Primeiro carro do mundo pensado para as mulheres, o Citroën 5CV completa 100 anos

Era final dos anos 1910 quando André Citroën, fundador da marca francesa, pensou fora da caixinha: Dirigir automóveis e se locomover de forma motorizada pela cidade era algo quase sempre feito por homens, mas por que não facilitar também a vida das mulheres? Nascia assim, em 1922, há 100 anos, o Citroën 5CV, também chamado de Type C ou carinhosamente apelidado de “petit citron” (“pequeno limão” em francês, por conta da cor amarela de lançamento).

A cor amarela de lançamento e a carroceria arredondada explicavam o apelido de “petit citron” (Foto: reprodução/mecum.com)

Projetado por Edmont Moyet e construído em madeira, o 5CV tinha uma única porta (do lado do passageiro, e três tipos de carroceria (conversível de dois lugares, “turista” com três assentos, além de uma picape para uso comercial), todas movidas por um motor a gasolina de 856 cm³ com quatro cilindros e potência máxima na casa dos 11 cv. Graças a uma caixa de transferência manual de três velocidades, o “petit citron” alcançava os 60 km/h de velocidade máxima, razoável para a época.

Pequeno, com cerca de 3,20 m de comprimento, esse Citroën centenário foi uma rápida resposta ao mercado de carros populares (em especial ao Ford Model T), que estava em ascensão após o final da Primeira Guerra Mundial. Era um carro que tinha o que a população pedia na época, ou seja, resistência mecânica e construtiva, baixo preço, economia de combustível e dimensões compactas.

Pequeno, robusto e econômico, era o popular pós-guerra (Foto: Citroën/divulgação)

Em tempos de poucas assistências ao motorista, o Citroën 5CV se destacava por ser leve, pequeno e fácil de ser conduzido. Alguns detalhes também ajudavam, como os pneus estreitos, que facilitavam as manobras; sistema de partida elétrica, evitando muitos esforços para ligar o 5CV; ou um sistema de freios mais leve, que não precisava de muita força para ser ativado.

Além disso, quase todo seu material publicitário era estrelado por mulheres, que sempre estavam conduzindo ou a bordo do 5CV e provavam que aquela não era uma função exclusiva dos homens. Para os anos 20, isso era algo praticamente inédito, e mostrava na prática todas as inovações e pensamentos únicos de André Citröen

Pensado para ser fácil de dirigir e de ser mantido, o 5CV era perfeito para as mulheres, e isso era evidenciado nas peças publicitárias e fotos oficiais de lançamento (Foto: Citroën/divulgação)

O 5CV/Type C, ou “petit citron” se preferir, foi fabricado até 1926, dando lugar para outros modelos populares mais modernos. Ainda assim, durante os quatro anos que ficou em produção, esse Citroën teve mais de 80 mil unidades comercializadas. Muitas delas, com o tempo, acabaram sendo transformadas e destruídas, mas estima-se que ainda existam ao menos 2.500 unidades sobreviventes.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.