(Lançamento) Chevrolet S10 2025 estreia com motor mais potente e visual de picape americana

Agora é oficial: a S10 2025 já está entre nós consumidores, ao menos em algumas versões, que entram em pré-venda a partir de hoje. Como já adiantado noutra matéria (leia clicando aqui), a picape muda por completo sua frente, traseira e interior, ao passo que mantém o chassi e mecânica básica de 2012, incluindo o motor turbodiesel. Ou seja, essa não é uma nova geração, apenas uma série de mudanças profundas no mesmo carro que é vendido há cerca de doze anos.

De início, apenas as S10 Z71, LTZ e High Country, topo de linha, estão com as vendas abertas, e custando as mesmas cifras da (agora antiga) linha 2024: R$281.190 pela Z71, R$292.800 pela LTZ e R$302.900 pela High Country. A quarta, e provavelmente última, versão a ser anunciada será a inédita WT (“Work Truck”), com carroceria de cabine simples ou dupla e transmissão manual ou automática, que substitui as LS e LT numa tacada só. Portanto, a linha 2025 da picape da Chevrolet está menor (a Midnight, lançada há um ano, também caiu fora).

O visual da nova S10 segue forte inspiração nas linhas de sua “irmã” norte-americana, a Colorado. Desde a frente bastante alta com faróis afilados (em LED nessas três versões já apresentadas), grade espaçosa e luzes de neblina dispostas em posição elevada, passando pela lateral que esbanja rodas inéditas, até a traseira, que ganhou novas lanternas em LED, parachoques e tampa da caçamba com o nome “CHEVROLET” gravado em relevo, tudo é novo, enquanto internamente quase tudo muda, com exceção das laterais de portas: painel, instrumentos digitais de 8”, multimídia de 11” no mesmo nível da instrumentação, bancos, console central e por aí vai.

Debaixo do capô de toda a linha segue o veterano 2.8 16v turbodiesel Duramax, projetado pela MWM, que recebeu aprimoramentos de hardware e software (ou seja, na eletrônica), resultando numa ligeira melhora nos números de potência e torque: ele chega agora aos 207 cv e 52 mkgf, frente os 200 cv e 51 mkgf de antes. A transmissão manual, oferecida para as versões mais enxutas, segue com seis velocidades, mas a caixa automática agora tem oito marchas e opção de trocas manuais, vindo emprestada da Colorado das terras do Tio Sam.

Graças ao novo conjunto motriz, a Chevrolet comemora avanços importantes no desempenho da S10 2025 (0 a 100 km/h em 9,4 segundos, ante 10,5 do modelo anterior), enquanto o consumo de diesel está até 13% menor, com médias de 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, de acordo com números do INMETRO. Lembrando que, de série, seguem nela a tração 4×4 e o modo de reduzida, e sua capacidade de carga supera os 1.000 kg em todas as versões.

Foto: Chevrolet/divulgação

Com proposta de conciliar trabalho e lazer numa “opção certa” de picape, como diz a marca da Gravata Dourada, a novidade foi modificada também nas suspensões, com molas recalibradas e inéditos amortecedores; nas maiores bitolas no eixo dianteiro e traseiro; no tão esperado ajuste de profundidade da coluna de direção; e em novos conjuntos de pneus e rodas. A marca ainda afirma que o motor turbodiesel está mais silencioso, e o isolamento acústico foi caprichado, com mantas adicionais nas portas, colunas, teto e parede corta-fogo.

Foto: Chevrolet/divulgação

A lista de equipamentos de série das suas versões mais caras foi reforçada: além das telas de instrumentação e multimídia, e do novo volante forrado em couro, há chave presencial com partida por botão, carregador de celular sem fio, portas USB dianteiras e traseiras, tampa da caçamba com abertura elétrica e sistema de alívio de peso, monitor de ponto-cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e comutação automática do farol alto, que se somam aos bancos forrados em couro com ajustes elétricos para o motorista, partida remota do motor, sensores de chuva e crepuscular, ar-condicionado automático digital, câmera de ré, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, 6 airbags e ESP + TC.

Foto: Chevrolet/divulgação

A Chevrolet ainda anuncia que é da S10 o menor custo total de propriedade da categoria (somando assistência técnica, manutenções programadas, seguro, combustível e índices de desvalorização), e passa a oferecer para toda a linha da sua picape renovada a garantia de cinco anos, em substituição ao prazo anterior, de três anos.

A pré-venda da Nova Chevrolet S10 2025 está sendo feita na rede de concessionárias da marca, enquanto algumas unidades estão sendo expostas na feira agropecuária ExpoLondrina (depois seguirão para a TecnoShow, em Goiás, e AgriShow, no interior de São Paulo). Os primeiros compradores da picape levam ainda dois acessórios: um inédito protetor de caçamba e a divisória Multi-board, que permite melhor acomodação da carga na caçamba.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.