(Lançamento) VW ID.Buzz, a Kombi elétrica, já está disponível no Brasil. Mas…

Depois de apresentações para a imprensa, test-drives e informações divulgadas, o VW ID.Buzz, que a própria marcha chama de “Kombi elétrica”, chega ao público brasileiro. Sob o slogan “Reviva a liberdade”, a novidade segue a linha do ID.4, outro elétrico, e só pode ser alugada, e não comprada. O que assusta é o preço inicial de R$13 mil mensais pelo plano mais vantajoso, valor que pode servir pra comprar uma Kombi usada com motor a combustão. O estado de conservação, esse é outro assunto.

Por aqui, o utilitário elétrico da VW, que vem importado da Alemanha e segue a tradição das plataformas modulares da marca (no caso a MEB, variante eletrificada da MQB), é oferecido em três diferentes prazos de locação (2, 3 ou 4 anos), em quatro limites de km mensal (1.500, 2.000, 2.500 e 3.100). Os tais R$13 mil iniciais são do plano mais longevo, de 48 meses e com 3.100 km de limite/mês, mas, caso a escolha seja do período de 24 meses (menor), com apenas 1.500 km de franquia, são estratosféricos R$17.890/mês de aluguel! As configurações você pode conferir aqui.

Além dos preços salgados, que, ao menos, já incluem documentação, seguro, manutenções programadas, serviço de rastreamento e assistência 24h, a VW faz o alerta: são apenas 70 unidades da ID.Buzz nesse esquema de locação, então quem quiser vai ter que correr pra garantir a sua. Não terá briga pelo carro mais completo, afinal todas são da mesma versão Pro, das mais equipadas. A carroceria furgão da Kombi elétrica, por enquanto, não está nos planos da VW brasileira. Aqui, nessa outra matéria, você pode saber mais detalhes da ID.Buzz, incluindo suas configurações mundo afora.

Os carros que chegam ao Brasil usam o motor elétrico acoplado ao eixo traseiro, tracionando as rodas de trás, com 204 cv de potência e cerca de 31,5 mkgf de torque imediato. O esquema construtivo do powertrain lembra o da VW Kombi nacional, mas só a ID.Buzz conta com suspensões independentes nas quatro rodas, freios a disco na dianteira e traseira, além do eixo traseiro fixado por multibraços. De quebra, pra quem tiver saudades de um motor a combustão funcionando, ela pode simular o ronco pelos alto-falantes.

Os 77 kWh de capacidade útil do conjunto de baterias, que vai instalado no assoalho, garantem alcance de até 420 km pelo ciclo WLTP, segundo a VW. Graças a um projeto moderno, o sistema elétrico e eletrônico da novidade permitem recarga ultrarrápida de até 170 kW, e, plugada numa fonte poderosa assim, a ID.Buzz recupera 75% da sua carga em apenas 30 minutos, pelos dados oficiais. A fabricante alemã oferece como opcional um wallbox de 7,4 kW, que pode ser instalado na garagem de casa ou do trabalho, por exemplo.

Foto: VW/divulgação

Apesar do tamanho, superior ao de qualquer Kombi a combustão, o novo utilitário elétrico tem só cinco assentos, no formato de carros de passeio: motorista e passageiro dianteiro em bancos individuais, com a segunda fileira comportando três passageiros. Sobra para o porta-malas mais de 1.000 litros de capacidade. Vale falar que, de série no ID.Buzz, vão duas portas laterais, uma de cada lado, com abertura/fechamento elétricos. O espaço das bagagens é acessado por uma tampa traseira de abertura para cima, como num hatch ou SUV.

Foto: VW/divulgação

Com pegada sustentável e “vegana”, como diz a VW, o utilitário elétrico tem uso abrangente de materiais reciclados em seu interior, com muitas partes oriundas de garrafas PET e outros plásticos coletados no mar, que passam por um processo de reaproveitamento e tratamento para reuso completo. Também não há nada de origem animal, apenas sintéticos que imitam couro, a exemplo do acabamento de bancos e volante.

Para tentar compensar seus valores altos de aluguel, a ID.Buzz Pro que a VW disponibiliza por aqui é bastante completa, com direito a ar-condicionado automático digital dual zone com saídas traseiras, bancos dianteiros com ajustes elétricos, função de aquecimento e massagem para motorista e passageiro dianteiro, iluminação ambiente em LED personalizável, conjunto óptico inteiro em LED, faróis com facho matricial e função de luz alta automática, lanternas com desenho 3D, grade iluminada, rodas de liga-leve aro 20, ajustes do carro por comandos de voz, câmera 360º, multimídia de 12”, painel de instrumentos digital de 5,3” etc.

Foto: VW/divulgação

O recheio vai além com Park Assist, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante com botões touch e aquecimento, coluna de direção com ajustes de altura e profundidade, carregador de celular sem fio, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, retrovisor interno fotocrômico, sensores de chuva e crepuscular, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, assistente de conversão na transversal, função de manutenção automática na faixa de rodagem, piloto automático adaptativo (ACC) com função anda-e-para, 7 airbags e mais.

O aluguel de uma ID.Buzz já pode ser feito através do site VW Sign & Drive, ou por uma concessionária que faça parte do projeto de locação de veículos da fabricante. A oferta de cores é limitada, com apenas dois tons: Azul Starlight e uma opção saia e blusa com Branco Candy na parte superior e Amarelo Pomelo na inferior.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.