(Lançamento) VW Tiguan 2024 estreia com novo visual e motor mais fraco em versão única
Seguindo os passos do Honda Accord, que ficou quase dois anos fora do mercado brasileiro para voltar de forma discreta e limitada, o VW Tiguan é outro que “renasce” depois de algum tempo sumido das concessionárias. Só que, diferentemente do sedan japonês, o SUV de projeto alemão continua na segunda geração, a mesma vendida aqui desde maio de 2018, que volta reestilizada e com modificações diversas. Lembrando que a terceira geração do Tiguan já foi apresentada na Europa, na (adiantada) linha 2025, mas demora para chegar ao Brasil.
Presente em mais de 60 mil garagens Brasil afora, o Tiguan já beira os 15 anos de presença no mercado nacional, e sempre atuou no segmento dos médios, numa clara ofensiva a tradicionais como Toyota RAV4, Honda CR-V, Chevrolet Equinox e afins. Lembrando que o VW nada mais é do que uma espécie de utilitário do Golf e Jetta, por isso traz deles a base modular MQB, suspensões independentes nas quatro rodas e outras modernidades.
Nessa “ressureição”, o Tiguan passa a ser vendido em versão única por aqui, a topo de linha R-Line, custando R$279 mil. O nome da configuração é conhecido, mas pouco tem a ver com os R-Line vendidos por aqui anteriormente: além de trocar a tração integral 4Motion pela dianteira convencional, essa linha 2024 vem com uma versão “amansada” do motor 2.0 16v turbo EA-888, produzindo 186 cv de potência e 30 mkgf de torque, contra 220 cv e 35,7 mkgf de antes. A transmissão automática de oito velocidades, mesma de alguns Audi, permanece.
No visual, outras mudanças: são inéditos os faróis (em LED matricial, que tem milhares de pontos de luz), grade (com friso em LED interligando os faróis, como no Taos), parachoque dianteiro (mais esportivos e alinhados aos VW modernos), capô/paralamas (a frente está mais baixa) e rodas aro 19 com acabamento diamantado. Demais elementos da lateral permanecem praticamente inalterados, enquanto o parachoque e lanternas traseiras receberam leves retoques.
O interior ganha um novo volante com botões touch, mesmo utilizado em outros carros mais modernos da marca, além de elementos padronizados com a nova identidade visual da VW, como alavanca de transmissão, painel de instrumentos digital e a multimídia com interface revista (não é a VW Play, mas sim a velha Discover Media com navegador embutido). Por ser um R-Line, de proposta mais esportiva, o SUV traz gravuras especiais nos bancos, detalhes imitando fibra de carbono, soleiras de portas em alumínio e por aí vai.
Um importante reforço foi feito em seu pacote de itens de segurança, o que permitiu a VW chamá-lo de “o modelo mais seguro da categoria”. O novo Tiguan passa a trazer de série a tecnologia de condução semiautônoma nível 2, com piloto automático adaptativo (ACC), função de anda-e-para (Stop&Go), Lane Assist (alerta de saída de faixa ativo e assistente de manutenção em faixa), fora frenagem autônoma pós-colisão, frenagem automática em manobras, bloqueio eletrônico do diferencial, frenagem autônoma de emergência, monitor de ponto-cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.
A lista de itens de série ainda vai além com 6 airbags, monitor de pressão dos pneus (TPMS), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Park Assist, conjunto óptico full-LED, bancos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória de posição, bancos dianteiros climatizados, volante com aquecimento, painel de instrumentos digital de 10,2”, multimídia de 8” com conexões sem fio, seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), iluminação ambiente personalizável em LED etc.
Há ainda ar-condicionado automático digital trizone, freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold, retrovisor interno fotocrômico, sistema Start&Stop, carregador de celular sem fio, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, entre outros. Seu único opcional é o teto-solar panorâmico, oferecido por R$10 mil extras.
As reservas da “novidade” já começaram, só que não há previsão para entrega por enquanto. Quem tiver interesse, e quiser um Tiguan 2024 por quase R$280 mil, poderá escolher entre cinco cores: Branco Puro (sólida), Preto Mystic (perolizada), Prata Pyrit, Cinza Platinum, e Azul Atlantic (metálicas).