Novo Jeep Compass 2022 chega renovado e custando a partir de R$140 mil. Confira tudo sobre ele!

Demorou, mas chegou. Depois de abrir a pré-venda das versões a Diesel, a Jeep lançou oficialmente o Novo Compass 2022 nesta quarta-feira, dia 28. Seguindo os passos da Nova Fiat Toro, apresentada há alguns dias, ele traz também o motor 1.3 Turbo flex T270, além de mudanças estéticas, novos equipamentos e mais conteúdo de série. Em uma breve retrospectiva, o Compass foi lançado no Brasil em setembro de 2016, e desde então vende muitíssimo bem, alcançando recentemente a marca de 240 mil unidades comercializadas só no mercado nacional. Considerando que estamos falando de um SUV médio que sempre custou acima dos R$100 mil, o Compass é um sucesso e tanto.

O Compass 2021 (foto: Lucca Mendonça)
O Novo Compass 2022 (foto: Jeep/Divulgação)

Visualmente, as mudanças externas foram um tanto discretas: o parachoque dianteiro é novo, assim como os faróis full-LED de série, lanternas traseiras, novas rodas de liga-leve para todas as versões, e mais alguns detalhes nos adornos plásticos externos. Além disso, o ângulo de entrada das versões equipadas com motor flex cresceu de 16,2º para 21,5º, melhorando a passagem por lombadas, valetas e buracos maiores. Realmente, pra quem não for muito atento, é difícil perceber as novidades na parte de fora do Novo Compass, mas por dentro a situação é totalmente contrária: painel, instrumentação, multimídia, volante, laterais de porta e bancos são inéditos, reformulando por completo o interior do modelo.

Os upgrades em segurança e tecnologia também foram muito bem-vindos: agora ele traz frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do condutor e leitor de placas de sinalização em complemento ao sistema de assistência de direção, além de 6 airbags de série desde a versão de entrada (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), comando do carro por aplicativo de smartphone (partida do motor, ajuste do ar-condicionado, entre outros), porta-malas com sensor de presença, carregador de celular sem fio e painel de instrumentos digital de 10,25”. Obviamente, a maioria desses itens fica restrita as versões topo de linha do modelo, mas, querendo ou não, são melhorias que caem muito bem.

O Compass 2021 (foto: Lucca Mendonça)
O Novo Compass 2022 (foto: Divulgação/Jeep)

Uma das maiores novidades desse Compass 2022 foi a adoção do novo motor 1.3 Turbo T270 nas versões flex. Aposentando o 2.0 flex da família TigerShark, esse novo propulsor superalimentado tem injeção direta de combustível e desenvolve 180/185 cv (Gasolina/Etanol), com um torque de 27,5 mkgf a 1.750 rpm em ambos os combustíveis. Assim como na Nova Fiat Toro, esse 1.3 Turbo flex trabalha única e exclusivamente com a transmissão automática Aisin de 6 velocidades. Outra novidade das versões flex é a adoção do modo Sport, que altera a relação de trocas das marchas, sensibilidade do acelerador e peso da direção elétrica, tudo em prol de uma condução mais esportiva.

As configurações com motorização diesel permanecem inalteradas no quesito mecânica: o 2.0 turbodiesel 16V da família Multijet se mantém com 170 cv e 35,7 mkgf, ganhando apenas algumas melhorias para redução da emissão de gases, atendendo as novas normas do Proconve L7. Nos Compass movidos a diesel, a transmissão automática é a mesma ZF de 9 marchas, e o sistema de tração é o bom 4×4 com seletor de terrenos e controle automático de descidas.

O interior do Compass 2021 (foto: Lucca Mendonça
O interior do Novo Compass 2022 (foto: Divulgação Jeep)

Dimensões da carroceria, espaço interno e tamanho do porta-malas foram mantidos, afinal não se trata de uma nova geração, mas sim de uma reestilização. Serão, ao todo, cinco versões de acabamento e uma série especial, com preços que variam entre 140 e 217 mil Reais. As cores disponíveis são Branco Polar, Prata Billet, Marrom Deep, Verde Recon, Preto Carbon, Azul Jazz, e as novas Cinza Sting e Cinza Granite. Confira abaixo os preços e conteúdos de cada versão:

Sport 1.3 Turbo Flex – R$139.990

Seis airbags, central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, conjunto óptico full-LED (farol baixo, farol alto, lanternas traseiras e luzes de neblina), controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (ASR), Auto Hold, rodas de 17”, ar condicionado digital automático dual zone, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial para abertura das portas e partida do motor, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos com tela de 3,5” e três entradas USB (sendo uma tipo C). Como opcionais estão os bancos de couro (R$ 2.500), e o Pack Protection (R$ 950).

Longitude – R$154.990 (1.3 turbo flex) e R$196.990 (2.0 turbo diesel)

Itens da Sport flex + central multimídia de 10,1” com navegação embarcada, bancos em couro preto, quadro de instrumentos com tela de 7”, paddle-shifts no volante, retrovisor fotocrômico e novas rodas aro 18. Como opcionais, possui teto solar panorâmico (R$ 8.900), e bancos em couro cinza (R$ 1.600).

Série especial 80 Anos – R$162.990 (1.3 turbo flex) e R$204.990 (2.0 turbo diesel)

Itens da Longitude + carregador de celular sem fio, multimídia de 10,1” com mais funções, retrovisores externos com rebatimento automático, partida remota, Park Assist e o som premium Beats. Essa série especial ainda conta com acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além de emblemas “80th” na parte externa e interna do carro. Como único opcional, está o teto solar panorâmico (R$ 8.900).

Limited – R$176.990 (1.3 turbo flex) e R$216.990 (2.0 turbo diesel)

Itens da série da 80 Anos + painel de instrumentos digital de 10,25”, teto preto, rodas diamantadas aro 19, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas e airbag de joelho para motorista (ampliando para 7 bolsas no total). Também traz em ambas as configurações, flex ou diesel, os opcionais teto solar panorâmico (R$ 8.900), bancos em couro marrom (R$ 1.600) e Pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).

Série S 1.3 Turbo Flex – R$187.990

Itens da Limited + teto solar panorâmico, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, pacote de assistências de direção, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts. Por ser a versão topo de linha com mecânica flex, a Série S não possui nenhum opcional.

Trailhawk – R$216.990

Itens da Limited + rodas diamantadas aro 17 com pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size e seletor de terrenos com o novo modo “Rock”. Como opcionais, estão teto solar panorâmico (R$ 8.900) e o pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).

Compartilhar: