(Lançamento) Novo Jeep Compass 2022 chega renovado e custando a partir de R$140 mil. Confira tudo sobre ele!

Demorou, mas chegou. Depois de abrir a pré-venda das versões a Diesel, a Jeep lançou oficialmente o Novo Compass 2022 nesta quarta-feira, dia 28. Seguindo os passos da Nova Fiat Toro, apresentada há alguns dias, ele traz também o motor 1.3 Turbo flex T270, além de mudanças estéticas, novos equipamentos e mais conteúdo de série. Em uma breve retrospectiva, o Compass foi lançado no Brasil em setembro de 2016, e desde então vende muitíssimo bem, alcançando recentemente a marca de 240 mil unidades comercializadas só no mercado nacional. Considerando que estamos falando de um SUV médio que sempre custou acima dos R$100 mil, o Compass é um sucesso e tanto.

O Compass 2021 (foto: Lucca Mendonça)
O Novo Compass 2022 (foto: Jeep/Divulgação)

Visualmente, as mudanças externas foram um tanto discretas: o parachoque dianteiro é novo, assim como os faróis full-LED de série, lanternas traseiras, novas rodas de liga-leve para todas as versões, e mais alguns detalhes nos adornos plásticos externos. Além disso, o ângulo de entrada das versões equipadas com motor flex cresceu de 16,2º para 21,5º, melhorando a passagem por lombadas, valetas e buracos maiores. Realmente, pra quem não for muito atento, é difícil perceber as novidades na parte de fora do Novo Compass, mas por dentro a situação é totalmente contrária: painel, instrumentação, multimídia, volante, laterais de porta e bancos são inéditos, reformulando por completo o interior do modelo.

Os upgrades em segurança e tecnologia também foram muito bem-vindos: agora ele traz frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga do condutor e leitor de placas de sinalização em complemento ao sistema de assistência de direção, além de 6 airbags de série desde a versão de entrada (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), comando do carro por aplicativo de smartphone (partida do motor, ajuste do ar-condicionado, entre outros), porta-malas com sensor de presença, carregador de celular sem fio e painel de instrumentos digital de 10,25”. Obviamente, a maioria desses itens fica restrita as versões topo de linha do modelo, mas, querendo ou não, são melhorias que caem muito bem.

O Compass 2021 (foto: Lucca Mendonça)
O Novo Compass 2022 (foto: Divulgação/Jeep)

Uma das maiores novidades desse Compass 2022 foi a adoção do novo motor 1.3 Turbo T270 nas versões flex. Aposentando o 2.0 flex da família TigerShark, esse novo propulsor superalimentado tem injeção direta de combustível e desenvolve 180/185 cv (Gasolina/Etanol), com um torque de 27,5 mkgf a 1.750 rpm em ambos os combustíveis. Assim como na Nova Fiat Toro, esse 1.3 Turbo flex trabalha única e exclusivamente com a transmissão automática Aisin de 6 velocidades. Outra novidade das versões flex é a adoção do modo Sport, que altera a relação de trocas das marchas, sensibilidade do acelerador e peso da direção elétrica, tudo em prol de uma condução mais esportiva.

As configurações com motorização diesel permanecem inalteradas no quesito mecânica: o 2.0 turbodiesel 16V da família Multijet se mantém com 170 cv e 35,7 mkgf, ganhando apenas algumas melhorias para redução da emissão de gases, atendendo as novas normas do Proconve L7. Nos Compass movidos a diesel, a transmissão automática é a mesma ZF de 9 marchas, e o sistema de tração é o bom 4×4 com seletor de terrenos e controle automático de descidas.

O interior do Compass 2021 (foto: Lucca Mendonça
O interior do Novo Compass 2022 (foto: Divulgação Jeep)

Dimensões da carroceria, espaço interno e tamanho do porta-malas foram mantidos, afinal não se trata de uma nova geração, mas sim de uma reestilização. Serão, ao todo, cinco versões de acabamento e uma série especial, com preços que variam entre 140 e 217 mil Reais. As cores disponíveis são Branco Polar, Prata Billet, Marrom Deep, Verde Recon, Preto Carbon, Azul Jazz, e as novas Cinza Sting e Cinza Granite. Confira abaixo os preços e conteúdos de cada versão:

Sport 1.3 Turbo Flex – R$139.990

Seis airbags, central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, conjunto óptico full-LED (farol baixo, farol alto, lanternas traseiras e luzes de neblina), controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (ASR), Auto Hold, rodas de 17”, ar condicionado digital automático dual zone, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial para abertura das portas e partida do motor, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos com tela de 3,5” e três entradas USB (sendo uma tipo C). Como opcionais estão os bancos de couro (R$ 2.500), e o Pack Protection (R$ 950).

Longitude – R$154.990 (1.3 turbo flex) e R$196.990 (2.0 turbo diesel)

Itens da Sport flex + central multimídia de 10,1” com navegação embarcada, bancos em couro preto, quadro de instrumentos com tela de 7”, paddle-shifts no volante, retrovisor fotocrômico e novas rodas aro 18. Como opcionais, possui teto solar panorâmico (R$ 8.900), e bancos em couro cinza (R$ 1.600).

Série especial 80 Anos – R$162.990 (1.3 turbo flex) e R$204.990 (2.0 turbo diesel)

Itens da Longitude + carregador de celular sem fio, multimídia de 10,1” com mais funções, retrovisores externos com rebatimento automático, partida remota, Park Assist e o som premium Beats. Essa série especial ainda conta com acabamento externo escurecido em tom grafite, interior em Black Piano, revestimento interno do teto na cor preta e costuras exclusivas, além de emblemas “80th” na parte externa e interna do carro. Como único opcional, está o teto solar panorâmico (R$ 8.900).

Limited – R$176.990 (1.3 turbo flex) e R$216.990 (2.0 turbo diesel)

Itens da série da 80 Anos + painel de instrumentos digital de 10,25”, teto preto, rodas diamantadas aro 19, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas e airbag de joelho para motorista (ampliando para 7 bolsas no total). Também traz em ambas as configurações, flex ou diesel, os opcionais teto solar panorâmico (R$ 8.900), bancos em couro marrom (R$ 1.600) e Pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).

Série S 1.3 Turbo Flex – R$187.990

Itens da Limited + teto solar panorâmico, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, pacote de assistências de direção, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts. Por ser a versão topo de linha com mecânica flex, a Série S não possui nenhum opcional.

Trailhawk – R$216.990

Itens da Limited + rodas diamantadas aro 17 com pneus de uso misto, protetor de cárter, protetor de tanque, protetor de transmissão, estepe full size e seletor de terrenos com o novo modo “Rock”. Como opcionais, estão teto solar panorâmico (R$ 8.900) e o pack High Tech (frenagem autônoma para pedestres, ciclistas e motociclistas, reconhecimento de placas, detector de fadiga, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts por R$ 9.900).

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.