(Lançamento) Polo Track é novo hatch de entrada da VW por R$80 mil

O Gol finalmente está encerrando seu ciclo de vida após 42 anos ininterruptos de produção. A VW só “esticou” o hatch veterano até agora por falta de um substituto: tentaram com o Fox em 2003 e com o up! Em 2013, mas nenhum dos dois conseguiram sequer tirar o Golzinho da liderança de mercado, onde ficou até 2014. Para se ter uma ideia, até seus possíveis sucessores saíram de linha e ele se manteve invicto até hoje.

Foto: VW/divulgação

Mas sua aposentadoria está bem próxima, já que a VW decidiu passar o bastão de carro de entrada da marca para o Novo Polo Track, hatch superior ao Gol em absolutamente tudo, e que traz a mesma mecânica. O Polo é bem maior, indiscutivelmente mais moderno (é contemporâneo com a Europa), um dos hatches mais seguros do mercado nacional, e ainda traz os bônus da plataforma modular MQB, a mesma de premiuns como Jetta, Tiguan e por aí vai.

Foto: VW/divulgação

O Polo Track, apresentado agora por R$79.990 promocionais, mas à venda só no início do próximo ano, custa o mesmo que um Gol 1.0 de entrada com alguns poucos itens opcionais. A novidade já traz as atualizações visuais lançadas no Polo 2023, como nova frente e interior com novos detalhes. A marca o trata como “o modelo mais espaçoso entre a concorrência”, dando ênfase para a boa distância entre-eixos de 2,56 m, além do porta-malas com 300 litros. Até o momento, de pré-venda, o Polo Track é muito mais que o Gol pelo mesmo preço.

Foto: VW/divulgação

Lembrando que o nome Track não é novidade na família Volkswagen brasileira, já tendo passado por Fox e up!, além do próprio Gol. É uma linha simples e com aparência robusta, geralmente partindo das versões de entrada com motor mais fraco, e quase sempre é acompanhada de pequenos ajustes nas suspensões ou conjunto de pneus/rodas. Segundo a marca, tem todos os predicados para ser um carro ideal no dia a dia, podendo rodar nas mais variadas estradas do país.

Debaixo do capô está o motor 1.0 MPI de três cilindros e doze válvulas, o EA-211, que rende 75/84 cv de potência e 9,6/10,4 mkgf de torque (gasolina/etanol), acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Números de desempenho não foram divulgados, nem de consumo, mas a ideia é ter o Polo Track um pouco mais lento e menos econômico que o atual Gol 1.0. A economia de combustível deverá ser destaque.

Foto: VW/divulgação

Dentre os principais equipamentos de série, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, 4 airbags, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (TC), assistente de partida em rampas (Hill Holder), bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), fixações Isofix e Top Tether, alerta de uso do cinto de segurança para todos os ocupantes, rodas aro 15 com calotas e outros. Na pré-venda ele ainda oferece rádio AM/FM com Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, portas USB e antena inclusos. Esses itens provavelmente virarão um pacote opcional no lançamento em 2023.

Foto: VW/divulgação

A proposta visual apela para a robustez, com grade preta e faróis escurecidos, maçanetas, capas dos retrovisores e calotas pintados em preto fosco, lanternas com máscara negra, logotipo “Track” pintado em preto, além de outros detalhes escurecidos pela carroceria. Por dentro ele é bem próximo àquilo encontrado nos primeiros Polo 1.0 da atual geração, com predominância da cor preta, mas novos bancos inteiriços e volante adequado ao logo atualizado da marca.

Foto: VW/divulgação

A simplicidade também está na paleta de cores com apenas quatro tons (Branco Crista, Preto Ninja, Prata Sirius e Cinza Platinum), enquanto a garantia é padrão da marca: três anos sem limite de quilometragem. O lançamento oficial do Polo Track MPI será em fevereiro de 2023, com novo preço e conteúdos levemente alterados.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.