VW ID.Buzz: o que é a nova Kombi elétrica?

Conceito desde 2017, a Kombi elétrica do futuro já virou presente, e se chama ID.Buzz: Inteligent Design, e “Buzz” tem dois significados, sendo um para o barulho da eletricidade e outro uma referência a Bus, um dos nomes da Kombi. Na Europa, a van elétrica já pode ser até comprada na faixa dos 60 mil Euros, algo não muito abaixo dos R$300 mil. As vendas começaram ano passado, 2022.

Foto: VW/divulgação

Esbanjando simpatia, ela lembra com certa fidelidade a Velha Senhora da VW, servindo perfeitamente como uma merecida homenagem, inclusive na paleta de cores mais “retrô” e no melhor estilo da frente “Corujinha” das primeiras Kombi. Mas o que é a ID.Buzz, a “van da próxima geração”, com diz a própria VW?

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Usando a base MEB (Modularer Elektrobaukasten, ou Plataforma Modular para Elétricos), ela é a primeira van elétrica feita em série pela VW, e é encontrada nas versões de passageiro, com cinco lugares, ou furgão, essa chamada de ID.Buzz Cargo e com capacidade para dois ou três ocupantes. Tudo vai de acordo com as necessidades do comprador. Seu peso ronda os 2.400 kg, pouco, enquanto a capacidade de carga é de cerca de 600 kg para a van e 650 kg para o furgão.

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Graças a plataforma modular, em breve haverá uma opção com entre-eixos e comprimento aumentados, oferecendo mais espaço para passageiros ou carga, dependendo da versão. A Cargo atual, com praticamente 3,0 m de entre-eixos, acomoda quase 4 mil litros de capacidade de carga. Falando da van para passageiros, fora os cinco lugares existem mais de mil litros de espaço para bagagens. Generosa!

Falando em tamanho e espaço, a ID.Buzz tem tamanho intermediário entre uma VW Kombi tradicional e utilitários maiores como Citroën Jumpy e Fiat Scudo. São 4,7 m de comprimento, pouco menos de 2,0 m de largura (sem retrovisores) e 1,93 m de altura. A disposição é parecida com a das últimas Kombi nacionais: duas portas dianteiras para a cabine, duas portas corrediças laterais (a Kombi tinha só uma, direita), além da tampa traseira com abertura no estilo “porta-malas”, para cima.

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Falando da mecânica, há um motor elétrico com 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque instantâneo, jogado às rodas de trás. Uma interessante versão esportiva com tração integral e aproximadamente 340 cv está em testes no exterior. O carro atual tem baterias de íon-lítio instaladas no assoalho, com 82 kWh brutos de capacidade (cerca de 78 utilizáveis), permitindo alcance acima dos 400 km com uma carga completa. A VW declara consumo de 21 kWh a cada 100 km.

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Ainda pelos dados oficiais, a recarga completa em carregadores de 11 kW leva 8h16min. Em pontos super-rápidos, de 170 kW, esse tempo cai para 25 minutos.

O desempenho em acelerações, apesar de omitido pela fabricante, fica acima dos 10 segundos segundo apontam testes da imprensa europeia. A máxima é limitada em 145 km/h para preservar o conjunto de baterias. Números condizentes com a sua proposta, que não tem nada de esportividade. No conjunto mecânico há suspensões independentes nas quatro rodas, freios a disco na frente e atrás e direção elétrica.

Foto: VW/divulgação

Interessante falar de tecnologias, bem úteis para um utilitário e esperadas num elétrico moderno: há assistentes de condução como frenagem autônoma de emergência e alerta de saída de faixa, sistema Park Assist, além de airbags laterais e de cortina, faróis em LED e por aí vai. Por dentro é tudo simples, como nas Kombi: painel clean e minimalista, volante multifuncional, uma tela digital para os instrumentos com 5,3” e uma multimídia de 12” no centro. Fecham o pacote alguns poucos botões físicos, como o do pisca-alerta, e saídas de ar.

Foto: VW/divulgação

Brasil

Há chances de termos ID.Buzz à venda no Brasil ainda em 2023, já que a VW vem investindo inclusive em apresentações da van elétrica para a imprensa automotiva daqui. Ainda não há detalhes de versões, tipos de carroceria, motorização ou muito menos preços. O interessante é que ela poderá ser guiada por motoristas com CNH B, mesma dos carros de passeio, já que seu peso bruto total não passa das 3 toneladas. No aguardo…

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.