Acredite se quiser: Primeiro carro com internet a bordo do Brasil foi o Chevrolet Agile em 2011
Difícil pensar em um carro com internet embarcada e não lembrar da Chevrolet. Foi a fabricante norte-americana que investiu pesado nesse mercado nos últimos anos, e, aqui no Brasil, colocou Wi-Fi a bordo em boa parte da sua linha. Desde os populares como Onix e Onix Plus, até os mais caros como Equinox ou até o mítico Camaro contam com esse recurso, muito útil, diga-se de passagem, e fornecido pela Claro.
Depois da GM, claro que as concorrentes não perderam tempo pra fazer o mesmo. Hoje já existem Fiat Toro e Pulse, ou então Jeep Renegade, Compass ou Commander equipados com a função de conexão à internet. No caso da Stellantis (grupo que engloba a Fiat e a Jeep), a operadora contratada é a Tim.
Mesmo sendo considerada como uma das últimas modernidades no mundo automotivo, internet a bordo nos carros já existe há mais de 10 anos! E o modelo pioneiro dessa tecnologia foi ninguém menos que o Chevrolet Agile, aquele hatch de linhas desarmônicas e fabricado na Argentina, que foi vendido no Brasil entre 2009 e 2014. Mesmo pouco lembrado, é dele o título de primeiro carro equipado com conexão à internet do Brasil, lá em novembro de 2011.
Na realidade, o serviço fazia parte de um pacote batizado de Wi-Fi, que poderia ser adquirido para as duas versões do Agile na época, LT 1.4 e LTZ 1.4, por cerca de R$200 adicionais ao valor de tabela do modelo. A pequena enorme diferença é que, na época, a conexão 3G era feita através de um modem “solto”, e não era nada embutido, como ocorre hoje.
Quem fornecia o serviço e ficava responsável pelo aparelho roteador era a Tim, que entregava o modem separadamente ao proprietário após cerca de 20 dias da compra do carro. Outros tempos…
O modem, obviamente, precisava de energia elétrica para funcionar, e por isso devia ser conectado na porta USB do rádio ou então na tomada 12 Volts. Mas tinha um bônus: O aparelho poderia ficar certo tempo fora da “tomada”, já que contava com uma bateria embutida.
Com velocidade limitada e não suportando tantas conexões simultâneas como nos sistemas mais modernos, o serviço permitia acesso à internet através de qualquer dispositivo com Wi-Fi. Conectavam-se notebooks, celulares, tablets e palmtops, dentro ou nas proximidades do carro. Naqueles tempos, esse pioneirismo foi uma revolução no mundo automotivo e também de tecnologia. Não era pra menos.
E, assim como nos carros modernos com Wi-Fi, o hatch da Chevrolet tinha 1 ano de internet grátis da Tim. Depois disso, ficava por conta do proprietário a contratação de um pacote com pagamento mensal, ou então a opção de simplesmente não renovar o serviço. Visualmente idênticos ao restante da linha, esses Agile Wi-Fi contavam apenas com um discreto adesivo alusivo na coluna C, e quase sempre eram pintados na cor Cinza Artemis.
Foram apenas 1.000 unidades do tal Agile Wi-Fi disponibilizadas para o mercado nacional (a edição limitada também existia na Argentina), que logo se esgotaram tamanho o interesse do público consumidor por esse tipo de novidade, ainda mais em 2011. Uma inovação que, certamente, serviu de inspiração para os tais “carros conectados” de hoje em dia.