(Avaliação) Mercedes-Benz mais barato do Brasil, o SUV GLB200 1.3 turbo agrada até no preço

Depois de um Renault com motor Mercedes, agora é a vez do Mercedes com motor Renault. A bem da verdade é que esse moderníssimo 1.3 16v turbo foi desenvolvido pela Daimler (Mercedes-Benz), Renault e Nissan em uma aliança consagrada na Europa, e se mostra pra lá de versátil: equipa o Captur nacional, A200 Sedan, GLA200, além do GLB200, um SUV de 7 lugares com pitadas de minivan na sua concepção. Já adianto que o carro é muito bom, enquanto o 1.3 turbo dá o mesmo show à parte, seja num Renault nacional ou em um Mercedes alemão.

7 lugares e semelhanças com uma minivan (Foto: Lucca Mendonça)

E falando em nacionalidades, o que deve surpreender você, leitor, é o fato que esse SUV não é um Europeu de sangue, mas sim mexicano, mais especificamente de Aguascalientes: lá a Mercedes ergueu recentemente uma de suas fábricas de automóveis, localizada propositalmente nas redondezas da planta da Nissan México, novamente por causa da aliança entre as marcas.

É um ganha-ganha pra todos os lados: a fábrica tem menores custos de produção, paga menos impostos de importação e, claro, consegue ter bom custo X benefício vendendo o GLB200 por R$279 mil iniciais, o MB mais barato do Brasil. Esse preço é equivalente ao de utilitários médios como Toyota RAV-4, Honda CR-V, Ford Bronco, Peugeot 3008 e cia, mas nenhum deles tem a grife da estrela de três pontas. O carro das fotos é da versão mais cara, a Progressive, que custa R$305.990. Ainda assim não é nada assustador para os padrões atuais…

Não é tão caro quanto parece, e tem a grife da estrela de três pontas (Foto: Lucca Mendonça)

Coração (poli)valente

O GLB200 não é para aqueles que pensam em Mercedes e já imaginam qualquer esportivo que faça de 0 a 100 km/h em 5 segundos, até porque seu moderno 1.3 turbo movido a gasolina de 163 cv e 25,5 mkgf de torque máximo tem expertise em outro assunto: economia de combustível.

O interessante 1.3 turbo, feito em parceria com a Renault-Nissan, se sai bem em vários modelos (Foto: Lucca Mendonça)

Para isso, conta com a eficiente transmissão automatizada de dupla embreagem com 7 velocidades (DCT), um interessante sistema que desativa dois dos quatro cilindros quando o motor é pouco exigido, além da conhecida função de roda-livre, aquela que desengata o câmbio em vias planas e declives assim que o motorista tira o pé do acelerador (uma espécie de “banguela” institucionalizada). O Start-Stop também está presente.

Durante o uso, só alegrias: Com o seletor de modos de condução sempre no ECO (também existe o Sport, Sport+ e Comfort), a GLB conseguiu mais de 12 km/l na cidade e, com pé leve, superou facilmente a barreira dos 18 km/l na estrada. Diferentemente do Renault Captur, o 1.3 turbo nos carros da Mercedes é movido única e exclusivamente a gasolina, o que é compensado tranquilamente com esses baixíssimos índices de consumo. Seu desempenho, mesmo não sendo esse o foco de um SUV familiar, também é elogiável: 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos e velocidade máxima de 207 km/h, segundo dados oficiais.

Proposta familiar não invalida o desempenho: 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos (Foto: Lucca Mendonça)

5 ou 7

Bancos dianteiros acomodam bem o corpo, além de permitirem bastante modularidade interna (Foto: Lucca Mendonça)

O grande diferencial do GLB200 sobre seus concorrentes (em especial o Audi Q3 e BMW X1) é que ele consegue carregar confortavelmente até 7 ocupantes com uma modularidade interna que faz inveja a qualquer minivan: os dois bancos dianteiros possuem grande ângulo de reclinação, enquanto a segunda fileira, dividida em três partes (assento direito, assento central e assento esquerdo), corre sobre trilhos individualmente e pode ter os encostos rebatidos.

