(Lançamento) Audi SQ8 Sportback e-tron é SUV esportivo que beira os 100 mkgf de torque
Por R$835 mil, você pode ser o feliz proprietário do novo Audi SQ8 Sportback e-tron no Brasil. Ele é o mais novo integrante da linha Q8 e-tron, que até ano passado era chamada só de e-tron, e assusta pelos números de potência, torque e desempenho, graças a nada menos que três motores elétricos que lhe garantem a tração integral Quattro. São dois propulsores traseiros, um para cada roda, e um principal dianteiro, que juntos entregam 503 cv de potência e mais de 99 mkgf de torque imediato. Um coice e tanto!
Ele é um grande SUV elétrico, com carroceria coupé, que passa dos 4,9 m de comprimento e chega aos 2,93 m de entre-eixos, voltado para o lado esportivo: tem rodas aro 22 pintadas de cinza, pinças de freio na cor vermelha (também podem ser pretas, caso o cliente prefira), um discreto aerofólio traseiro, parachoques mais nervosos, detalhes da carroceria em preto brilhante (o pacote de cromados é outro opcional sem custo), interior personalizado com bancos que remetem ao estilo concha etc. Tudo isso acaba combinando com os baixos 4,5 segundos que o SUV leva na prova de 0 a 100 km/h, número excelente para um carro que passa dos 2.700 kg.
Ajudam nessa performance o sistema de suspensões independentes com tração Quattro (inteligente, distribui a força de forma automática para cada roda), as suspensões pneumáticas com calibrações esportivas, e o seletor de modos de condução, que permite que o SUV se comporte de forma mais suave e econômica ou com toda a força dos três motores elétricos a “pronta entrega”. A versão única oferecida por aqui também já traz faróis full LED matriciais inteligentes, lanternas dinâmicas em LED, interior em couro com três opções de cor e costura (todo cinza, preto com costura cinza ou vermelho com costura cinza), pacote S Line interno e externo e detalhes da cabine em fibra de carbono, que podem ser substituídos por alumínio.
A lista vai além com ar-condicionado automático digital de quatro zonas, ajustes elétricos dos bancos dianteiros, sistema de som Bang&Olufsen 3D com 705 Watts de potência, volante com ajustes elétricos, portas com fechamento servo-assistido, head-up display, câmera 360º, piloto automático adaptativo (ACC), pacote Audi Side Assist, entre outros pormenores. Os retrovisores virtuais, que projetam sua imagem em telas nas laterais de portas, são opcionais por R$15 mil adicionais.
Graças a melhorias de seu composto químico, o conjunto de baterias do SQ8 Sportback e-tron é poderoso, com 114 kWh de capacidade, mas não recebe nenhuma melhoria se comparado ao que vem de série nos Q8 e-tron “convencionais”. Assim, o SUV elétrico esportivo consegue rodar até 296 km com uma carga completa pelas medições do INMETRO, ainda que na Europa, pelo ciclo WLTP, esse número chegue quase a 450 km (bom, se levarmos em conta seu tamanho e força). O esportivo consegue ainda ser “rápido” na recarga, já que permite até 170 kW nos eletropostos mais poderosos. Nas melhores condições, é possível recuperar 70% da carga em cerca de 30 minutos.
A novidade esportiva já está na rede de concessionárias da Audi, hoje com 42 pontos, desde dezembro, e aqueles R$835 mil da tabela de preços só valem para venda direta. Na paleta de cores, oito tons: Cinza Imã (sólida), Azul Ultra, Cinza Cronos, Branco Geleira, Preto Mito, Azul Plasma e Vermelho Soneira (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada).