(Lançamento) Chevrolet S10 2025 estreia com motor mais potente e visual de picape americana
Agora é oficial: a S10 2025 já está entre nós consumidores, ao menos em algumas versões, que entram em pré-venda a partir de hoje. Como já adiantado noutra matéria (leia clicando aqui), a picape muda por completo sua frente, traseira e interior, ao passo que mantém o chassi e mecânica básica de 2012, incluindo o motor turbodiesel. Ou seja, essa não é uma nova geração, apenas uma série de mudanças profundas no mesmo carro que é vendido há cerca de doze anos.
De início, apenas as S10 Z71, LTZ e High Country, topo de linha, estão com as vendas abertas, e custando as mesmas cifras da (agora antiga) linha 2024: R$281.190 pela Z71, R$292.800 pela LTZ e R$302.900 pela High Country. A quarta, e provavelmente última, versão a ser anunciada será a inédita WT (“Work Truck”), com carroceria de cabine simples ou dupla e transmissão manual ou automática, que substitui as LS e LT numa tacada só. Portanto, a linha 2025 da picape da Chevrolet está menor (a Midnight, lançada há um ano, também caiu fora).
O visual da nova S10 segue forte inspiração nas linhas de sua “irmã” norte-americana, a Colorado. Desde a frente bastante alta com faróis afilados (em LED nessas três versões já apresentadas), grade espaçosa e luzes de neblina dispostas em posição elevada, passando pela lateral que esbanja rodas inéditas, até a traseira, que ganhou novas lanternas em LED, parachoques e tampa da caçamba com o nome “CHEVROLET” gravado em relevo, tudo é novo, enquanto internamente quase tudo muda, com exceção das laterais de portas: painel, instrumentos digitais de 8”, multimídia de 11” no mesmo nível da instrumentação, bancos, console central e por aí vai.
Debaixo do capô de toda a linha segue o veterano 2.8 16v turbodiesel Duramax, projetado pela MWM, que recebeu aprimoramentos de hardware e software (ou seja, na eletrônica), resultando numa ligeira melhora nos números de potência e torque: ele chega agora aos 207 cv e 52 mkgf, frente os 200 cv e 51 mkgf de antes. A transmissão manual, oferecida para as versões mais enxutas, segue com seis velocidades, mas a caixa automática agora tem oito marchas e opção de trocas manuais, vindo emprestada da Colorado das terras do Tio Sam.
Graças ao novo conjunto motriz, a Chevrolet comemora avanços importantes no desempenho da S10 2025 (0 a 100 km/h em 9,4 segundos, ante 10,5 do modelo anterior), enquanto o consumo de diesel está até 13% menor, com médias de 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, de acordo com números do INMETRO. Lembrando que, de série, seguem nela a tração 4×4 e o modo de reduzida, e sua capacidade de carga supera os 1.000 kg em todas as versões.
Com proposta de conciliar trabalho e lazer numa “opção certa” de picape, como diz a marca da Gravata Dourada, a novidade foi modificada também nas suspensões, com molas recalibradas e inéditos amortecedores; nas maiores bitolas no eixo dianteiro e traseiro; no tão esperado ajuste de profundidade da coluna de direção; e em novos conjuntos de pneus e rodas. A marca ainda afirma que o motor turbodiesel está mais silencioso, e o isolamento acústico foi caprichado, com mantas adicionais nas portas, colunas, teto e parede corta-fogo.
A lista de equipamentos de série das suas versões mais caras foi reforçada: além das telas de instrumentação e multimídia, e do novo volante forrado em couro, há chave presencial com partida por botão, carregador de celular sem fio, portas USB dianteiras e traseiras, tampa da caçamba com abertura elétrica e sistema de alívio de peso, monitor de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e comutação automática do farol alto, que se somam aos bancos forrados em couro com ajustes elétricos para o motorista, partida remota do motor, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado automático digital, câmera de ré, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, 6 airbags e ESP + TC.
A Chevrolet ainda anuncia que é da S10 o menor custo total de propriedade da categoria (somando assistência técnica, manutenções programadas, seguro, combustível e índices de desvalorização), e passa a oferecer para toda a linha da sua picape renovada a garantia de cinco anos, em substituição ao prazo anterior, de três anos.
A pré-venda da Nova Chevrolet S10 2025 está sendo feita na rede de concessionárias da marca, enquanto algumas unidades estão sendo expostas na feira agropecuária ExpoLondrina (depois seguirão para a TecnoShow, em Goiás, e AgriShow, no interior de São Paulo). Os primeiros compradores da picape levam ainda dois acessórios: um inédito protetor de caçamba e a divisória Multi-board, que permite melhor acomodação da carga na caçamba.