VW ID.Buzz: o que é a nova Kombi elétrica?
Conceito desde 2017, a Kombi elétrica do futuro já virou presente, e se chama ID.Buzz: Inteligent Design, e “Buzz” tem dois significados, sendo um para o barulho da eletricidade e outro uma referência a Bus, um dos nomes da Kombi. Na Europa, a van elétrica já pode ser até comprada na faixa dos 60 mil Euros, algo não muito abaixo dos R$300 mil. As vendas começaram ano passado, 2022.
Esbanjando simpatia, ela lembra com certa fidelidade a Velha Senhora da VW, servindo perfeitamente como uma merecida homenagem, inclusive na paleta de cores mais “retrô” e no melhor estilo da frente “Corujinha” das primeiras Kombi. Mas o que é a ID.Buzz, a “van da próxima geração”, com diz a própria VW?
Usando a base MEB (Modularer Elektrobaukasten, ou Plataforma Modular para Elétricos), ela é a primeira van elétrica feita em série pela VW, e é encontrada nas versões de passageiro, com cinco lugares, ou furgão, essa chamada de ID.Buzz Cargo e com capacidade para dois ou três ocupantes. Tudo vai de acordo com as necessidades do comprador. Seu peso ronda os 2.400 kg, pouco, enquanto a capacidade de carga é de cerca de 600 kg para a van e 650 kg para o furgão.
Graças a plataforma modular, em breve haverá uma opção com entre-eixos e comprimento aumentados, oferecendo mais espaço para passageiros ou carga, dependendo da versão. A Cargo atual, com praticamente 3,0 m de entre-eixos, acomoda quase 4 mil litros de capacidade de carga. Falando da van para passageiros, fora os cinco lugares existem mais de mil litros de espaço para bagagens. Generosa!
Falando em tamanho e espaço, a ID.Buzz tem tamanho intermediário entre uma VW Kombi tradicional e utilitários maiores como Citroën Jumpy e Fiat Scudo. São 4,7 m de comprimento, pouco menos de 2,0 m de largura (sem retrovisores) e 1,93 m de altura. A disposição é parecida com a das últimas Kombi nacionais: duas portas dianteiras para a cabine, duas portas corrediças laterais (a Kombi tinha só uma, direita), além da tampa traseira com abertura no estilo “porta-malas”, para cima.
Falando da mecânica, há um motor elétrico com 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque instantâneo, jogado às rodas de trás. Uma interessante versão esportiva com tração integral e aproximadamente 340 cv está em testes no exterior. O carro atual tem baterias de íon-lítio instaladas no assoalho, com 82 kWh brutos de capacidade (cerca de 78 utilizáveis), permitindo alcance acima dos 400 km com uma carga completa. A VW declara consumo de 21 kWh a cada 100 km.
Ainda pelos dados oficiais, a recarga completa em carregadores de 11 kW leva 8h16min. Em pontos super-rápidos, de 170 kW, esse tempo cai para 25 minutos.
O desempenho em acelerações, apesar de omitido pela fabricante, fica acima dos 10 segundos segundo apontam testes da imprensa europeia. A máxima é limitada em 145 km/h para preservar o conjunto de baterias. Números condizentes com a sua proposta, que não tem nada de esportividade. No conjunto mecânico há suspensões independentes nas quatro rodas, freios a disco na frente e atrás e direção elétrica.
Interessante falar de tecnologias, bem úteis para um utilitário e esperadas num elétrico moderno: há assistentes de condução como frenagem autônoma de emergência e alerta de saída de faixa, sistema Park Assist, além de airbags laterais e de cortina, faróis em LED e por aí vai. Por dentro é tudo simples, como nas Kombi: painel clean e minimalista, volante multifuncional, uma tela digital para os instrumentos com 5,3” e uma multimídia de 12” no centro. Fecham o pacote alguns poucos botões físicos, como o do pisca-alerta, e saídas de ar.
Brasil
Há chances de termos ID.Buzz à venda no Brasil ainda em 2023, já que a VW vem investindo inclusive em apresentações da van elétrica para a imprensa automotiva daqui. Ainda não há detalhes de versões, tipos de carroceria, motorização ou muito menos preços. O interessante é que ela poderá ser guiada por motoristas com CNH B, mesma dos carros de passeio, já que seu peso bruto total não passa das 3 toneladas. No aguardo…