Chevrolet Silverado: o que esperar da picapona? Motor, desempenho, consumo, equipamentos, preço
Inegável dizer que o mercado de picaponas grandes, aquelas ao melhor estilo norte-americano, deu certo no Brasil. Apesar da demora e até um pouco de reticência, as fabricantes finalmente descobriram que sim…há quem pague R$500 ou R$600 mil por uma caminhonete gigante com motorzão V8 e capacidade de rebocar alguns Fiat Mobi.
Quem desbravou esse campo foi a Ram, hoje líder, e, depois da Ford com a F-150 (provando ser outro sucesso), vem aí a mexicana Chevrolet Silverado, última da trinca mais famosa das terras do Tio Sam. Lembrando que a Silverado já existiu por aqui entre o final dos anos 90 e início dos anos 2000, mas aquela picape era, na verdade, uma espécie de antecessora da Silverado original. Mas o nome, esse já tem história por aqui.
A inédita picape que a Chevrolet venderá no mercado nacional será lançada em outubro, mas antes entra em pré-venda. O preço já é certo, R$519.990, assim como a versão de acabamento: High Country, topo de linha com motor a gasolina, parente daquele que move o atual Camaro. É um 5.3, V8 dotado de injeção direta de combustível, junto do duplo comando variável.
Nela, o V8 rende 360 cv de potência (menos que a concorrência) e cerca de 53 mkgf de torque, gerenciados pela mesma caixa automática de 10 marchas da atual F-150 (e também de Camaro e Ford Mustang), mas essa cavalaria pode mudar de acordo com os ajustes feitos pela engenharia brasileira da Chevrolet. A tração será Uma tecnologia é bem-vinda: chamada de DFM (Dynamic Fuel Management), ela controla a quantidade de cilindros do motor em funcionamento de acordo com a demanda de força.
Assim, a Silverado pode rodar com o motor desligado (aproveitando a inércia), com dois, três, quatro, cinco, seis, sete ou todos os oito cilindros funcionando, em até dezessete combinações diferentes. É uma espécie de aprimoramento do sistema já existente em alguns V8, que desativa quatro dos oito cilindros, só que na picape da Chevrolet ele é mais “livre” para decidir como o motor funcionará. Assim, segundo o órgão EPA norte-americano (similar ao nosso INMETRO), ela consegue mais de 8 km/litro combinando o uso rodoviário e urbano. O desempenho é de esportivo: 0 a 100 km/h ao redor dos 7 segundos, e máxima limitada em 180 km/h.
A picapona será a mais longa do segmento, passando dos 6,1 metros, e ela também desponta com o maior entre-eixos (3,99 m). Sua largura e altura são medianas se comparadas as das principais rivais: são 2,06 e cerca de 1,91 m. Um de seus destaques é o peso ao redor dos 2.350 kg, relativamente baixo para uma grandalhona como ela, o que também ajuda no consumo. Além disso, partes de sua carroceria são feitas em alumínio, a exemplo das portas, capô e tampa da caçamba.
Falando na caçamba, esse será outro ponto de destaque da Silverado: com mais de 1.780 litros, seu compartimento traseiro é bem maior que o das Ram e da F-150 no volume. Com comprimento e largura ao redor dos 1,8 metros, e mais de 55 cm de altura, a Chevrolet terá proteção especial da caçamba, além de 12 pontos de amarração de carga, iluminação e monitoramento do espaço por câmera, tomada elétrica 220V e tampa com abertura e fechamento elétricos. Fora acessórios, como divisores de carga ou capota elétrica e/ou rígida.
A capacidade de carga, segundo os dados da Chevrolet norte-americana, é de até 880 kg, o que também a coloca na liderança do segmento nesse quesito. Esse número, claro, pode mudar de acordo com a configuração montada para o nosso mercado, que a fabricante já garantiu ser exclusiva. Também seguindo a ficha técnica dos EUA, são nada menos que 4.300 kg de capacidade de reboque, permitindo que a Silverado puxe sem problemas cinco Renault Kwid. Ainda assim, seu PBT não supera os 3.500 kg: ela pode ser guiada por motoristas com CNH tipo B, a mesma de carros pequenos.
A picapona virá muito bem recheada, com direito a um sistema do Google que interliga sua multimídia de nada menos que 13,4” com os dados em backup na nuvem do usuário, trazendo para o carro comodidades como os apps preferidos, destinos para o navegador, agenda pessoal, contatos telefônicos e mais. Como o sistema traz internet a bordo, ele não necessita de conexão com os dados móveis do celular, e ainda permite controle por voz de ar-condicionado, sistema de som e afins.
Fora isso, será possível, pelo carro e usando a inteligência artificial, consultar a previsão do tempo, fazer pesquisas rápidas e outros serviços, como conectar a Silverado com sistemas inteligentes de casas, permitindo o controle de luzes ou climatização da residência antes de entrar nela, por exemplo. Tudo feito de dentro do carro.
Como de praxe, haverá ainda roteador de internet 4G a bordo, conexão do carro com o smartphone via app MyChevrolet (a Silverado poderá ser comandada a distância), painel de instrumentos digital, head-up display, conjunto óptico inteiro em LED inteligente, concierge OnStar, bancos em couro, ajustes elétricos para os assentos dianteiros/volante/pedaleira, ar-condicionado automático digital de diferentes zonas de temperatura, entre outros.
A próxima aparição da Silverado será na Expointer, no Rio Grande do Sul, em um evento que durará de 26/08 até 03/09, e aí talvez serão divulgados mais detalhes sobre a picapona.