Fim de linha para o esportivo da Renault: Sandero R.S. ganha kit “Finale”

O Sandero R.S. é outro modelo que se despede do mercado brasileiro ainda em 2021 (leia aqui o nosso teste com ele). A “causa da morte” é conhecida, e se chama PL7, fase mais atual do Proconve, programa que estabelece limites para as emissões de poluentes dos automóveis no Brasil. O icônico Renault, que fez sua estreia em 2015 com a missão de resgatar o espírito dos esportivos compactos nacionais (uma espécie de reencarnação dos Pocket Rocket dos anos 90), marcou forte presença entre os entusiastas automotivos, em especial fãs de Track-Day.

Ele era o único ainda equipado com o bom e velho motor F4R, de concepção raiz: 2.0 litros, aspiração natural, bloco em ferro fundido e até 150 cv de potência com 21 mkgf de torque, fazendo o hot hatch alcançar os 100 km/h em apenas 8 segundos. Completando o bom conjunto da obra, transmissão manual de 6 marchas e um sistema de suspensões preparado pela Renault Sport, divisão de competições da marca francesa. Mesmo eficiente, seu trem-de-força precisaria de mudanças para se adequar às novas normas de emissão de poluentes, o que não deve acontecer.

O Sandero R.S. sempre foi um carro de nicho, ou seja, vendia pouco. Prova disso é a média de apenas 766 unidades fabricadas por ano desde seu lançamento, ou cerca de 4.600 carros no total. Isso explica em partes a decisão da Renault de tirar o R.S. de linha: colocando na balança os números de vendas contra os custos das modificações mecânicas, a conta não fechava. Ou, se fechasse, levaria muito tempo para ser paga. A solução mais prática e lógica foi a aposentadoria do modelo.

“Finale”

Foto: Renault/divulgação

Para homenagear a despedida do seu esportivo nacional, a Renault preparou um pacote especial para os 100 últimos Sandero R.S. contendo uma plaqueta indicando que o veículo faz parte da série (que será entregue em mãos ao proprietário), um pôster e um kit exclusivo da grife R.S. com boné, chaveiro, garrafinha squeeze e uma carteira. E realmente para por aí: o carro em si não terá nenhuma diferenciação quando comparado com os demais R.S., ficando a critério do dono a instalação da tal plaqueta especial no interior do modelo, que deve ficar abaixo da alavanca do freio de mão.

Foto: Renault/divulgação

O kit Finale será oferecido gratuitamente, sem nenhum adicional aos R$99.290 cobrados pelo carro.

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Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.