Uno Mille 1990: Comercial de lançamento (vídeo)

Em 1990, o Uno já estava no seu sexto ano de mercado (lançamento em 1984), acumulava bons números de venda e tinha uma família de modelos completa: a perua Elba, o sedan Premio e a picape/furgão Fiorino. Naquele ano de 1990 foi anunciada a redução de impostos para carros de até 1000 cm³, criada no governo do presidente Fernando Collor, onde se iniciou a era dos carros populares.

Assim, em outubro do mesmo ano chegava o Uno Mille, primeiro carro nacional com motor 1.0, que desenvolvia parcos 48 cv de potência e 7,4 mkgf de torque. De equipamentos de série, quase nada: itens básicos como retrovisor externo direito, servofreio, lavador do para-brisas e bancos dianteiros reclináveis só poderiam ser comprados opcionalmente.

Com direito a mudanças estéticas, nova mecânica e melhorias gerais, o Uno Mille fez tanto sucesso que durou por longos 23 anos, saindo de linha em 2013 apenas por conta da obrigatoriedade de airbag duplo e freios ABS, itens de segurança que ficaram inviáveis de serem adaptados no seu projeto de quase três décadas.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.