Apolo X Monza X Verona: Comparativo de época

Não é difícil perceber que Ford Verona e Volkswagen Apollo eram, na realidade, o mesmo carro, no caso uma versão sedan do então Escort. A dupla, que se diferenciava por alguns pequenos detalhes além dos emblemas, era fruto da Autolatina, parceria entre as duas fabricantes entre o fim dos anos 80 e meados dos anos 90. Com um intervalo de aproximadamente 6 meses entre o lançamento de um e outro (o Verona veio no fim de 1989 e o Apollo em meados de 1990), os dois novatos sedans médios já foram logo sendo comparados com o Chevrolet Monza, que teve sucesso inegável no Brasil, sendo até líder de vendas do mercado nacional por três anos seguidos (1984, 1985 e 1986).

Na disputa, os três tiveram seus respectivos méritos e deméritos em diferentes áreas, e no fim o resultado foi bem parelho. Confira o teste completo, publicado originalmente na revista Quatro Rodas edição 360 de julho de 1990, abaixo: 

(Fotos do saudoso Marco de Bari)

Compartilhar:
Tem 20 anos, atualmente cursa Publicidade e Propaganda na Universidade Paulista, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Um gearhead legítimo, Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos sobre carros. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos. Os carros estão até nos seus hobbies: Possui um acervo com mais de 300 manuais do proprietário de veículos diversos, incluindo antigos e modernos, além de colecionar revistas, folders, catálogos, e vários outros materiais automotivos.