(Lançamento) Nova Ford Transit chega ao mercado nacional e foca na tecnologia

A Ford lançou hoje a Nova Transit no Brasil (confira aqui a trajetória de quase 60 anos do modelo pelo mundo). Agora em nova geração e montada no esquema CKD no Uruguai, essa van pretende conquistar os compradores de Fiat Ducato, Citroën Jumper, Peugeot Boxer, Renault Master e Mercedes-Benz Sprinter. Na realidade, não é a primeira vez que a Transit é lançada por aqui: ela teve uma breve passagem pelo mercado nacional entre 2011 e 2014, ainda em uma geração mais antiga, quando era produzida na Turquia. Sua despedida se deu pela alta do Dólar na época, o que inviabilizou as vendas no Brasil (que já eram baixas).

Foto: Ford/divulgação

Mas essa Nova Transit 2022 não tem nada a ver com sua antecessora, a não ser o nome: desde visual, plataforma mecânica e interior são inéditos, e agora ela conta com um novo motor turbodiesel da família EcoBlue (segundo a Ford, o mais potente da categoria), além de diversos equipamentos dignos de carros caros de passeio. Outro ponto forte é a conectividade com o aplicativo FordPass e todos os seus serviços de concierge, incluindo o agendamento de revisões, verificação do estado geral do veículo, alertas de falhas graves emitido pela própria central do modelo, entre outros.

Foto: Ford/divulgação

Por enquanto, no Brasil, só está disponível a versão de passageiros, batizada de Minibus, com variações de 14+1 ou 15+1 assentos (carroceria curta), 17+1 ou 18+1 assentos (carroceria alongada), além de uma versão vidrada. Seu motor é um 2.0 16V turbodiesel com 170 cv e 41,3 mkgf de torque, único para todas essas variantes, e trabalha sempre com um câmbio manual de 6 marchas. A direção é elétrica e os freios são a disco nas quatro rodas, como em carros de passeio.

A Nova Transit também estreia uma divisão da Ford brasileira: a de veículos profissionais, chamada mundialmente de Ford Pro. Apesar dos recentes abalos de confiabilidade sofridos pela marca após o fechamento das fábricas no Brasil, essa nova divisão promete “uma estrutura completa de venda e pós-venda, focada em oferecer o melhor retorno financeiro para o cliente comercial”.

Foto: Ford/divulgação

Pela grande variedade de configurações e possibilidades de adaptações, a Ford optou por não divulgar uma tabela de preços da Nova Transit. Os valores também oscilam entre os estados brasileiros pelas diferentes taxas de impostos, então o ideal é que os interessados consultem os preços sugeridos nas concessionárias Ford de suas preferências. O modelo deve desembarcar oficialmente no Brasil em outubro, e poderá ser pintada nas cores prata e branca para facilitar o envelopamento e adesivação.

Itens de série e fotos do modelo:

Ar-condicionado, direção elétrica, conjunto elétrico (vidros, travas e retrovisores), computador de bordo, luzes diurnas de LED, piloto automático adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, Start&Stop, seletor de modos de condução, volante multifuncional, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, estribo elétrico retrátil para a porta lateral, cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, portas USB para todas as fileiras de banco, sensor de estacionamento traseiro, multimídia de 8” com conexões Android Auto/Apple CarPlay e câmera de ré, controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (ASR), assistente de partida em rampas, entre outros.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.