(Lançamento) Audi SQ8 Sportback e-tron é SUV esportivo que beira os 100 mkgf de torque

Por R$835 mil, você pode ser o feliz proprietário do novo Audi SQ8 Sportback e-tron no Brasil. Ele é o mais novo integrante da linha Q8 e-tron, que até ano passado era chamada só de e-tron, e assusta pelos números de potência, torque e desempenho, graças a nada menos que três motores elétricos que lhe garantem a tração integral Quattro. São dois propulsores traseiros, um para cada roda, e um principal dianteiro, que juntos entregam 503 cv de potência e mais de 99 mkgf de torque imediato. Um coice e tanto!

Ele é um grande SUV elétrico, com carroceria coupé, que passa dos 4,9 m de comprimento e chega aos 2,93 m de entre-eixos, voltado para o lado esportivo: tem rodas aro 22 pintadas de cinza, pinças de freio na cor vermelha (também podem ser pretas, caso o cliente prefira), um discreto aerofólio traseiro, parachoques mais nervosos, detalhes da carroceria em preto brilhante (o pacote de cromados é outro opcional sem custo), interior personalizado com bancos que remetem ao estilo concha etc. Tudo isso acaba combinando com os baixos 4,5 segundos que o SUV leva na prova de 0 a 100 km/h, número excelente para um carro que passa dos 2.700 kg.

Ajudam nessa performance o sistema de suspensões independentes com tração Quattro (inteligente, distribui a força de forma automática para cada roda), as suspensões pneumáticas com calibrações esportivas, e o seletor de modos de condução, que permite que o SUV se comporte de forma mais suave e econômica ou com toda a força dos três motores elétricos a “pronta entrega”. A versão única oferecida por aqui também já traz faróis full LED matriciais inteligentes, lanternas dinâmicas em LED, interior em couro com três opções de cor e costura (todo cinza, preto com costura cinza ou vermelho com costura cinza), pacote S Line interno e externo e detalhes da cabine em fibra de carbono, que podem ser substituídos por alumínio.

A lista vai além com ar-condicionado automático digital de quatro zonas, ajustes elétricos dos bancos dianteiros, sistema de som Bang&Olufsen 3D com 705 Watts de potência, volante com ajustes elétricos, portas com fechamento servo-assistido, head-up display, câmera 360º, piloto automático adaptativo (ACC), pacote Audi Side Assist, entre outros pormenores. Os retrovisores virtuais, que projetam sua imagem em telas nas laterais de portas, são opcionais por R$15 mil adicionais.

Graças a melhorias de seu composto químico, o conjunto de baterias do SQ8 Sportback e-tron é poderoso, com 114 kWh de capacidade, mas não recebe nenhuma melhoria se comparado ao que vem de série nos Q8 e-tron “convencionais”. Assim, o SUV elétrico esportivo consegue rodar até 296 km com uma carga completa pelas medições do INMETRO, ainda que na Europa, pelo ciclo WLTP, esse número chegue quase a 450 km (bom, se levarmos em conta seu tamanho e força). O esportivo consegue ainda ser “rápido” na recarga, já que permite até 170 kW nos eletropostos mais poderosos. Nas melhores condições, é possível recuperar 70% da carga em cerca de 30 minutos.

A novidade esportiva já está na rede de concessionárias da Audi, hoje com 42 pontos, desde dezembro, e aqueles R$835 mil da tabela de preços só valem para venda direta. Na paleta de cores, oito tons: Cinza Imã (sólida), Azul Ultra, Cinza Cronos, Branco Geleira, Preto Mito, Azul Plasma e Vermelho Soneira (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada).

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.