VW Apollo: o Ford Verona da Volkswagen

Primeiro carro a trocar de emblema por conta da Autolatina, Join-Venture entre VW e Ford que durou de 1987 até 1996, o Volkswagen Apollo foi lançado no início de 1990 como um irmão gêmeo univitelino do Ford Verona.

Verona veio antes do Apollo, então era o “carro original” (Foto: Ford/divulgação)

Está certo que o Ford Verona foi lançado um pouco antes, no final de 1989, e que o VW Apollo tinha lá suas diferenças, mas eram tão pequenas que passavam despercebidas aos olhos mais desatentos. A carroceria era exatamente a mesma, onde o Apollo se diferia na grade dianteira, molduras cinza dos vidros, retrovisores pintados, discreto aerofólio e, naturalmente, emblemas VW.

Grade dianteira e emblemas VW eram as principais diferenças externas do Apollo com relação ao Verona (Foto: VW/divulgação)

Já no interior, a única diferença era o painel de instrumentos, com desenho próprio e relógio digital integrado. O volante também era exclusivo do VW, enquanto o velocímetro trazia grafia típica dos outros carros da marca na época, com iluminação laranja. Ainda assim, a estrutura base de ambos os componentes era a mesma do irmão Ford, bem como os botões, chave de seta, saídas de ar, instrumentos de ventilação, pedais e manopla de câmbio.

Volante e instrumentos exclusivos (Foto: VW/divulgação)

Para se diferenciar do irmão-gêmeo Ford, o Apollo tinha proposta mais esportiva, e era vendido apenas com motor 1.8, amortecedores mais firmes e câmbio de relações mais curtas – o mesmo usado pelo Ford Escort XR3, que por sua vez, era o mesmo do VW Golf GTI MK2, modelo que não tivemos aqui no Brasil.

Tinha vocação mais esportiva com motor único 1.8, suspensões endurecidas e câmbio curto (Foto: VW/divulgação)

Seu motor 1.8 (AP-1800) era alimentado por carburador de corpo-duplo e tinha 93 cv de potência a 5600 rpm e 16,1 kgfm de torque a 2800 rpm, capaz de levar o sedan da VW de 0 a 100 km/h em 11,71 segs., atingindo os 166,1 km/h de velocidade máxima. Tinha consumo médio de 8,33 km/l na cidade e 14,10 km/l na estrada, sempre usando gasolina.

Por conta do câmbio com relações distintas, o VW andava mais que o Ford (Foto: VW/divulgação)

Seu irmão Ford tinha o mesmo motor disponível (havia também 1.6 CHT), mas com outro desempenho graças ao câmbio mais longo. Um pouco mais lento, o Verona 1.8 acelerava de 0 a 100 km/h em 11,98 segs. e chegava aos 164,8 km/h de máxima. Em contrapartida, era mais econômico, com médias de 9,32 km/l na cidade e 15,78 km/l na estrada, também com gasolina.

 

Relações de Marcha

VW Apollo 1.8

Ford Verona 1.8

3,45:1

3,45:1

2,12:1

1,94:1

1,44:1

1,29:1

1,13:1

0,91:1

0,89:1

0,75:1

3,17:1

3,17:1

Dif.

3,67:1

3,67:1

 

Disponível primeiramente das versões GLS e GL, os VW Apollo tinham mais equipamentos de série se comparados ao irmão Ford, o que justificava seu preço maior.

GL era masi simplória, mas não deixava de lado os faróis de neblina (Foto: VW/divulgação)

A GLS tinha como equipamentos de série faróis halógenos, faróis de neblina, rodas de liga-leve, espelhos retrovisores e para-choques da cor do veículo, aerofólio traseiro, protetor do cárter, vidros verdes elétricos, para-brisa laminado degradê, bancos dianteiros com regulagem lombar e regulagem de altura para o motorista, luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas, rádio toca-fitas estéreo digital com memória e código antifurto, antena elétrica e desembaçador traseiro.

Como opcionais, trazia travas elétricas nas portas, espelhos retrovisores elétricos, ar-condicionado e teto solar.

Já a versão GL era mais simples, e trazia faróis de neblina, retrovisores externos com comando interno manual, aerofólio, protetor do cárter, quatro alto-falantes, antena e desembaçador traseiro. Opcionalmente havia ar quente, luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas, rádio AM/FM, vidros verdes, para-brisa laminado e faróis halógenos.

Apollo VIP era série especial baseada na GL e vários diferenciais (Foto: VW/divulgação)

Um ano depois, em 1991, surgia o Apollo VIP, edição limitada baseada na versão GL e sem opcionais. Poderia vir nas cores Branco Star ou Vermelho Colorado, e trazia as rodas raiadas BBS aro 13, vidros verdes, para-brisa laminado degradê, além de para-choques e coberturas laterais na cor cinza, protetor do cárter, quatro alto-falantes, antena e desembaçador traseiro, bancos RECARO com dupla regulagem lombar e regulagem de altura para o motorista, além de conta-giros e relógio digital.

Bancos RECARO e rodas BBS 13″ eram itens exclusivos da VIP (Foto: VW/divulgação)

No mesmo ano, a versão GLS adotava as mesmas rodas raiadas BBS, além dos bancos RECARO. A versão VIP saía de linha algum tempo depois, já que era limitada. Em 1992, o Apollo trazia o catalisador em todas as versões. Como opcionais, a GLS recebia direção hidráulica e a GL, rodas de liga-leve e ar-condicionado. Alguns detalhes novos de acabamento eram incorporados, entre eles, manopla do câmbio com DNA Volkswagen. Até então, era a mesma peça Ford que vinha nos Verona.

Tais mudanças foram insuficientes para manter o sedan no mercado, que tinha queda nas vendas mês a mês, e o VW Apollo saiu de linha no final daquele mesmo 1992. Seu sucessor, o Logus, chegaria meses depois, em 1993. O primeiro Ford a usar emblema VW teve por anos baixa desvalorização no mercado de usados, como todo bom Volkswagen que se preze, em muitas ocasiões, valendo mais que seu irmão Ford com os mesmos opcionais.

O Apollo durou apenas dois anos, saindo de linha em 1992. Ainda restam mais de 50 mil em circulação (Foto: VW/divulgação)

Existem registrados atualmente 14.859 unidades da versão GLS, 33.506 unidades da versão GL e 2.700 unidades da edição especial VIP, totalizando 51.065 unidades do Volkswagen Apollo em circulação. Os dados são da PUP Consultoria, especialista em análise de dados e business intelligence.

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Leonardo França é formado em gestão de pessoas, tem pós-graduação em comunicação e MKT e vive o jornalismo desde a adolescência. Atua como BPO, e há 20 anos, ajuda pessoas a comprar carros em ótimo estado e de maneira racional. Tem por missão levar a informação de forma simples e didática. É criador do canal Autos Originais e colaborador em outras mídias de comunicação.