(Lançamento) VW Tiguan 2024 estreia com novo visual e motor mais fraco em versão única

Seguindo os passos do Honda Accord, que ficou quase dois anos fora do mercado brasileiro para voltar de forma discreta e limitada, o VW Tiguan é outro que “renasce” depois de algum tempo sumido das concessionárias. Só que, diferentemente do sedan japonês, o SUV de projeto alemão continua na segunda geração, a mesma vendida aqui desde maio de 2018, que volta reestilizada e com modificações diversas. Lembrando que a terceira geração do Tiguan já foi apresentada na Europa, na (adiantada) linha 2025, mas demora para chegar ao Brasil.

Presente em mais de 60 mil garagens Brasil afora, o Tiguan já beira os 15 anos de presença no mercado nacional, e sempre atuou no segmento dos médios, numa clara ofensiva a tradicionais como Toyota RAV4, Honda CR-V, Chevrolet Equinox e afins. Lembrando que o VW nada mais é do que uma espécie de utilitário do Golf e Jetta, por isso traz deles a base modular MQB, suspensões independentes nas quatro rodas e outras modernidades.

Nessa “ressureição”, o Tiguan passa a ser vendido em versão única por aqui, a topo de linha R-Line, custando R$279 mil. O nome da configuração é conhecido, mas pouco tem a ver com os R-Line vendidos por aqui anteriormente: além de trocar a tração integral 4Motion pela dianteira convencional, essa linha 2024 vem com uma versão “amansada” do motor 2.0 16v turbo EA-888, produzindo 186 cv de potência e 30 mkgf de torque, contra 220 cv e 35,7 mkgf de antes. A transmissão automática de oito velocidades, mesma de alguns Audi, permanece.

No visual, outras mudanças: são inéditos os faróis (em LED matricial, que tem milhares de pontos de luz), grade (com friso em LED interligando os faróis, como no Taos), parachoque dianteiro (mais esportivos e alinhados aos VW modernos), capô/paralamas (a frente está mais baixa) e rodas aro 19 com acabamento diamantado. Demais elementos da lateral permanecem praticamente inalterados, enquanto o parachoque e lanternas traseiras receberam leves retoques.

Foto: VW/divulgação

O interior ganha um novo volante com botões touch, mesmo utilizado em outros carros mais modernos da marca, além de elementos padronizados com a nova identidade visual da VW, como alavanca de transmissão, painel de instrumentos digital e a multimídia com interface revista (não é a VW Play, mas sim a velha Discover Media com navegador embutido). Por ser um R-Line, de proposta mais esportiva, o SUV traz gravuras especiais nos bancos, detalhes imitando fibra de carbono, soleiras de portas em alumínio e por aí vai.

Um importante reforço foi feito em seu pacote de itens de segurança, o que permitiu a VW chamá-lo de “o modelo mais seguro da categoria”. O novo Tiguan passa a trazer de série a tecnologia de condução semiautônoma nível 2, com piloto automático adaptativo (ACC), função de anda-e-para (Stop&Go), Lane Assist (alerta de saída de faixa ativo e assistente de manutenção em faixa), fora frenagem autônoma pós-colisão, frenagem automática em manobras, bloqueio eletrônico do diferencial, frenagem autônoma de emergência, monitor de ponto-cego e alerta de tráfego cruzado traseiro.

A lista de itens de série ainda vai além com 6 airbags, monitor de pressão dos pneus (TPMS), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Park Assist, conjunto óptico full-LED, bancos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória de posição, bancos dianteiros climatizados, volante com aquecimento, painel de instrumentos digital de 10,2”, multimídia de 8” com conexões sem fio, seletor de modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual), iluminação ambiente personalizável em LED etc.

Foto: VW/divulgação

Há ainda ar-condicionado automático digital trizone, freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold, retrovisor interno fotocrômico, sistema Start&Stop, carregador de celular sem fio, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, entre outros. Seu único opcional é o teto-solar panorâmico, oferecido por R$10 mil extras.

As reservas da “novidade” já começaram, só que não há previsão para entrega por enquanto. Quem tiver interesse, e quiser um Tiguan 2024 por quase R$280 mil, poderá escolher entre cinco cores: Branco Puro (sólida), Preto Mystic (perolizada), Prata Pyrit, Cinza Platinum, e Azul Atlantic (metálicas).

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.