(Lançamento) Nova Ford Transit chega ao mercado nacional e foca na tecnologia

A Ford lançou hoje a Nova Transit no Brasil (confira aqui a trajetória de quase 60 anos do modelo pelo mundo). Agora em nova geração e montada no esquema CKD no Uruguai, essa van pretende conquistar os compradores de Fiat Ducato, Citroën Jumper, Peugeot Boxer, Renault Master e Mercedes-Benz Sprinter. Na realidade, não é a primeira vez que a Transit é lançada por aqui: ela teve uma breve passagem pelo mercado nacional entre 2011 e 2014, ainda em uma geração mais antiga, quando era produzida na Turquia. Sua despedida se deu pela alta do Dólar na época, o que inviabilizou as vendas no Brasil (que já eram baixas).

Foto: Ford/divulgação

Mas essa Nova Transit 2022 não tem nada a ver com sua antecessora, a não ser o nome: desde visual, plataforma mecânica e interior são inéditos, e agora ela conta com um novo motor turbodiesel da família EcoBlue (segundo a Ford, o mais potente da categoria), além de diversos equipamentos dignos de carros caros de passeio. Outro ponto forte é a conectividade com o aplicativo FordPass e todos os seus serviços de concierge, incluindo o agendamento de revisões, verificação do estado geral do veículo, alertas de falhas graves emitido pela própria central do modelo, entre outros.

Foto: Ford/divulgação

Por enquanto, no Brasil, só está disponível a versão de passageiros, batizada de Minibus, com variações de 14+1 ou 15+1 assentos (carroceria curta), 17+1 ou 18+1 assentos (carroceria alongada), além de uma versão vidrada. Seu motor é um 2.0 16V turbodiesel com 170 cv e 41,3 mkgf de torque, único para todas essas variantes, e trabalha sempre com um câmbio manual de 6 marchas. A direção é elétrica e os freios são a disco nas quatro rodas, como em carros de passeio.

A Nova Transit também estreia uma divisão da Ford brasileira: a de veículos profissionais, chamada mundialmente de Ford Pro. Apesar dos recentes abalos de confiabilidade sofridos pela marca após o fechamento das fábricas no Brasil, essa nova divisão promete “uma estrutura completa de venda e pós-venda, focada em oferecer o melhor retorno financeiro para o cliente comercial”.

Foto: Ford/divulgação

Pela grande variedade de configurações e possibilidades de adaptações, a Ford optou por não divulgar uma tabela de preços da Nova Transit. Os valores também oscilam entre os estados brasileiros pelas diferentes taxas de impostos, então o ideal é que os interessados consultem os preços sugeridos nas concessionárias Ford de suas preferências. O modelo deve desembarcar oficialmente no Brasil em outubro, e poderá ser pintada nas cores prata e branca para facilitar o envelopamento e adesivação.

Itens de série e fotos do modelo:

Ar-condicionado, direção elétrica, conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores), computador de bordo, luzes diurnas de LED, piloto automático adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, Start&Stop, seletor de modos de condução, volante multifuncional, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, estribo elétrico retrátil para a porta lateral, cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, portas USB para todas as fileiras de banco, sensor de estacionamento traseiro, multimídia de 8” com conexões Android Auto/Apple CarPlay e câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (ASR), assistente de partida em rampas, entre outros.

Compartilhar:
Tem 20 anos, atualmente cursa Publicidade e Propaganda na Universidade Paulista, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Um gearhead legítimo, Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos sobre carros. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos. Os carros estão até nos seus hobbies: Possui um acervo com mais de 300 manuais do proprietário de veículos diversos, incluindo antigos e modernos, além de colecionar revistas, folders, catálogos, e vários outros materiais automotivos.