(Lançamento) Novo Honda HR-V 2023 estreia no Brasil e está totalmente novo

Depois de sete anos, o Honda HR-V chega à sua segunda geração no Brasil. A primeira, lançada em 2015, saiu de linha no final do último ano e só agora foi substituída por outra inteiramente nova: motorização, visual, cabine e equipamentos são inéditos nessa linha 2023. Sua plataforma Global Small Platform continua, mas amplamente melhorada com novos aços de alta e ultra resistência e 10% de melhora na rigidez torcional. Na prática as dimensões externas pouco mudaram.

Foto: Honda/divulgação

Outras novidades ficam debaixo do capô: os motores, novos, são da mesma família que equipa o Novo City. Para as versões de entrada, o HR-V 2023 trará o mesmíssimo 1.5 16V do City hatch e sedan, de 126 cv de potência e 15,5/15,8 mkgf de torque (gasolina/etanol). As mais caras virão com uma variação superalimentada desse 1.5, que rende bons 177 cv de potência com 24,5 mkgf de torque (gasolina/etanol). Os dois tem injeção direta de combustível, tecnologia VTEC e sempre trabalham em conjunto com um câmbio automático CVT que simula 7 velocidades.

Foto: Honda/divulgação

Um dos maiores destaques da Honda com seu novo SUV compacto foi com relação ao bem-estar interior e espaço interno. O HR-V 2023 ganha uma cabine inédita, com linhas mais próximas das do Novo City, e melhora na visibilidade do motorista, conforto e anatomia dos bancos, ventilação interna (os passageiros traseiros, finalmente, ganharam suas próprias saídas de ar-condicionado) ou silêncio a bordo, graças a adoção de espuma de P.U. em pontos “ocos” do monobloco, como por exemplo no interior das colunas.

E, claro, apesar da plataforma ter sido mantida, itens como direção, freios e suspensão foram melhorados com foco na melhor dirigibilidade e comportamento dinâmico do carro. Além disso, o espaço interno também cresceu graças ao posicionamento dos itens da cabine. Segundo a fabricante, o vão entre os bancos dianteiros e traseiro está 3,5 cm maior, enquanto o Magic Seat permanece como item de série. A capacidade do porta-malas foi reduzida para 354 litros, um tanto maior que a de um hatch compacto, mas a versão mais cara terá tampa com abertura elétrica presencial.

Como boa notícia para a segurança, o pacote Honda Sensing, composto pelo piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo e comutador automático do farol alto, é equipamento padrão em todas as versões da novidade. Tecnologia Lane Watch, 6 airbags, controle automático de descidas (HDC) e conjunto óptico full-LED, também.

Foto: Honda/divulgação

Aproveitando o lançamento desse novo HR-V, a Honda estreou também seu novo app myHonda Connect, uma plataforma com diversas formas de conexão a distância com o veículo. Através do smartphone, o proprietário do carro poderá consultar diversas informações do veículo, acionar motor ou sistema do ar-condicionado, encontrar o carro através de localização do GPS, receber alertas, agendar revisões na rede autorizada e por aí vai. Tais funções são exclusivas das versões mais caras.

Foto: Honda/divulgação

Fabricado na nova planta Honda de Itirapina (SP), o novo HR-V 2023 chega em quatro versões: EX e EXL (com o 1.5 aspirado), Advance e Touring (1.5 turbo). Por enquanto, o modelo está na pré-venda das versões mais baratas, onde mil unidades foram disponibilizadas por R$142.500 (EX) e R$149.900 (EXL). Os compradores dos carros desse primeiro lote ganharão um kit de acessórios originais da marca, com três opções de conteúdo. As demais versões, Advance turbo (R$176.800) e Touring turbo (R$184.500), só serão disponibilizadas para venda em outubro.

Como de praxe nos produtos da fabricante japonesa, a garantia do Novo HR-V é de três anos sem limite de quilometragem. O catálogo de cores é bem amplo, mas sem tons muito chamativos: Branco Tafetá (sólida), Cinza Basalto, Azul Cósmico, Prata Platinum (metálicas), Branco Topázio, Cinza Grafeno, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio (perolizadas).

Foto: Honda/divulgação

Itens de série:

HR-V EX Honda Sensing 2023: faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e ECON, rodas de alumínio aro 17”, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).

Foto: Honda/divulgação

HR-V EXL Honda Sensing 2023: Todos os equipamentos da EX mais bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17” (exclusiva das versões EXL Honda SENSING e Advance), tweeters dianteiros (2) e sensores de estacionamento traseiros.

Foto: Honda/divulgação

HR-V Advance 2023: todos os equipamentos da EXL mais myHonda Connect, carregador de celular por indução, painel digital TFT de alta resolução de 7 polegadas, ar-condicionado automático dual zone, modos de direção (ECON, Normal, Sport), para-choques esportivos, ponteira dupla de escapamento, rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, função Tilt-Down no retrovisor direito, sensores de estacionamento dianteiros e sensor de chuva.

Foto: Honda/divulgação

HR-V Touring 2023: todos os equipamentos da Advance mais banco do motorista com ajustes elétricos, partida remota do motor, rodas de alumínio aro 17” com design exclusivo, abertura automática do porta-malas por sensor de movimento com função de fechamento (Walk Away Close), molduras externas black piano, lanternas escurecidas e tweeters traseiros (2).

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Tem 20 anos, cursa Publicidade e Propaganda, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos.