(Lançamento) Polo Track é novo hatch de entrada da VW por R$80 mil


O Gol finalmente está encerrando seu ciclo de vida após 42 anos ininterruptos de produção. A VW só “esticou” o hatch veterano até agora por falta de um substituto: tentaram com o Fox em 2003 e com o up! Em 2013, mas nenhum dos dois conseguiram sequer tirar o Golzinho da liderança de mercado, onde ficou até 2014. Para se ter uma ideia, até seus possíveis sucessores saíram de linha e ele se manteve invicto até hoje.

Mas sua aposentadoria está bem próxima, já que a VW decidiu passar o bastão de carro de entrada da marca para o Novo Polo Track, hatch superior ao Gol em absolutamente tudo, e que traz a mesma mecânica. O Polo é bem maior, indiscutivelmente mais moderno (é contemporâneo com a Europa), um dos hatches mais seguros do mercado nacional, e ainda traz os bônus da plataforma modular MQB, a mesma de premiuns como Jetta, Tiguan e por aí vai.

O Polo Track, apresentado agora por R$79.990 promocionais, mas à venda só no início do próximo ano, custa o mesmo que um Gol 1.0 de entrada com alguns poucos itens opcionais. A novidade já traz as atualizações visuais lançadas no Polo 2023, como nova frente e interior com novos detalhes. A marca o trata como “o modelo mais espaçoso entre a concorrência”, dando ênfase para a boa distância entre-eixos de 2,56 m, além do porta-malas com 300 litros. Até o momento, de pré-venda, o Polo Track é muito mais que o Gol pelo mesmo preço.

Lembrando que o nome Track não é novidade na família Volkswagen brasileira, já tendo passado por Fox e up!, além do próprio Gol. É uma linha simples e com aparência robusta, geralmente partindo das versões de entrada com motor mais fraco, e quase sempre é acompanhada de pequenos ajustes nas suspensões ou conjunto de pneus/rodas. Segundo a marca, tem todos os predicados para ser um carro ideal no dia a dia, podendo rodar nas mais variadas estradas do país.
Debaixo do capô está o motor 1.0 MPI de três cilindros e doze válvulas, o EA-211, que rende 75/84 cv de potência e 9,6/10,4 mkgf de torque (gasolina/etanol), acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Números de desempenho não foram divulgados, nem de consumo, mas a ideia é ter o Polo Track um pouco mais lento e menos econômico que o atual Gol 1.0. A economia de combustível deverá ser destaque.

Dentre os principais equipamentos de série, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, 4 airbags, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (TC), assistente de partida em rampas (Hill Holder), bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), fixações Isofix e Top Tether, alerta de uso do cinto de segurança para todos os ocupantes, rodas aro 15 com calotas e outros. Na pré-venda ele ainda oferece rádio AM/FM com Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, portas USB e antena inclusos. Esses itens provavelmente virarão um pacote opcional no lançamento em 2023.

A proposta visual apela para a robustez, com grade preta e faróis escurecidos, maçanetas, capas dos retrovisores e calotas pintados em preto fosco, lanternas com máscara negra, logotipo “Track” pintado em preto, além de outros detalhes escurecidos pela carroceria. Por dentro ele é bem próximo àquilo encontrado nos primeiros Polo 1.0 da atual geração, com predominância da cor preta, mas novos bancos inteiriços e volante adequado ao logo atualizado da marca.

A simplicidade também está na paleta de cores com apenas quatro tons (Branco Crista, Preto Ninja, Prata Sirius e Cinza Platinum), enquanto a garantia é padrão da marca: três anos sem limite de quilometragem. O lançamento oficial do Polo Track MPI será em fevereiro de 2023, com novo preço e conteúdos levemente alterados.