Acredite se quiser: Primeiro carro com internet a bordo do Brasil foi o Chevrolet Agile em 2011

Difícil pensar em um carro com internet embarcada e não lembrar da Chevrolet. Foi a fabricante norte-americana que investiu pesado nesse mercado nos últimos anos, e, aqui no Brasil, colocou Wi-Fi a bordo em boa parte da sua linha. Desde os populares como Onix e Onix Plus, até os mais caros como Equinox ou até o mítico Camaro contam com esse recurso, muito útil, diga-se de passagem, e fornecido pela Claro.

Difícil pensar em carros com internet e não lembrar da Chevrolet (Foto: Chevrolet/divulgação)

Depois da GM, claro que as concorrentes não perderam tempo pra fazer o mesmo. Hoje já existem Fiat Toro e Pulse, ou então Jeep Renegade, Compass ou Commander equipados com a função de conexão à internet. No caso da Stellantis (grupo que engloba a Fiat e a Jeep), a operadora contratada é a Tim.

Mesmo sendo considerada como uma das últimas modernidades no mundo automotivo, internet a bordo nos carros já existe há mais de 10 anos! E o modelo pioneiro dessa tecnologia foi ninguém menos que o Chevrolet Agile, aquele hatch de linhas desarmônicas e fabricado na Argentina, que foi vendido no Brasil entre 2009 e 2014. Mesmo pouco lembrado, é dele o título de primeiro carro equipado com conexão à internet do Brasil, lá em novembro de 2011.

O pioneiro dessa tecnologia foi o Agile, lá em 2011 (Foto: Chevrolet/divulgação)

Na realidade, o serviço fazia parte de um pacote batizado de Wi-Fi, que poderia ser adquirido para as duas versões do Agile na época, LT 1.4 e LTZ 1.4, por cerca de R$200 adicionais ao valor de tabela do modelo. A pequena enorme diferença é que, na época, a conexão 3G era feita através de um modem “solto”, e não era nada embutido, como ocorre hoje.

Quem fornecia o serviço e ficava responsável pelo aparelho roteador era a Tim, que entregava o modem separadamente ao proprietário após cerca de 20 dias da compra do carro. Outros tempos…

O modem era “solto”, e só chegava cerca de 20 dias depois da compra do carro (Foto: Chevrolet/divulgação)

O modem, obviamente, precisava de energia elétrica para funcionar, e por isso devia ser conectado na porta USB do rádio ou então na tomada 12 Volts. Mas tinha um bônus: O aparelho poderia ficar certo tempo fora da “tomada”, já que contava com uma bateria embutida.

Com velocidade limitada e não suportando tantas conexões simultâneas como nos sistemas mais modernos, o serviço permitia acesso à internet através de qualquer dispositivo com Wi-Fi. Conectavam-se notebooks, celulares, tablets e palmtops, dentro ou nas proximidades do carro. Naqueles tempos, esse pioneirismo foi uma revolução no mundo automotivo e também de tecnologia. Não era pra menos.

Naqueles tempos, poder conectar dispositivos à internet de dentro do carro era muita tecnologia (Foto: Chevrolet/divulgação)

E, assim como nos carros modernos com Wi-Fi, o hatch da Chevrolet tinha 1 ano de internet grátis da Tim. Depois disso, ficava por conta do proprietário a contratação de um pacote com pagamento mensal, ou então a opção de simplesmente não renovar o serviço. Visualmente idênticos ao restante da linha, esses Agile Wi-Fi contavam apenas com um discreto adesivo alusivo na coluna C, e quase sempre eram pintados na cor Cinza Artemis.

Foram apenas 1.000 unidades do tal Agile Wi-Fi disponibilizadas para o mercado nacional (a edição limitada também existia na Argentina), que logo se esgotaram tamanho o interesse do público consumidor por esse tipo de novidade, ainda mais em 2011. Uma inovação que, certamente, serviu de inspiração para os tais “carros conectados” de hoje em dia.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.