(Lançamento) BYD Dolphin Plus: versão completona quer mais mercado por R$180 mil

Depois de praticamente 5 mil carros vendidos em pouco mais de dois meses, o BYD Dolphin já é considerado uma revolução no mercado automotivo brasileiro, e, principalmente, no mundo dos carros elétricos. Cheio de virtudes, conteúdos e com preço quase imbatível, o hatch meio monovolume chinês passa agora a ter uma nova opção mais completa: a Plus, de R$179.800 promocionais.

Foto: BYD/divulgação

Dotado do mesmo trem de força do irmão maior Yuan Plus, o novo Dolphin topo de linha é substancialmente mais rápido, com maior potência e torque, e melhor equipado. Seu motor elétrico dianteiro rende 204 cv de potência com 31,6 mkgf de torque máximo, ambos imediatos, usando a carga de uma bateria de pouco mais de 60 kWh de capacidade. Para efeito de comparação, o Dolphin de entrada tem 95 cv, 18,3 mkgf e 45 kWh, na ordem.

Graças ao seu novo powertrain, mais poderoso, o BYD Plus leva apenas 7 segundos para ir de 0 a 100 km/h, corre até os 160 km/h e, oficialmente, beira os 430 km de alcance (ciclo WLTP). Suas baterias, claro, também usam da tecnologia Blade, uma exclusividade dos chineses da BYD, que ocupa menor espaço físico, oferece maior eficiência energética e é mais segura contra danos, perfurações e vazamentos de materiais.

Mas não só no motor e baterias estão as diferenças do Dolphin Plus: para se diferenciar do seu irmão mais em conta, que continua a venda pelos mesmos R$149.800, a nova versão oferece parachoque dianteiro retocado e um pouco mais esportivo, junto de novas rodas aro 17 com detalhes na cor da carroceria. Aliás, falando nisso, a carroceria do Plus tem pintura sempre em dois tons.

Foto: BYD/divulgação

A lista de equipamentos também está mais recheada, com adições importantes de comodidade e segurança se comparado ao conteúdo do Dolphin convencional. O Plus oferece teto-solar panorâmico, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, monitor de ponto-cego, alerta de saída de faixa ativo, leitor de placas de velocidade, alerta de tráfego cruzado traseiro, bancos dianteiros com regulagens elétricas e aquecimento, carregador de celular sem fio, entre outros.

Foto: BYD/divulgação

Lembrando que o Dolphin já traz de série itens como freios a disco nas quatro rodas, conjunto óptico em LED, 6 airbags, multimídia de 12,8”, câmera 360º, conjunto elétrico completo, interior em dois tons, bancos em couro sintético, painel de instrumentos digital, ar-condicionado digital, freio de mão eletromecânico, volante multifuncional, função para jogar videogame pela multimídia, karaokê, comandos por voz (“Hi, BYD”), função de geração de energia para dispositivos externos (o carro vira uma espécie de gerador ambulante), chave presencial e por aí vai.

Foto: BYD/divulgação

A missão do Dolphin Plus é a de combater rivais como o GWM Ora 03 em suas versões topo de linha, bem como roubar vendas de elétricos mais caros, como Peugeot e208 GT ou Nissan Leaf. Ele oferece uma paleta interessante de cores, sempre com a parte superior da carroceria pintada de cinza (o que inclui o capô): Azul Surfe, Preto Delan, Rosa Brilho e Branco Ski. Suas vendas deverão se iniciar em outubro.

Além dele, também foi apresentado com menos novidades o Dolphin Diamond. Igual ao Dolphin convencional no preço (R$149.800), lista de itens de série e visual, o Diamond estreia a cor preta metálica para o hatch de entrada, buscando os consumidores mais discretos e convencionais. Por dentro, ele mescla tons escuros com um amarelo claro, quase bege. Como carro de destaque no lançamento da dupla, um Dolphin Diamond com pintura personalizada e faixas vermelhas e brancas chamou a atenção pela proposta ousada e esportiva.

Foto: BYD/divulgação

As duas novidades, Plus e Diamond, são oferecidas com oito anos de garantia ou 200 mil km para os motores elétricos, ou oito anos sem limite de quilometragem para as baterias. Além disso, a BYD dá as cinco primeiras revisões gratuitas para os compradores da linha Dolphin (prazo de 5 anos ou 100 mil km).

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.