A segunda fileira, repartida em três partes, corre individualmente sobre trilhos (Foto: Lucca Mendonça)

Isso tudo somado aos excelentes 2,83 m de distância entre-eixos, portas que se abrem em quase 90º, teto alto e assoalho praticamente plano, é impossível não se acomodar bem nesse carro. Até mesmo os passageiros do “fundão”, que só encontram certa dificuldade na hora de entrar e sair da terceira fileira, vão com conforto e até agraciados com porta-copos e portas USB para carregar celular. Além disso, todos tem acesso ao enorme teto-solar panorâmico que se divide em duas partes.

Fileira do fundão: acesso um pouco difícil, mas oferece mordomias (Foto: Lucca Mendonça)

O melhor está a bordo

Além de toda a modularidade dos 7 lugares, a GLB200 oferece um bem-estar típico de um carro premium para motorista ou qualquer um dos demais seis passageiros. O interior do carro avaliado, revestido nessa interessante combinação de cor creme com madeira escura (no painel e detalhes das portas), passa boa impressão e completa o ar de requinte, mesmo que não seja dos mais fáceis de se limpar, ainda mais em um SUV familiar.

Interior creme e com detalhes em madeira reforçam o requinte (Foto: Lucca Mendonça)

Chamando a atenção também está o conglomerado de telas formado pelo painel de instrumentos 100% digital e multimídia generosa, ambos eficientes mas com operação um tanto complicada, o que é comum nos carros da marca. Nessa versão avaliada, o SUV de entrada da Mercedes oferece ainda o sistema MBUX (Mercedes-Benz User eXperience), que nada mais é do que a operação de diversas funções do carro através de comandos de voz.

Pode-se abrir ou fechar a persiana do teto-solar, ajustar o ar-condicionado, obter números do computador de bordo, fazer ligações pelo celular através do Bluetooth e mais, tudo comandado por frases ditas pelos ocupantes. Existe também a função chamada de Cinética dos Bancos: com ela ativada, os assentos do motorista e passageiro dianteiro vão se ajustando automaticamente, em movimentos pequenos, conforme a posição do corpo, garantindo sempre uma boa anatomia.

Na união de telas do painel de instrumentos digital e multimídia, estão funções como o MBUX e Cinética dos Bancos (Foto: Lucca Mendonça)

Outras mordomias como saídas de ar-condicionado para a segunda fileira, touchpad no console central para comandar a multimídia, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória de posição, porta-malas de 500 litros com abertura/fechamento automáticos presenciais, sistema de som premium e luzes ambientes em LED não poderiam faltar em um premium moderno.

Bom negócio

Esse é, sem dúvidas, o melhor negócio dentro da linha de carros da Mercedes atualmente. É mais barato até mesmo que o hatch pequeno Classe A (R$320 mil), importado da Alemanha em versão única e bem enxuto em itens de série, e ganha de lavada na relação custo X benefício do seu irmão menor GLA200 (R$326 mil), equipado com o mesmo conjunto mecânico e com capacidade para 5 ocupantes. Toda essa “pechincha” só é possível graças a exclusividade da fabricação latino-americana.

Fabricação mexicana garante bom custo X benefício (Foto: Lucca Mendonça)

Considerando seu preço e porte, esse SUV da Mercedes é uma perfeita alternativa de luxo a VW Tiguan All Space, Jeep Commander, CAOA-Chery Tiggo 8 e cia. Pode até ser menor nas dimensões e um pouco mais caro no preço final, mas, em contrapartida, traz a grife da marca que literalmente inventou os automóveis. Isso é coisa que ninguém mais tem.

Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.332 cm³, gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção direta, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco e cabeçote em alumínio
Transmissão: automatizada de dupla embreagem com 7 velocidades. Trocas manuais por paddle-shifts no volante
Potência: 163 cv a 5.500 rpm
Torque: 25,5 mkgf entre 1.620 e 4.000 rpm
Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: Independente, multibraço
Direção: Do tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica progressiva
Freios: Discos ventilados na dianteira, discos sólidos na traseira
Pneus e rodas: Continental PremiumContact 6 (runflat), medidas 235/50. Rodas de liga-leve aro 19
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,63 m/1,83 m/1,66 m/2,83 m
Porta-malas: 500 litros (cinco ocupantes) ou 130 litros (sete ocupantes)
Tanque de combustível: 52 litros
Peso em ordem de marcha: 1.630 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,1 segundos
Velocidade máxima: 207 km/h (limitada eletronicamente)
Preço básico: R$278.900 (carro avaliado: R$305.900)

Itens de série:

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.