Versatilidade de uma picape diesel: trabalho, passeio, rural e até urbano

E olha que tem espaço no mercado pra todo consumidor de picape, desde aquele que necessita de uma cabine simples e desprovida de luxos, até versões sofisticadas, com todo o conforto e requinte de um sedan grande. As picapes diesel, principalmente as de grande porte, como a Ford Ranger, atendem as exigências de todo um universo de compradores. Podemos pensar em uma ferramenta de trabalho com uma confortável cabine simples, câmbio manual de 6 marchas e um potente motor turbodiesel de 2.2 litros que gera 160 cv com um torque brutal de quase 40 mkgf. Tudo isso movimenta a robusta Ranger com desenvoltura e valentia digna de uma confiável ferramenta de trabalho.

As empresas, fazendas e engenhos que preferem as caminhonetes cabine simples, como essa Ranger XL CS, sabem bem do que estou falando. A caçamba de generosos 1.420 litros e a capacidade de carga que supera os 1.230 kg são fatores ideais pra transportar cargas diversas, seja no perímetro urbano ou rural. Completando o pacote de méritos que surpreende, está o baixíssimo consumo de óleo diesel e, claro, facilidade e contido custo de manutenção.

Cabine simples e motor diesel: mais indicado para o trabalho, como é o caso da Ranger XL CS (Foto: Ford/divulgação)

Mas, existem aqueles que, além do transporte de carga na caçamba, necessitam também levar pessoas. Para esses casos, a Ford oferece a Ranger XL CD, com capacidade para 5 ocupantes, que mostra a mesma configuração mecânica e de acabamento da carroceria cabine simples, ainda assim capaz de transportar 1.123 kg totais e acomodar um bom volume de carga na sua caçamba de 1.180 litros.

Vale lembrar que a linha XL da Ranger é sempre ofertada com tração 4×4, fato que permite às carrocerias cabine simples e cabine dupla trafegarem com desenvoltura por quaisquer terrenos, sejam eles lama e barro ou areia. Isso coloca a picape da Ford como uma ferramenta de trabalho ideal nas situações de terrenos difíceis. Com o tanque de combustível de 80 litros aliado ao baixo consumo de combustível desse motor 2.2 diesel, essas Ranger de trabalho chegam a superar os 1000 km de autonomia com um tanque de combustível. Outro ponto que mostra a versatilidade dessas picaponas movidas a óleo diesel no pesado do trabalho.

As versões de entrada com cabine dupla ainda tem foco no uso profissional, mas permitem até 5 ocupantes, como a Ranger XL CD (Foto: Ford/divulgação)

Mesclando a robustez do motor 2.2 turbodiesel, mas agora com o conforto da transmissão automática de 6 marchas e uma proposta urbana familiar, a Ranger XLS pode ser equipada com tração 4×2 ou 4×4, dependendo das necessidades do consumidor, sempre apostando na boa relação custo X benefício e méritos para o uso nas cidades grandes.

Intermediárias, as versões a diesel com tração 4×2 tem foco maior no uso urbano, como é o caso da Ranger Black (Foto: Lucca Mendonça)

Falando nisso, as picaponas diesel também se dão bem nesse mundo da selva de pedra dos grandes centros urbanos, como é o caso da Ranger Black, que oferece vários equipamentos de série, motor diesel e os méritos já consagrados da Ranger, tudo isso sem perder em absolutamente nada nos quesitos conforto para os passageiros, visual exclusivo e o requinte da proposta urbana. Preocupada com o bem-estar dos ocupantes, a engenharia da Ford promoveu mudanças eficazes nas molas e amortecedores dessa versão Black, deixando-a suave para rodar na cidade, claro que ainda mantendo a durabilidade tradicional da Ranger.

A Ford, por exemplo, oferece a versão Black 2.2 turbodiesel 4×2 com foco nos usuários das picaponas na cidade (Foto: Lucca Mendonça)

Para os mais exigentes, que buscam maior potência no motor combinada com a tração nas quatro rodas e câmbio automático, existem as intermediárias, como a Ranger Storm. Nessa versão da picape da Ford, o motor 3.2 Duratorq turbodiesel de 5 cilindros produz generosos 200 cv, com um torque máximo de 48 mkgf. Essa verdadeira usina de força está acoplada a uma ágil caixa automática de 6 marchas, além da tração 4×4 com reduzida, que permite que a picape transponha qualquer tipo de terreno. Não há limites por onde se queira andar com essa Ranger, que também tem seu apelo no visual diferenciado e ótimo custo X benefício (é a porta de entrada para essa mecânica mais potente).

Com motor turbodiesel maior e mais potente, a Ranger Storm 3.2 já tem tração integral 4×4 (Foto: Lucca Mendonça)

Graças ao motor maior, câmbio reescalonado e tração nas quatro rodas com reduzida, a Ranger Storm é outro veículo, completamente diferente em termos de engenharia, quando comparado com a Black, por exemplo, que tem motor 2.2 e tração 4×2. Para as famílias que se aventuram com conforto e segurança, seja no asfalto ou fora dele.

Mesmo com cabine dupla, as picapes a diesel quase sempre superam os 1.000 kg de capacidade de carga, e contam com uma generosa caçamba, como é o caso da Ford Ranger (Foto: Lucca Mendonça)

E quem busca o máximo em sofisticação e requinte, sem perder um belo motorzão a diesel e tração 4×4, também tem suas opções no mercado nacional, como a Ford Ranger Limited, topo de linha. Dotada do mesmo powertrain da Storm (propulsor 3.2 Duratorq, tração nas quatro rodas e câmbio AT6), a Limited conquista o consumidor pela tecnologia embarcada, sofisticação e requinte dignos de um carro de passeio luxuoso.

Quem busca requinte e tecnologia também tem a opção das versões topo de linha, que podem oferecer até mais do que um sedan de luxo. A Ranger Limited é um bom exemplo (Foto: Lucca Mendonça)

Só para que se tenha uma ideia, a Limited oferece à motorista e ocupantes faróis em LED, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos em couro (o do motorista possui ajustes elétricos), multimídia de 8” repleta de funções, piloto automático adaptativo, um generoso pacote de segurança (7 airbags, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo e farol alto automático), comandos externos via aplicativo Ford Pass, rodas de liga-leve diamantadas de 18”, além de diversas outras mordomias para motorista e passageiros.

Repleta de tecnologias e itens de série, algo surpreendente pra uma picapona bruta (Foto: Lucca Mendonça)

Sabemos que um dos grandes segredos da indústria automobilística é o de oferecer ao consumidor exatamente o produto que ele necessita. E nisso, a Ford, com a Ranger, está de parabéns: dentro da gama da sua picape, oferece um produto para cada tipo de aplicação, todos perfeitamente adequados às necessidades de quem o utiliza, seja no consumo de combustível, custo de manutenção, praticidade de utilização, nível de equipamentos de série, passando pela confiabilidade, durabilidade e, principalmente, a adequação do produto às necessidades dos compradores típicos das caminhonetes diesel. Um trabalho bem integrado de engenharia e marketing, que culmina com a satisfação de quem utiliza o veículo.

A receita é fazer um carro com propostas diferentes para atender as necessidades de cada consumidor, e nesse quesito a Ford merece elogios (Foto: Lucca Mendonça)
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Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.