo José Loureiro, cuidador e principal idealizador do museu, cerca de 96 carros já compõe o tal acervo, sendo que uma parte está sendo restaurada (ou reformada, dependendo do estado de conservação de cada unidade), e outra já está totalmente pronta. No evento de comemoração dos 60 anos da fábrica, todas as 20 unidades expostas estavam perfeitas, afinal a grande maioria é praticamente zero-quilômetro e nunca saiu de dentro da fábrica (o Santana EX, por exemplo, foi “resgatado” recentemente da área de engenharia e hoje possui pouco mais de 150 km originais).

Mas, além dos carros, a VW também conta com um arquivo de material impresso da divulgação de vários modelos na época de seu lançamento (catálogos, press-releases, fotos de divulgação, etc.), tudo isso disponível para quem quisesse olhar. A ideia de preservação do passado é importante em todas as áreas, seja na indústria automobilística ou qualquer outra, afinal, querendo ou não, o acervo preservado não faz parte da história apenas daquela indústria específica, mas sim do Brasil como um todo. E a Volkswagen, assim como a Fiat, que também preserva parte da sua trajetória no país com alguns carros emblemáticos (conheça mais sobre eles aqui e aqui), percebeu a importância de preservar seu passado, não permitindo que toda sua trajetória de seis décadas produzindo carros na planta Anchieta seja esquecida ou, pior, descartada.

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Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.