Acredite se quiser: Primeiro carro com internet a bordo do Brasil foi o Chevrolet Agile em 2011

Difícil pensar em um carro com internet embarcada e não lembrar da Chevrolet. Foi a fabricante norte-americana que investiu pesado nesse mercado nos últimos anos, e, aqui no Brasil, colocou Wi-Fi a bordo em boa parte da sua linha. Desde os populares como Onix e Onix Plus, até os mais caros como Equinox ou até o mítico Camaro contam com esse recurso, muito útil, diga-se de passagem, e fornecido pela Claro.

Difícil pensar em carros com internet e não lembrar da Chevrolet (Foto: Chevrolet/divulgação)

Depois da GM, claro que as concorrentes não perderam tempo pra fazer o mesmo. Hoje já existem Fiat Toro e Pulse, ou então Jeep Renegade, Compass ou Commander equipados com a função de conexão à internet. No caso da Stellantis (grupo que engloba a Fiat e a Jeep), a operadora contratada é a Tim.

Mesmo sendo considerada como uma das últimas modernidades no mundo automotivo, internet a bordo nos carros já existe há mais de 10 anos! E o modelo pioneiro dessa tecnologia foi ninguém menos que o Chevrolet Agile, aquele hatch de linhas desarmônicas e fabricado na Argentina, que foi vendido no Brasil entre 2009 e 2014. Mesmo pouco lembrado, é dele o título de primeiro carro equipado com conexão à internet do Brasil, lá em novembro de 2011.

O pioneiro dessa tecnologia foi o Agile, lá em 2011 (Foto: Chevrolet/divulgação)

Na realidade, o serviço fazia parte de um pacote batizado de Wi-Fi, que poderia ser adquirido para as duas versões do Agile na época, LT 1.4 e LTZ 1.4, por cerca de R$200 adicionais ao valor de tabela do modelo. A pequena enorme diferença é que, na época, a conexão 3G era feita através de um modem “solto”, e não era nada embutido, como ocorre hoje.

Quem fornecia o serviço e ficava responsável pelo aparelho roteador era a Tim, que entregava o modem separadamente ao proprietário após cerca de 20 dias da compra do carro. Outros tempos…

O modem era “solto”, e só chegava cerca de 20 dias depois da compra do carro (Foto: Chevrolet/divulgação)

O modem, obviamente, precisava de energia elétrica para funcionar, e por isso devia ser conectado na porta USB do rádio ou então na tomada 12 Volts. Mas tinha um bônus: O aparelho poderia ficar certo tempo fora da “tomada”, já que contava com uma bateria embutida.

Com velocidade limitada e não suportando tantas conexões simultâneas como nos sistemas mais modernos, o serviço permitia acesso à internet através de qualquer dispositivo com Wi-Fi. Conectavam-se notebooks, celulares, tablets e palmtops, dentro ou nas proximidades do carro. Naqueles tempos, esse pioneirismo foi uma revolução no mundo automotivo e também de tecnologia. Não era pra menos.

Naqueles tempos, poder conectar dispositivos à internet de dentro do carro era muita tecnologia (Foto: Chevrolet/divulgação)

E, assim como nos carros modernos com Wi-Fi, o hatch da Chevrolet tinha 1 ano de internet grátis da Tim. Depois disso, ficava por conta do proprietário a contratação de um pacote com pagamento mensal, ou então a opção de simplesmente não renovar o serviço. Visualmente idênticos ao restante da linha, esses Agile Wi-Fi contavam apenas com um discreto adesivo alusivo na coluna C, e quase sempre eram pintados na cor Cinza Artemis.

Foram apenas 1.000 unidades do tal Agile Wi-Fi disponibilizadas para o mercado nacional (a edição limitada também existia na Argentina), que logo se esgotaram tamanho o interesse do público consumidor por esse tipo de novidade, ainda mais em 2011. Uma inovação que, certamente, serviu de inspiração para os tais “carros conectados” de hoje em dia.

Compartilhar:
Tem 20 anos, cursa Publicidade e Propaganda, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos.